
Com nove títulos de expressão em copas, o Cruzeiro construiu ao longo de sua história a fama de equipe “copeira”. Entretanto, nos últimos anos, o clube não tem seguido sua tradição. Com a queda para o Flamengo na Copa do Brasil, o time celeste acumula três eliminações consecutivas nas oitavas de final em torneios de mata-mata.
Assim como aconteceu agora, o Cruzeiro, em 2012, foi eliminado nas oitavas da Copa do Brasil. Naquela ocasião, o time celeste foi derrotado pelo Atlético-PR nos dois jogos. Na Vila Capanema, em Curitiba, o Furacão venceu por 1 a 0. Na partida de volta, disputada na Arena do Jacaré, a queda aconteceu com revés por 2 a 1.
Saiba mais
Cruzeiro sofre gol no fim da partida e é eliminado da Copa do Brasil pelo Flamengo Após queda do Cruzeiro na Copa do Brasil, Bruno Rodrigo pede foco no Brasileirão Emocionado, Elias revela que pediu para sair, mas Mano o manteve em campo Marcelo lamenta chances perdidas no primeiro jogo e time acuado no Maracanã
Desta vez, o Flamengo foi definido como adversário do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil em sorteio. No Mineirão, o time celeste abriu 2 a 0, mas, após falha defensiva, o Rubro-negro descontou e deu números finais à partida: 2 a 1 para a Raposa. O gol fora de casa foi determinante para a classificação flamenguista. No Maracanã, o Cruzeiro sofreu a derrota por 1 a 0 com gol aos 43 minutos do segundo tempo, marcado por Elias.
Dessa forma, o Cruzeiro volta a se despedir precocemente em mata-mata. Ao contrário dos últimos três anos, o clube escreveu páginas vitoriosas em torneios disputados nesse formato. À exceção do Campeonato Brasileiro de 2003, todos os principais títulos da história cruzeirense foram conquistados em copas. Foi assim na Taça Brasil, em duas Libertadores, em quatro Copas do Brasil e duas Supercopas dos Campeões da América.