Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Bebê com doença rara 'ajudado' por corrente de torcedores em 2014 se recupera bem de cirurgia

Campanha por Filipe, que foi iniciada pelo técnico Marcelo Oliveira, cumpriu seu objetivo e pode servir de inspiração para o pequeno cruzeirense Matheus

postado em 30/10/2015 16:51 / atualizado em 30/10/2015 17:05

Arquivo Pessoal
Nas últimas semanas, uma grande corrente foi formada nas redes sociais em prol do garoto cruzeirense Matheus. Ele sofre de uma doença rara que faz com que seu sistema digestivo não funcione. A esperança de cura está em um transplante de intestino, que só pode ser realizado nos Estados Unidos a um custo de US$ 1 milhão.

Há um ano, os torcedores mineiros abraçaram outra campanha parecida, que acabou tendo um final feliz. O bebê Filipe foi diagnosticado com imunodeficiência combinada grave, uma doença que fazia com que o sistema imunológico da criança não funcionasse. Com isso, seu organismo não combatia corpos estranhos, como vírus, bactérias e fungos. A cura para a doença consistia em um transplante de medula óssea, que só poderia ser realizado em São Paulo.

O então técnico do Cruzeiro Marcelo Oliveira iniciou a corrente nas redes sociais e vários torcedores contribuíram financeiramente para que a família tivesse condições de custear o tratamento e a vida em São Paulo. Em 15 de janeiro deste ano, Filipe conseguiu realizar o transplante. Ele morou na capital paulista por 10 meses e sua recuperação tem tido sucesso.

”Foi um tratamento muito abençoado. O organismo do Filipe aceitou bem o transplante, não houve nenhum tipo de rejeição. Conseguimos fazer o tratamento em São Paulo graças à ajuda financeira da corrente pela internet, que nos ajudou até a nos manter na cidade. Hoje, o Filipe se recupera muito bem. Ainda está tomando os medicamentos, que começarão a ser reduzidos daqui a dois meses, e vai uma vez por mês a São Paulo, mas tudo dentro do previsto”, explica a mãe do garoto, Valdênia Almeida.

Valdênia ressalta a importância da ajuda das celebridades do futebol nesse tipo de situação, que na maioria das vezes exige da família um custo elevado. “Dá visibilidade e credibilidade para criar uma corrente do bem”, define a mãe de Filipe, que aproveita a popularidade da página do filho no Facebook para se engajar em uma nova campanha.

”Nós queremos que todas as crianças que passam por situações parecidas com a do Filipe e do Matheus tenham condições de ser curadas. E que todas tenham o sucesso que o Filipinho está tendo. No momento, estamos empenhados na campanha pelo Miguel, de três anos, que luta contra a leucemia e a família também tem limitações financeiras para manter o tratamento. Um pouquinho de cada um pode gerar um montante grande para ajudar”, resume a mãe.

Para conhecer a história do pequeno Miguel e entrar na corrente, clique aqui.

Tags: cruzeiro matheus interiormg solidariedade