Coritiba
None

FUTEBOL NACIONAL

Série B de 2021 iguala número recorde de campeões brasileiros; veja lista

Rebaixado no último sábado, Coritiba se junta a Cruzeiro, Guarani e Botafogo como os campeões brasileiros da Série A que vão disputar a Série B nesta temporada

postado em 15/02/2021 15:21 / atualizado em 15/02/2021 17:15

(Foto: Reprodução)

A Série B de 2021 promete ser a mais disputada dos últimos anos. O torneio nacional terá, pelo menos, quatro times que já foram campeões brasileiros na elite: Coritiba, Botafogo, Cruzeiro e Guarani. De todas as edições da Segunda Divisão, apenas em 2005 e 2006 ela teve esse mesmo número de equipes que já faturaram o troféu da Série A. 
 
Porém, a lista de times que já foram campeões na elite nacional e que poderão disputar a Série B desta temporada tende a aumentar. A duas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, Vasco e Bahia lutam para permanecer na Série A. O time carioca está na 17ª colocação, com 37 pontos, enquanto a equipe tricolor é a 16ª, com um ponto a mais que o adversário.
 
Se uma das duas equipes for rebaixada, a ‘Segundona’ passaria a ter o recorde isolado de campeões brasileiros da primeira divisão: cinco. Mas, se os dois times caírem, esse feito seria ainda maior (seis). Para que isso aconteça, o Goiás (18º, com 36 pontos) teria que ultrapassá-los na tabela de classificação da Primeira Divisão.
 
Veja, na galeria a seguir, a lista de times campeões da Série A e que disputaram a Série B em 2005: 
 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la

Veja, na galeria a seguir, a lista de times campeões da Série A e que disputaram a Série B em 2006: 
 
A galeria não aparece para você? Clique aqui para acessá-la.
 
O Coritiba (campeão brasileiro em 1985) perdeu para o Santos, no último sábado, e caiu com três rodadas de antecedência. Já o Botafogo (campeão em 1995) já tinha sido rebaixado na 34ª rodada. 

Cruzeiro (campeão em 1966, 2003, 2013 e 2014) e Guarani (campeão em 1978) já estavam na Série B e não conseguiram o acesso na temporada 2020.
 

Série B  

 
A Série B de 2021 tem 18 times garantidos. Além de Cruzeiro e Guarani, permaneceram CSA, Sampaio Corrêa, Ponte Preta, Operário-PR, Avaí, CRB, Brasil de Pelotas, Vitória, Confiança e Náutico. Vila Nova-GO, Remo, Londrina e Brusque subiram da Série C, enquanto Botafogo e Coritiba foram rebaixados na Série A.

Tags: serieb cruzeiroec interiormg futnacional botafogorj coritibapr guaranisp