Cruzeiro
None

CAMPEONATO MINEIRO

Cruzeiro supera gramado ruim no Mamudão e estreia no Mineiro com virada sobre Democrata

Time celeste sofre no primeiro tempo, mas Henrique e Joel garantem difícil triunfo

postado em 01/02/2015 21:25 / atualizado em 01/02/2015 22:27

Edésio Ferreira/EM/D. A Press


O Cruzeiro conquistou uma difícil vitória na estreia do Campeonato Mineiro 2015. Na noite deste domingo, a Raposa teve pela frente o destemido time do Democrata e o péssimo gramado do estádio Mamudão, em Governador Valadares. O time da casa atuou bem no primeiro tempo e abriu o marcador com Rodrigão, em belo gol. No entanto, a equipe de Marcelo Oliveira reagiu na etapa final e conseguiu a virada sobre a Pantera. O volante Henrique e o camaronês Joel, após trama envolvente com Willian, decretaram o triunfo celeste por 2 a 1.

Sem estrelas da conquista do bicampeonato brasileiro, como Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, negociados para o exterior, o Cruzeiro estreou no Estadual um time diferente que o torcedor estava acostumado. Os jovens Eurico e Judivan ganharam oportunidade na equipe titular de Marcelo Oliveira. O garoto Bruno Ramires entrou no segundo tempo. Dos reforços contratados para a temporada, apenas os atacantes Leandro Damião e Joel participaram da partida no Mamudão. Os laterais Mena e Fabiano, o volante Felipe Seymour, o meia De Arrascaeta e o atacante Riascos ainda não estão regularizados na CBF.

Na segunda rodada do Estadual, o Cruzeiro encara a Caldense, no próximo domingo, às 17h, no Mineirão. No mesmo dia, o Democrata busca a recuperação em duelo contra o Boa Esporte, às 17h, no Estádio Dilzon melo, em Varginha.

Democrata domina primeiro tempo

Com o gramado em péssimas condições, o Cruzeiro começou o jogo com pouca efetividade, explorando as jogadas em velocidade de Judivan, mas sem levar perigo ao adversário. Empurrado pela torcida, o Democrata foi à frente e teve a primeira chance logo aos 10 minutos, em chute forte de fora da área de Marcel. A bola passou rente à trave direita de Fábio. A equipe de Governador Valadares se empolgou com o lance e conseguiu abrir o placar três minutos mais tarde. Osvaldir chegou à linha de fundo pela direita e cruzou para a área. O atacante Rodrigão apareceu entre a zaga celeste e completou de primeira, no canto esquerdo de Fábio, marcando um belo gol no Mamudão: 1 a 0.

O Cruzeiro partiu em busca do empate, mas a linha de três meias, formada por Judivan, Willian e Marquinhos, não conseguiu criar boas oportunidades. O centroavante Leandro Damião permaneceu isolado na frente e pouco participou das jogadas. Já o Democrata passou a trocar passes com tranquilidade, envolvendo a zaga adversária, e demonstrou consistência na marcação. Aos 32 minutos, outra boa chance do time da casa: em cobrança de falta da intermediária, Paulinho tentou surpreender Fábio, e a bola passou com perigo sobre o travessão.

A resposta celeste veio dois minutos depois. Eurico avançou pelo meio e lançou Marquinhos, na ponta direita. O meia-atacante cruzou rasteiro, e Judivan bateu da entrada da área, mas mandou por cima do gol de Fábio Noronha. Aos 41, Marquinhos ainda desperdiçou uma boa oportunidade em cobrança de falta, na risca grande área. O tiro saiu fraco, e Noronha defendeu com tranquilidade, no meio do gol. Nos acréscimos, Leandro Damião aproveitou cruzamento, cabeceou, e a bola tocou no braço de um jogador do Democrata. Os cruzeirenses pediram pênalti. O árbitro mandou o lance seguir.

Reação celeste e belo gol de Joel


O técnico Marcelo Oliveira não fez alterações para o início do segundo tempo, e o Cruzeiro voltou mais ligado em campo. Aos sete minutos, Leandro Damião chegou a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Em seguida, Willian arriscou forte chute em cobrança de falta e forçou defesa de Fábio Noronha no canto direito. A partida ficou mais rápida, com as duas equipes partindo para o ataque. Aos 14, os treinadores resolverem mexer nos times: no Democrata, Osvaldir saiu para a entrada de Douglas; no Cruzeiro, o atacante Joel substituiu o volante Eurico.

Com um jogador a mais no ataque, o Cruzeiro passou a pressionar em busca do empate, explorando jogadas pelas laterais e forçando as bolas aéreas. Aos 23, nova mudança de Marcelo Oliveira: Neilton na vaga de Judivan, que correu bastante durante o jogo. Seis minutos depois, a pressão da Raposa, enfim, deu resultado. Marquinhos cobrou escanteio da esquerda. Leandro Damião desviou de cabeça, e Henrique, de peixinho, decretou o empate: 1 a 1.

O gol animou o Cruzeiro, que conseguiu a virada em uma bela jogada, aos 35 minutos da segunda etapa. Joel arrancou pela intermediária, tabelou com William, invadiu a área e tocou no canto esquerdo, na saída de Fábio Noronha: 2 a 1. A Pantera acusou o golpe e partiu com tudo nos minutos finais em busca do empate. O time celeste se fechou na defesa, suportou a pressão e garantiu os primeiros três pontos no Campeonato Mineiro.

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_126510467054/2015/02/01/6415/20150201220413529097i.JPG', 'id_content': 3039196L, 'url': 'https://www.mg.superesportes.com.br/app/fotos/futebol/cruzeiro/2015/02/01/galeria_cruzeiro,6415/imagens-da-vitoria-de-virada-do-cruzeiro-sobre-o-democrata-gv.shtml', 'titulo_destaque': 'Imagens da vit\xf3ria de virada do Cruzeiro sobre o Democrata-GV', 'samesite': True, 'id_pk': 6415L, 'id_conteudo': 3039196L, 'id_aplicativo': 11, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Imagens da vit\xf3ria de virada do Cruzeiro sobre o Democrata-GV', 'id_treeapp': 151, 'descricao_destaque': 'Cruzeiro conseguiu a virada com gols de Henrique e Joel', 'schema': 'foto_126510467054'}

DEMOCRATA-GV 1 X 2 CRUZEIRO

DEMOCRATA-GV
Fábio Noronha; Rodrigo Lima, Jadson, Ricardo Duarte e Denilson; Júlio César, Marcel, Osvaldir (Douglas Bessa) e Paulinho (Leandro Alves); João Paulo (Amílton) e Rodrigão. Técnico: Gilmar Estevam

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Gilson; Henrique, Eurico (Joel), Marquinhos (Bruno Ramires), Judivan (Neilton) e Willian; Leandro Damião. Técnico: Marcelo Oliveira

Gols: Democrata: Rodrigão (10min do 1°T). Cruzeiro: Henrique (29min do 2ºT) e Joel (35min do 2ºT)

Motivo: primeira rodada do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Mamudão, em Governador Valadres
Data: domingo, 1º de fevereiro de 2015
Árbitro: Igor Júnior Benevenuto (CBF/FMF)
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF) e Ricardo Junio de Souza (CBF/FMF)
Cartões amarelos: Denilson e Osvaldir (Democrata)

Tags: valadares mamudao democrata cruzeiro cruzeiroec joel interiormg