Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Vivendo fases diferentes, atletas que voltarão ao Cruzeiro têm futuro incerto; agentes comentam

Neílton, Souza e Élber são os preferidos para ganhar oportunidade na Toca da Raposa

postado em 03/11/2015 08:00 / atualizado em 03/11/2015 10:45

Embora tenha elenco inchado e projeção de fazer uma limpa em 2016, o Cruzeiro terá que trabalhar com o retorno de inúmeros jogadores no início da próxima temporada. O Superesportes listou os emprestados que se reapresentarão na Toca da Raposa II em janeiro, e conferiu o números dos atletas em 2015. Além disso, conversou com seus representantes sobre situação contratual, intenções e o início das negociações com o clube celeste.

De acordo com o superintendente de futebol do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues, alguns serão reaproveitados. "Vamos contratar entre três e quatro jogadores, considerando aquilo que já falamos. Fora os atletas que vão subir das divisões de base e jogadores voltando de empréstimo que serão aproveitados pelo Mano. Ou seja, serão três ou quatro contratações, mas certamente teremos mais reforços", disse.

Veja a lista:

Botafogo/Divulgação
NEÍLTON (contrato até junho de 2018)

Dos que retornam de empréstimo, o atacante Neilton é quem mais desperta interesse. Contratado pelo Cruzeiro em junho de 2014, depois de uma longa novela, chegou a Belo Horizonte depois de boas atuações no Santos e um apelido que o pressionou: “novo Neymar”. Sem mostrar resultado na Toca da Raposa II, acabou emprestado ao Botafogo, onde voltou a ter boas atuações. Disputando a Série B do Brasileirão, o jovem, de 21 anos, já marcou 5 gols e deu duas assistências para tentos do alvinegro.

Palavra do empresário: “Não temos nada acertado. Estamos aguardando resposta do clube. Do Mano (Menezes), mais precisamente, sobre o aproveitamento dele no ano que vem. Baseado no que o clube decidir, vamos trabalhar. Se o Neilton for aproveitado, não tem conversa com outro clube”, disse Hamilton Bernard.

América/Divulgação
RODRIGO SOUZA (contrato até janeiro de 2017)

Contratado pelo Cruzeiro em 2013, o volante Rodrigo Souza chegou a emplacar no time titular em 2014, durante a disputa da Copa Libertadores. Depois de falhas individuais, no entanto, o jogador foi colocado de lado por Marcelo Oliveira e emprestado posteriormente a Criciúma e Penapolense. Hoje no América, Rodrigo assumiu a vaga de titular depois da saída de Thiago Santos, negociado com o América. Nos números, o volante se destaca pelos desarmes, são 43 – ele é o quarto no time que mais destruiu jogadas.

Palavra do empresário: “Não tem nada encaminhado de maneira concreta. O Rodrigo está bem no América, vamos avaliar melhor com o Thiago (Scuro) e o Bruno (Vicintin). Tivemos uma primeira conversa, e vamos avaliar”, disse Bernardo Barros.

Bahia/Divulgação
SOUZA (contrato até dezembro de 2016)

Titular absoluto do Bahia, Souza deverá ganhar uma chance no Cruzeiro na próxima temporada. Em agosto, inclusive, a pedido do então treinador Vanderlei Luxemburgo, o clube solicitou o retorno do volante, mas não foi atendido. Recentemente, em entrevista ao Alterosa no Ataque, o vice-presidente de futebol Bruno Vicintin elogiou o futebol do jogador e sinalizou a oportunidade. Aos 27 anos, Souza já tem três gols na Série B e é o segundo do time que mais finaliza: são 64 chutes, sendo 18 certos.

Palavra do empresário: “Em função de reavaliação de elenco, o Souza tem possibilidade de oferta para fora. Não dá para afirmar sobre a volta, é uma possibilidade, mas depende de mercado. Cruzeiro está com muito atleta. Vamos avaliar melhor com o Thiago (Scuro) e o Bruno (Vicintin)”, disse Bernardo Barros.

Fluminense/Divulgação
BRENO LOPES (contrato até setembro de 2019)

Teoricamente, Breno Lopes voltará ao Cruzeiro na próxima temporada. A titularidade conquistada no Fluminense, porém, pode ser um trunfo do clube para ter Jean na próxima temporada. Envolver o lateral-direito em negociação com o clube das Laranjeiras não está descartado. Vestindo a camisa Tricolor, foram 7 jogos, dois pela Copa do Brasil e 5 pelo Brasileirão. Já pela Raposa, em 2015, o lateral-esquerdo disputou apenas os dois primeiros jogos do time no ano: os amistosos diante do Londrina e do Shakhtar Donetsk.

Palavra do empresário: Procurado em três ocasiões, Marcos Amaral preferiu não comentar sobre o futuro de seu cliente.

ÉLBER (contrato até junho de 2017)

DP/D.A. Press
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Elber sempre foi tratado na Toca I como grande promessa do clube. Promovido aos elenco profissional em 2011, disputou partidas importantes e chegou a figurar no time titular. Depois de uma lesão, acabou perdendo espaço e emprestado ao Coritiba, em 2014. Mas foi neste ano, com a camisa do Sport, que o jovem voltou a se destacar. Foram 28 jogos, e seis gols marcados – cinco pelo Brasileirão e um pela Sul-Americana. Em entrevista à Rádio Globo, recentemente, o vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Bruno Vicintin, elogiou Élber e disse que Mano avaliará utilização do jovem atleta.

Palavra do empresário: "O Élber tem contrato com o Cruzeiro. Se o clube quiser, ele voltará. Até agora, não temos nenhuma posição, estamos aguardando o clube. Não tivemos contato com a nova diretoria, mas ele se reapresenta normalmente no início do ano até segunda ordem. Ele adora o Cruzeiro, é da casa, sempre terá vontade de atuar pelo Cruzeiro", disse Fabiano Gudjenian.

Vitória/Divulgação
DIEGO RENAN (contrato até dezembro de 2016)

Com mais de 150 jogos pelo Cruzeiro, dificilmente Diego Renan será aproveitado no próximo ano. Atualmente, a Raposa já conta com três laterais esquerdos: Mena, Pará e Fabrício. Desde que saiu do clube celeste, o jogador trocou de empresário duas vezes e acumulou passagens apagadas por Criciúma, Vasco e Vitória. Além disso, sua relação com a torcida do Cruzeiro não é das melhores. No rubro-negro, em 2015, vive seu melhor momento: são 30 jogos com quatro gols marcados.

Palavra do empresário: Bruno Paiva foi procurado durante a semana, mas não atendeu às ligações.

Tags: mercadodabola jogadores cruzeiro