2

Corinthians: cinco pontos que Luxa precisa fazer funcionar contra o Cuiabá

Alvinegro tenta juntar os pedaços após eliminação da Libertadores

10/06/2023 06:00 / atualizado em 09/06/2023 23:18
compartilhe
 
Corinthians de Luxa tenta evitar voltar à zona de rebaixamento do Brasileirão
foto: Icon Sport

Corinthians de Luxa tenta evitar voltar à zona de rebaixamento do Brasileirão

 
 
 O Corinthians tenta deixar a eliminação da Libertadores para trás neste sábado (10), às 18h30 (horário de Brasília), quando recebe o Cuiabá na Neo Química Arena, pela décima rodada do Brasileirão. Luxemburgo tem alguns problemas táticos, técnicos e emocionais para resolver.
 

Posicionamento dos três zagueiros


Houve um desacerto entre Bruno Méndez, Gil e Murillo no Equador, que ficou claro no primeiro gol do Del Valle. O esquema com três zagueiros e dois alas foi usado nos últimos três jogos, com uma vitória épica sobre o Atlético-MG na Copa do Brasil, mas duas derrotas seguidas nesta semana. A escalação deve ser repetida pela primeira vez sob comando de Luxemburgo.

O que Corinthians vai fazer com a posse de bola


O único jogo em que o esquema com três zagueiros enfrentou uma retranca foi contra o América-MG, há uma semana, e deu errado: o Corinthians teve a bola por 70% do tempo, mas não soube o que fazer com ela. A tendência é que o Cuiabá jogue no contra-ataque em Itaquera (é o time que mais faz lançamentos no Brasileirão, média de 15 por jogo, segundo o Footstats).
 

Confiança e motivação do Corinthians


O Corinthians passou semanas dizendo que a primeira vitória com Luxemburgo devolveria a confiança ao elenco, mas a classificação na Copa do Brasil não impediu a eliminação antecipada da Libertadores. Luxemburgo disse nesta semana que a má fase “cria um desgaste emocional muito maior”.

Maycon e Fausto Vera


A dupla vinha encaixando bem no meio-campo, mas deu muito errado no Equador, sem conseguir parar o meio-campo móvel do Del Valle. Contra o Cuiabá o contexto é muito diferente, é claro, e ambos podem contribuir melhor na criação de jogadas.

Seca de Yuri Alberto


O atacante fez um único gol nos últimos 20 jogos que disputou no Corinthians, números bem abaixo em relação a 2022. A média de Yuri Alberto no ano é de um gol a cada 481 minutos em campo (o equivalente a 5,2 jogos).
 

Corinthians não vê a hora de usar data-Fifa


O jogo contra o Cuiabá é o último do Corinthians antes da parada da data-Fifa. São dez dias sem jogar, algo inédito para Luxemburgo, que desde que chegou teve partidas consecutivas e sem respiro. O time só volta a campo no clássico contra o Santos, na quarta-feira que vem (21), na Vila Belmiro.

– Teremos tempo para trabalhar, e o professor vai ter tempo de explicar o que ele quer, porque até agora foi mais na base da conversa – disse Renato Augusto no Equador. 
 

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x CUIABÁ


Data do jogo: 10 de junho de 2023, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Competição: Campeonato Brasileiro 2023, décima rodada
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (Fifa-CE) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa-RN)

Corinthians provável: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil, Murillo e Matheus Bidu; Fausto Vera, Maycon e Renato Augusto; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Cuiabá provável: Walter; Matheus Alexandre, Allyson, Alan Empereur e Rikelme; Denílson, Ronald e Sobral; Emerson Negueba (Pitta), Wellington Silva e Deyverson. Técnico: António Oliveira.


Compartilhe