2

Dono da melhor defesa do Brasileiro em 2021, Atlético sofre em 2022

Com Cuca, Galo fez campanha praticamente perfeita no ano passado e sofreu apenas 34 gols em 38 jogos; em 2022, já são 26 sofridos em 21 partidas

08/08/2022 16:10
compartilhe
Atlético perdeu para o Athletico-PR por 3 a 2 neste domingo (7/8), no Mineirão, de virada
foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Atlético perdeu para o Athletico-PR por 3 a 2 neste domingo (7/8), no Mineirão, de virada


Dono da melhor defesa da Série A do Campeonato Brasileiro de 2021, com apenas 34 gols sofridos em 38 jogos, o Atlético sofre em 2022. Na atual temporada, já são 26 gols sofridos em 21 compromissos no Brasileirão. Neste domingo (7/8), o Atlético perdeu para o Athletico-PR por 3 a 2, de virada, no Mineirão, em Belo Horizonte, e estagnou na 7ª colocação, com 32 pontos - a 13 de distância do líder Palmeiras.
 
 

O recorte dos últimos jogos escancara o mau momento defensivo do Atlético. Nos últimos sete embates, a equipe mineira sofreu 13 gols, em período que culminou na eliminação do Galo na Copa do Brasil e grande queda na tabela de classificação no Brasileirão.

A chegada de Cuca, até o momento, não atenuou os problemas defensivos que já eram apresentados durante o trabalho do argentino "El Turco" Mohamed. Desde o retorno do paranaense, o Galo teve suas redes balançadas oito vezes em três jogos.

A falta de agressividade nos duelos individuais e o espaçamento entre os setores, especialmente na transição defensiva (quando a equipe perde a bola e precisa se reorganizar), têm chamado atenção. A linha de defesa se vê exposta em diversas situações nos contra-ataques adversários, e maus momentos no aspecto técnico também têm sido decisivos negativamente neste sentido.

Defesas no Campeonato Brasileiro de 2022


A baixa confiança e os erros defensivos têm custado caro. O Atlético tem a 7ª pior defesa do Brasileirão, com 26 gols sofridos. Até times da zona de rebaixamento, como Fortaleza (17°) e Cuiabá (18°), foram menos vazados que o Galo (23 e 22 gols sofridos, respectivamente).

O Alvinegro sofreu mais gols que todas as equipes que estão à sua frente na tabela. O líder Palmeiras, por exemplo, faz uma campanha praticamente impecável e só foi vazado 14 vezes.

Criticado à época de Paulo Sousa e em fase de grande ascensão com Dorival Júnior, o Flamengo tem a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro e sofreu 19 gols. Vice-líder, o Corinthians tem o terceiro melhor desempenho nesse quesito e foi vazado 20 vezes.
 
 

O nível das atuações e os números do Atlético na Série A escancaram a realidade: a equipe está muito distante do sonho do tricampeonato. Com necessidade urgente de evolução, o Galo volta suas atenções, ainda que momentaneamente, à disputa da Copa Libertadores da América.

Nesta quarta-feira (10), às 21h30, o time de Cuca visita o Palmeiras no Allianz Parque, em São Paulo, por uma vaga nas semifinais do torneio continental. O Atlético depende de uma vitória para avançar. Em caso de novo empate, a decisão da vaga ocorrerá nos pênaltis.

Compartilhe