Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Clubes lamentam atitude de Júlio Baptista e STJD promete analisar caso polêmico

Jogador cruzeirense disse para zagueiro do Vasco, durante o jogo: "faz logo outro gol"

postado em 24/11/2013 15:37 / atualizado em 24/11/2013 14:47

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press

A atitude de Júlio Baptista flagrada pela transmissão de TV da partida desse sábado, contra o Vasco, gerou grande repercussão entre os clubes que brigam contra o rebaixamento. O vídeo mostra o camisa 10 cruzeirense dizendo para o zagueiro vascaíno Cris “faz logo outro gol”, quando o jogo estava 2 a 0 para o Vasco.

A imagem suscitou a polêmica de que o Cruzeiro pudesse ter “facilitado” a vitória do Vasco, que briga desesperadamente para não ser rebaixado à Série B. Júlio Baptista e Cris garantem que a discussão girou em torno de um pedido do zagueiro para o Cruzeiro parar de pressionar. Como resposta, o armador celeste teria dito para o Vasco fazer o terceiro gol, se quisesse tranquilidade na partida.

Neste domingo, alguns clubes que brigam contra o rebaixamento se manifestaram sobre a situação. O Bahia promete fazer um pedido de explicações à CBF sobre a atitude de Júlio Baptista. O gerente de futebol do Criciúma, Cícero Souza, lamentou a situação. “Há muitos clubes envolvidos na parte de baixo da tabela do Brasileirão. Não pode um atleta de forma irresponsável fazer o que o Júlio Baptista fez”, disse o dirigente, em entrevista à rádio Gaúcha.

O procurador geral do STJD, Paulo Schmitt, também se manifestou. Para ele, é improvável que tenha havido alguma manipulação de resultado. Apesar disso, o vídeo será analisado para que haja uma definição de uma denúncia ou investigação sobre o caso.

“Em tese, esse tipo de declaração / afirmação, de forma isolada e fora de contexto, poderia sugerir uma entrega ou manipulação de resultado de partida. Tal conduta, se confirmada, configuraria infração aos artigos 243 e 243-A do CBJD. É improvável que isso tenha ocorrido pois ninguém revelaria de forma tão inocente um esquema que prejudicaria vários outros clubes em benefício de um deles. De todo modo, como pouca coisa me surpreende ultimamente, iremos avaliar imagens e lances do jogo, que é mais importante nesse cenário do que qualquer diálogo ou provocação, e caso haja facilitação, omissão em disputa dentre outros aspectos de impacto no resultado da partida, poderemos oferecer denúncia, ou ao menos requerer uma investigação”, disse Schmitt.

Tags: cris baptista júlio polêmica vasco cruzeiro