Cruzeiro
None

Em 2013, Cruzeiro busca taças para evitar pior jejum desde a década de 80

Temporada sem títulos, como aconteceu em 2012, é raridade na história celeste. Última vez que clube ficou dois anos consecutivos sem troféus aconteceu em 1988 e 1989

postado em 01/01/2013 16:39

Arquivo EM/D.A. Press

Nos 92 anos de história do Cruzeiro, que serão completados nesta quarta-feira, o torcedor está acostumado a ver o time celeste acumular troféus. Uma das exceções aconteceu em 2012, com resultados frustrantes em campo. No ano novo, a Raposa tenta evitar seu pior jejum desde a década de 80.

A última vez que o clube ficou dois anos consecutivos sem troféus aconteceu em 1988 e 1989. Naquelas duas temporadas, o Cruzeiro foi vice-campeão mineiro. Em 1989, o time celeste fez boa campanha no Brasileiro e encerrou a competição em terceiro lugar.

A partir de 1990, a história cruzeirense apontou para pelo menos um título a cada dois anos. Na última década do século passado, a Raposa foi campeã mineira seis vezes. Os anos 90 foram de comemorações ainda de um tricampeonato da Copa do Brasil, bicampeonato da Supercopa e da segunda conquista da Copa Libertadores. O Cruzeiro ergueu os troféus também de uma Recopa Sul-Americana, Copa Ouro, Copa Master, Copa dos Campeões e Copa Centro-Oeste.

A série de títulos foi mantida no princípio da década passada, com o bicampeonato da Copa Sul-Minas e a campanha vitoriosa no Supercampeonato Mineiro, até culminar com a conquista da Tríplice Coroa em 2003. No ano seguinte, o Cruzeiro ergueu o troféu do Estadual.

Depois de 15 anos consecutivos com ao menos um título por temporada, o Cruzeiro passou em branco em 2005, o que voltou a acontecer em 2007, 2010 e, por último, 2012. No entanto, se não vibrou com conquistas nesses anos, o torcedor cruzeirense comemorou títulos estaduais nas temporadas seguintes.

Em 2012, o Cruzeiro foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, pelo Atlético-PR, e na semifinal do Campeonato Mineiro, pelo América. No Brasileirão, a equipe celeste chegou a ser líder no primeiro turno, mas sofreu com queda de rendimento e terminou a competição na nona posição.

Para voltar a erguer troféus, o Cruzeiro terá três oportunidades em 2013: Campeonato Mineiro, Brasileirão e Copa Sul-Americana ou Copa do Brasil. Se chegar às oitavas de final do torneio nacional, o time celeste não poderá disputar a competição continental. Na busca por novos títulos, a Raposa contará com a volta do Mineirão, sua tradicional casa, depois de dois anos e meio.