
A convocação de Dedé para a Seleção Brasileira, nesta quinta-feira, não significa apenas uma volta por cima do defensor com a camisa celeste. A presença do zagueiro na lista de Luiz Felipe Scolari resgata um histórico azul de contribuir com jogadores de defesa para o escrete canarinho.
Ao longo dos seus 92 anos, o Cruzeiro cedeu 15 zagueiros à Seleção. Dedé é o mais novo integrante dessa lista, e precisou recuperar o bom futebol na Toca, já que recebeu críticas nas primeiras atuações, para ser lembrado. Ele está no grupo que enfrentará Coreia do Sul e Zâmbia, nos dias 12 e 15 de outubro, respectivamente.
Saiba mais
Zagueiros do Cruzeiro na Seleção Dedé desfalca o Cruzeiro no clássico contra o Atlético e em outras duas partidas Vídeo: zagueiro Dedé comemora convocação para a Seleção Brasileira Emocionado, Dedé fala sobre saúde da irmã e comemora retorno à Seleção Seleção Brasileira desfalcará Atlético e Cruzeiro já nas partidas deste domingo
Do passado, Procópio, Geraldão e Fontana são os representantes celestes na Seleção Brasileira. Ainda há a presença de Adílson Batista, Paulão, Gelson Baresi, Gonçalves, Clebão, João Carlos, Cris, Gonçalves e Edu Dracena.
CLIQUE E VEJA A GALERIA DE ZAGUEIROS CELESTES NA SELEÇÃO
Com passagem marcante no Cruzeiro, e zagueiro do Benfica há 10 anos, Luisão também ganhou status ao servir o país e esteve presente em uma Copa do Mundo.
Com a missão de manter o bom desempenho no Campeonato Brasileiro, e continuar na briga por uma vaga no Mundial de 2014, Dedé pode aproveitar a oportunidade dada por Scolari para se firmar no grupo.
Um fato curioso na trajetória de Dedé é que, antes mesmo de estrear pelo Cruzeiro, o defensor disputou um amistoso em Belo Horizonte, no Mineirão, contra o Chile, com a camisa do Brasil.
Veja os zagueiros chamados para a Seleção como jogadores do Cruzeiro:
Piazza – 66 jogos
Brito – 1 jogo
Procópio – 1 jogo
Fontana – 7 jogos
Geraldão – 9 jogos
Gelson Baresi – 1 jogo
Adilson Batista – 5 jogos
Paulão – 7 jogos
Gonçalves – 2 jogos
Cléber (Clebão) 1 jogo
João Carlos – 10 jogos
Cris – 14 jogos
Edu Dracena – foi convocado, mas não entrou em campo
Luisão – 9 jogos
*Dedé – segunda convocação como jogador do Cruzeiro (não havia estreado na primeira).