Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Polícia de olho no domingo

No domingo, serão dois jogos em BH envolvendo as duas principais torcidas da cidade

postado em 03/04/2013 09:24 / atualizado em 03/04/2013 09:27

A Polícia Militar está em alerta. No domingo, serão dois jogos em Belo Horizonte, envolvendo as duas principais torcidas da cidade, sendo que um deles será um clássico, com o Cruzeiro encarando o América, no Mineirão. Já o Galo terá pela frente o Boa, no Independência, pela nona rodada do Campeonato Mineiro. A questão é que os dois jogos acontecem no mesmo dia e no mesmo horário, às 16h. A expectativa da PM é oferecer todas as garantias para os torcedores envolvidos nas duas partidas.

O coronel Cícero, que irá supervisionar os trabalhos nas áreas internas e externas dos estádios, garantiu que é possível que até amanhã todo o programa de ações esteja concluído. Está decidido que o policiamento nos estádios terá a demanda normal, que é praticada nos dois estádios para os eventos esportivos: “Agora não vamos divulgar quantos policiais estarão envolvidos no trabalho, por uma simples razão: quando dizemos que são tantos, imediatamente vem o questionamento, se é só isso. Mas quando anunciamos um outro número, também é inevitável o comentário, questionando por que tantos policiais. Não era necessário isso tudo”, esclareceu o coronel Cícero.

O policial frisou que, de acordo com a programação inicial, haverá policiamento intensivo nas áreas de convergências, de embarque e desembarque de torcedores e nas estações de metrô, especialmente no Eldorado. Para a PM, os dois jogos dos dois grandes no mesmo horário na capital é novidade, pelo menos em relação aos últimos 20 anos. “Conversei com outros oficiais e eles disseram que é um fato inédito”, disse, lembrando que hoje a realidade é outra: “Em outros tempos, não era necessário fazer esse planejamento, porque o torcedor fazia dos espetáculos um lazer com as famílias. Hoje precisamos trabalhar com todas as possibilidades”.

Em 1950, por exemplo, quando três jogos foram disputados em BH pela Copa, não se falava em violência. A questão era orientar as pessoas para que chegassem ao Independência. Ainda na época dos estádios JK (Cruzeiro), Antônio Carlos (Atlético) e Alameda (América), os três jogavam nos mesmos dia e horário, usando seus estádios, sem qualquer registro de violência envolvendo torcedores que estivessem próximos ou longe dos estádios.

ANÁLISE DA NOTÍCIA

Faltou bom senso por Daniel Seabra
Totalmente desnecessária a marcação de dois jogos com os dois clubes de maior torcida de Belo Horizonte, Cruzeiro e Atlético, nos mesmos dia e horário, principalmente sendo um deles um clássico, que envolve também o América, outro clube da capital. O jogo do Galo inicialmente seria sábado, mas foi alterado. Trata-se de um enorme risco ter as duas principais torcidas da capital nas ruas, se deslocando ao mesmo tempo. Será necessária uma enorme vigilância da Polícia Militar, com um grande contigente, para evitar problemas. Faltou bom senso.

Tags: americamg atleticomg