Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Tinoco vê evolução do Cruzeiro de Luxa, justifica irregularidade e comete gafe ao falar da torcida

Apesar de resultados ruins, diretor do Cruzeiro vê time no "caminho certo"

postado em 24/08/2015 18:12 / atualizado em 24/08/2015 19:55

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
O discurso da diretoria do Cruzeiro não transparece a realidade do time em campo. Na tarde desta segunda-feira, os jogadores foram “blindados” e não concederam entrevista coletiva como de costume. O diretor de futebol Isaías Tinoco pediu a palavra. Em uma entrevista recheada de frases de efeito, o dirigente assegurou a permanência de Vanderlei Luxemburgo na Toca da Raposa II, disse que a equipe demonstra evolução e cometeu uma gafe ao falar sobre a torcida.

Embora o Cruzeiro esteja a apenas um ponto da zona de rebaixamento, Tinoco demonstrou otimismo sobre a reação da equipe, que não vence há quatro partidas. “O Cruzeiro passou por fase de transição intensa. Está se reformulando. Quando falo que o caminho está certo é porque a avaliação não é pautada apenas em resultados. O time vem crescendo. Nosso elenco é esse. O elenco, já o encontramos definido. Os jogadores terão grande apoio. Eles terão a missão de reverter esse quadro já na quarta-feira. É fundamental reverter o quadro já na quarta-feira”, disse.

Nesta quarta-feira, o time celeste precisa vencer o Palmeiras, no Mineirão, para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. O diretor de futebol se esquivou ao comentar qual seria o peso de uma eliminação para a permanência de Vanderlei Luxemburgo. “O Vanderlei é o treinador. Sobre hipótese, não falo. Só sobre realidade”, afirmou.

Isaías Tinoco pediu que a torcida incentive a equipe e encha o estádio, mas cometeu uma gafe ao comentar sobre a representatividade dos cruzeirenses. “A torcida do Cruzeiro é vitoriosa. Dizem que não é a maior em Minas. Mas, no cenário nacional, é uma torcida muito grande. Ela aprendeu a gostar de ganhar. Quando não se ganha, a torcida fica contrariada. Eu também fico. Você acha que como saí do jogo ontem (derrota para o Corinthians por 3 a 0)?”, comentou.

Mais tarde, o Cruzeiro soltou nota em seu site oficial em que Tinoco diz que foi mal interpretado. O diretor se retratou da gafe.

Confira abaixo todos os temas abordados pela imprensa na entrevista de Tinoco.

Cobranças da torcida

“Quando as coisas acontecem de forma inesperada, eu prefiro assumir e falar em nome de todos, inclusive da comissão técnica. A torcida cobra com razão. As coisas não vêm acontecendo. A torcida cobra. Mas temos a certeza de que fazemos o melhor trabalho. Algumas coisas aconteceram, alguns eventos foram realizados. Mas, na realidade, o trabalho está indo de forma próspera. Acredito que nos próximos dias coisas acontecerão. O Vanderlei é nosso técnico. Espero que a torcida dê apoio na quarta-feira”

Possível demissão de Luxemburgo, se o Cruzeiro for eliminado na Copa do Brasil

“O Vanderlei é o treinador. Sobre hipótese eu não falo. Só sobre realidade”

Evolução no trabalho de Luxemburgo

“A chance de melhorar existe sempre. Em futebol, quando você faz um bom planejamento e perde, você é burro. Quando faz bom planejamento e ganha, você é bestial. A gente vê uma evolução. Cruzeiro passou por fase de transição intensa. Está se reformulando. Quando falo que o caminho está certo, é porque a avaliação não é pautada apenas em resultados. O time vem crescendo. Nosso elenco é esse. O elenco, já o encontramos definido. Os jogadores terão grande apoio. Eles terão a missão de reverter esse quadro já na quarta-feira. É fundamental reverter o quadro já na quarta-feira”

Perspectiva de melhora

“Quando você tem elenco como o Cruzeiro tem, e estrutura como o Cruzeiro tem... venho de clubes do Rio que não têm estrutura próxima à do Cruzeiro. Não vamos medir esforços, nem jogar para a galera. Falo que existe parte positiva. Quando venho aqui hoje, é para fazer forma de discurso único da comissão técnica no dia a dia”

Pressão sobre Luxemburgo

“São alguns anos de experiência, cabeça branca. A gente sabe que numa situação dessa, a primeira coisa é sobre isso. Quero salientar que todos que mudam muito de treinador caem. Não é nosso caso”

Possível afastamento de atletas que não estão correspondendo

“Seria ingrato e leviano se qualquer coisa nesse sentido fosse realizada. Futebol merece observação diferente. Cruzeiro tem grande elenco, as coisas estão se encaixando. Tivemos muitas contusões. Cirurgias foram realizadas. Vemos jogadores entregues ao departamento médico. A coisa foi ocasional. Eu sou otimista por excelência. As coisas vão se realinhar à medida em que esse jogadores forem voltando”

Cobranças da torcida

”A torcida do Cruzeiro é vitoriosa. Dizem que não é a maior em Minas. Mas, no cenário nacional, é uma torcida muito grande. Ela aprendeu a gostar de ganhar. Quando não se ganha, a torcida fica contrariada. Eu também fico. Você acha que como saí do jogo ontem? O importante é saber que estamos no caminho certo. Ninguém monta elenco como o Cruzeiro, tem as baixas que teve por contusões e não é penalizado. A comissão técnica tem feito trabalho fantástico, vai evoluir”

Prioridade ao Brasileirão


“Vamos passo a passo. Uma entidade como o Cruzeiro, tão forte e firme, tem prioridade em todas as competições que entra. Campeonato Mineiro é prioritário. Brasileiro e Libertadores são prioritários. Qualquer campeonato é prioritário. Temos de mensurar. Passo a passo. Ganhar do Palmeiras. Passo a passo”

Falhas dos jogadores

“Os jogadores estão envergonhados, chateados, cabisbaixos. São chefes de família, e sabem que encontrarão outros clubes no Brasil com estrutura que Cruzeiro proporciona. Cometer falha é chato. Mas se não sentisse esse sentimento... esse sentimento que me dá certeza de que as coisas vão mudar. Quando sinto que o jogador está chateado. Ele está com mesmo sentimento do torcedor. Aí vem certeza de que próximo time é que pagará a conta”

Renovação de Fábio

“Vou continuar à frente. O que falo não faz curva, é reto. Fizemos uma proposta, recebemos uma contraproposta e ponto. Vamos continuar”

Reformulação do elenco


“O discurso (de reformulação) é válido. Para montar uma equipe, você leva minimamente seis meses. Eu citei as contusões, que são inúmeras, e de jogadores que teriam participação efetiva. Mas não há tempo de ficar lamentando. Estamos trocando o pneu com carro em movimento. É difícil, mas vamos conseguir”

Melhoras dentro e fora de campo

“Eu não sou de coisas de mágicas. Não sou mágico. Nem serei leviano em não falar coisas verdadeiras. Estamos todos no mesmo barco. É claro que quando o Cruzeiro estiver bem, terá mais espaço. Queremos que a torcida venha junto, participe melhor, comparecendo, enchendo o estádio. Evidentemente, as coisas vão melhorar”

Reforços


“Já falei que sempre, onde tiver um bom jogador que se encaixe no elenco, iremos atrás. Agora, encher o elenco por encher, eu não vou fazer. Só virá quem tiver condições de ser jogador. Agora mesmo aconteceu um caso que dizemos que não tem condições. Não veio. Se não tiver no mercado, vou olhar na base. Existe possibilidade grande... hoje já tínhamos seis atletas da base incorporados ao elenco (completando o coletivo dos reservas do profissional). Faz parte. Entre dar chance a alguém de fora e dar chance a alguém da base, darei chance à base 100%”

O que falta para Fábio renovar


“Recebi a proposta e clube fez contraproposta. A distância é natural entre o que o atleta quer e o Cruzeiro se predispõe. O mercado nacional terá mudança grande com a medida provisória que estabelece que clubes têm de usar 80% da receita (percentual máximo para o futebol). O Cruzeiro se alinha a isso. O torcedor quer ganhar. Mas estamos nos alinhando para ter proposta orçamentária. Dentro disso, vamos olhar todos os atletas”

Distância entre o que Fábio pede e o que o Cruzeiro pode pagar

“Não tenho fita métrica (para medir distância entre pedido do Fábio e proposta do Cruzeiro). Mas, eu posso dizer que está bem encaminhado”