Cruzeiro
None

CASA CELESTE

No ano do retorno ao Mineirão, Cruzeiro chega à despedida com 93% de rendimento

Equipe disputa última partida no Gigante da Pampulha neste domingo, contra o Bahia

postado em 26/11/2013 15:05 / atualizado em 26/11/2013 15:17

Alexandre Gzanshe/EM/DA Press

Depois de dois anos e meio afastado do principal palco do futebol mineiro, o Cruzeiro retornou ao Mineirão em 2013. No domingo, às 17h, em duelo com o Bahia, a equipe disputará o último jogo em sua casa nesta temporada. Campeão brasileiro, o time celeste demonstrou que o Gigante da Pampulha é um atalho para a conquista de títulos.

Em 2013, o Cruzeiro já disputou 25 jogos no Mineirão e tem aproveitamento de 93,33%. Até aqui, foram 23 vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 68 gols marcados e 13 sofridos. Uma dessas partidas aconteceu na condição de visitante. Pela primeira fase do Campeonato Mineiro, o América utilizou o Gigante da Pampulha para mandar o clássico contra a Raposa, que goleou por 4 a 1.

Somente Santos e São Paulo conseguiram somar pontos contra a equipe celeste no Mineirão. Até empatar com o Peixe, por 0 a 0, o Cruzeiro acumulava 13 vitórias no estádio. Já o Tricolor impôs a primeira derrota, pelo placar de 2 a 0, após 21 jogos de invencibilidade.

No Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro disputou 13 partidas no Mineirão e somou 37 dos 75 pontos que conquistou nas 36 rodadas já disputadas. O primeiro compromisso no Gigante da Pampulha aconteceu apenas na sétima rodada, já que estava fechado no início da competição por estar sob comando da Fifa para a Copa das Confederações. A estreia, com goleada sobre o Goiás, por 5 a 0, aconteceu no Independência. Já a Arena do Jacaré foi palco de uma vitória sobre o Corinthians e um empate com o Internacional. O Parque do Sabiá recebeu o empate com a Ponte Preta, em razão de perda de mando de campo.
Rodrigo Clemente/EM/DA Press

Artilheiros

Palco de 68 gols do Cruzeiro em 2013, o Mineirão foi “salão de festas” de 19 goleadores. Os principais artilheiros foram os atacantes Borges e Dagoberto, que balançaram as redes 10 vezes cada. Outros integrantes do quarteto ofensivo titular, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart vêm em seguida, com oito e sete gols, respectivamente. Vinícius Araújo finaliza o top 5 de goleadores, tendo superado os goleiros adversários em seis oportunidades.

Números do Cruzeiro no Mineirão em 2013:

25 jogos
23 vitórias
1 empate
1 derrota
68 gols marcados
16 gols sofridos
19 jogadores marcaram gols
10 gols cada marcaram Borges e Dagoberto, maiores artilheiros
1 gol contra, marcado por Marcos Rocha, do Atlético

Tags: temporada 2013 mineirão cruzeiro