Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro goleia o Náutico fora de casa e retoma vantagem de 11 pontos na tabela

Equipe celeste se soltou no segundo tempo e construiu a vitória diante do lanterna

postado em 06/10/2013 17:49 / atualizado em 06/10/2013 19:06

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

No duelo entre o líder e o lanterna do Campeonato Brasileiro deu a lógica: vitória do Cruzeiro por 4 a 1 sobre o Náutico. Porém, em partes do jogo na Arena Pernambuco, o Timbu levou perigo à meta de Fábio. No segundo tempo, o time celeste atuou de forma mais solta e construiu o triunfo na casa do adversário.

O grande destaque do vitória celeste foi Ricardo Goulart. Ele marcou duas vezes, uma de cabeça e outra com a perna esquerda. Everton Ribeiro, em pênalti sofrido por Willian, e Mayke fizeram os outros tentos azuis. Maykon Leite descontou para o Náutico.

Na próxima rodada, o Cruzeiro recebe o São Paulo no Mineirão. Depois da vitória sobre o Náutico, o líder do Nacional retomou a vantagem de 11 pontos sobre o Grêmio, que está no segundo lugar. A Raposa soma 59 pontos e os gaúchos estão com 48. Já o lanterna Timbu encara o Botafogo no Recife.

Primeiro tempo

Náutico e Cruzeiro começaram o jogo de forma cautelosa na Arena Pernambuco. Com três zagueiros, o Timbu apostava nas saídas em velocidade. Com uma marcação agressiva no campo de ataque, o time celeste foi premiado aos oito minutos. Willian cobrou escanteio, e Ricardo Goulart marcou de cabeça: 1 a 0.

O Timbu ameaçou a meta de Fábio aos 12 minutos, mas o goleiro salvou a cobrança de falta de Bruno Colaço. Em lance com Nilton, o ala Dadá saiu machucado e cedeu lugar a Ângelo Pena. O atacante Maykon Leite dava trabalho a defesa azul. Os principais lances dos donos da casa saíam dos pés do jogador.

Com a missão de substituir Dedé, o zagueiro Leo aliviou o perigo em três oportunidades nos primeiros 25 minutos. Quando voltou a atacar, o Cruzeiro teve grande chance com Borges, mas o centroavante errou o chute após cruzamento de Mayke.

Melhor jogador do Timbu, Maykon leite empatou o jogo aos 28 minutos. Em passe de Peña, que entrou no decorrer do jogo, o atacante ficou frente a frente com Fábio e deslocou o goleiro com um chute alto: 1 a 1.
Nas vezes em que contra-atacou, o Náutico chegou com perigo. Já o Cruzeiro tinha dificuldade em criar no setor ofensivo.

Segundo tempo

O jogo recomeçou com o Timbu no campo de ataque, mas foi o Cruzeiro que marcou. Em troca de passes no meio-campo, Everton Ribeiro tabelou com Willian, e deixou Ricardo Goulart livre para guardar: 2 a 1. O atacante tocou de perna esquerda no canto de Ricardo Berna.

Depois do gol, o Cruzeiro passou a tocar a bola com mais tranquilidade. Em arrancada de Willian, o meia-atacante foi derrubado na grande área e o árbitro marcou pênalti. Everton Ribeiro foi o encarregado da cobrança. Em chute rasteiro no canto, ele superou Berna e ampliou a vantagem azul: 3 a 1.

O terceiro gol levou o ameaçado Náutico a atacar no desespero, mas sem criatividade. O técnico Marcelo Oliveira aproveitou a vantagem para poupar alguns de seus principais jogadores. Everton Ribeiro e Borges saíram para as entradas de Tinga e Dagoberto, respectivamente.

Em arremate de Hugo, Fábio fez um milagre e jogou para escanteio. Foi uma das melhores chances do Timbu. Como resposta, Dagoberto fez grande jogada, mas finalizou em cima do goleiro.

O futebol de líder do Cruzeiro foi eficaz novamente na jogada do quarto gol. Mayke rebebeu de Tinga, entrou na área, e chutou cruzado: 4 a 1.

O Cruzeiro quase fez o quinto com Goulart, mas ele cabeceou para fora.

Náutico 1 x 4 Cruzeiro
Náutico
Ricardo Berna; João Felipe, Leandro Amaro e William Alves; Dadá (Ângelo Peña), Elicarlos, Derley, Morales (Hugo) e Bruno Collaço; Maikon Leite e Olivera
Técnico: Marcelo Martellote

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Leo, Bruno Rodrigo e Ceará; Nilton, Lucas Silva, Ricardo Goulart, Everton Ribeiro (Tinga) e Willian (Allison); Borges (Dagoberto)
Técnico: Marcelo Oliveira

Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena Pernambuco
Data: 6 de outubro de 2013, às 16h
Gols: Ricardo Goulart, aos oito minutos; Maykon Leite, aos 28 minutos (1º tempo); Ricardo Goulart, aos oito minutos; Everton Ribeiro, aos 13 minutos; Mayke, aos 31 minutos (2º tempo)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva
Assistentes: Edílson Frasão Pereira e Luís Cláudio Rodrigues da Costa
Cartão amarelo: Leandro Amaro (Náutico)
Cartão vermelho:
Pagantes: 20.661
Renda: R$ 528.715