O Corinthians de Luxemburgo ainda não está pronto, longe disso, mas vai ter que se virar em uma sequência de jogos duros. São cinco jogos sem vencer, retrospecto pouco animador e um problema urgente a resolver: a quantidade de gols sofridos.
O Corinthians tomou gols em todos os últimos cinco jogos, quatro deles com Luxa. São nove gols sofridos, o que equivale a 33% do total do ano inteiro (27). A média do período é de 1,8 gol sofrido por jogo (contra Palmeiras, Del Valle, Fortaleza, Botafogo e São Paulo).
A sequência é semelhante ao momento mais delicado da temporada passada, em agosto de 2022, quando o Corinthians tomou gols por sete jogos seguidos. Na ocasião, teve uma vitória, dois empates e quatro derrotas, incluindo a eliminação da Libertadores para o Flamengo. Atualmente, em cinco jogos são dois empates e três derrotas.
Sair atrás no placar preocupa o Corinthians
Nesta sequência de cinco jogos, o Corinthians saiu atrás no placar em todos. Do total de 450 minutos de tempo regulamentar, esteve perdendo a maioria do tempo (241 minutos, ou 53,5% do total). Este padrão incomoda Luxemburgo e os jogadores, principalmente porque o fator emocional pesa mais em meio à má fase.
— Estamos melhorando nisso [psicológico após sofrer gols]. Conseguimos o empate contra o Fortaleza, depois de sair atrás, e empatamos contra o São Paulo. Preciso que eles [jogadores] entendam que sair atrás também pertence ao futebol. Fica mais difícil de ganhar, é sempre bom sair na frente, mas é um processo — disse Luxa no último domingo (14).
Corinthians vai encarar adversários mais "prontos"
Os próximos jogos são desafiadores. A começar pela visita ao Atlético-MG no Mineirão, às 21h30 (de Brasília) desta quarta-feira (17). Depois disso encara dois dos times mais badalados do Brasil atualmente (Flamengo e Fluminense), um jogo decisivo na Libertadores e a volta contra o Galo nas oitavas de final da Copa do Brasil.
17/maio - Atlético-MG x Corinthians, jogo de ida na Copa do Brasil
21/maio - Flamengo x Corinthians, no Brasileirão
24/maio - Argentinos Jrs. x Corinthians, na Libertadores
28/maio - Corinthians x Fluminense, no Brasileirão
31/mai0 - Corinthians x Atlético-MG, jogo de volta na Copa do Brasil