Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Copa Libertadores: percentual aumenta, mas matemático explica chances remotas do Cruzeiro

Raposa tem 3% de chances de conquistar uma vaga no torneio da Conmebol

postado em 20/11/2015 12:10 / atualizado em 20/11/2015 13:48

PEDRO VILELA / LIGHT PRESS / CRUZEIRO
Com o fechamento da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, as chances de o Cruzeiro ficar entre os quatro primeiros colocados e garantir uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem saltaram de cerca de 2% para 3%, segundo cálculos da UFMG. A despeito desse aumento, a situação celeste ainda é pouco palpável. Agora, o grau de dificuldade cresceu diante do cenário favorável ao São Paulo.

De acordo com o professor de matemática Gilcione Nonato Costa, um dos responsáveis pelo grupo de estudos de probabilidades no futebol da UFMG, o São Paulo se aproximou um pouco mais da última vaga - Corithians e Atlético já estão garantidos e o Grêmio tem 99% de probabilidade de disputar o torneio continental - ao vencer o Galo, por 4 a 2, no Morumbi.

“A vitória do São Paulo reduziu a chance do Cruzeiro consideravelmente. Se o São Paulo tivesse perdido, o Cruzeiro estaria muito bem posicionado. Agora, além de ganhar todos os jogos, o Cruzeiro tem que torcer contra os adversários diretos ainda mais”, explicou Costa.

Com três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o clube estrelado está em 8º, com 51 pontos. São cinco pontos de diferença para o São Paulo, quarto colocado. A Raposa também tem que secar Sport e Santos, que estão à frente na tabela. Como tem confronto direto com o Internacional, se fizer 100% dos pontos, o clube celeste ultrapassa os gaúchos.

Mesmo se chegar aos 60 pontos, as chances celestes ainda não são grandes. Segundo a UFMG, com essa pontuação uma equipe tem 55% de probabilidade de se classificar para a Copa Libertadores.

Chances no G5

Um fator que aumentaria as chances de o Cruzeiro ir à Libertadores seria o título da Copa do Brasil do Santos, para abrir uma quinta vaga no Brasileiro - desde que o Peixe termine o Brasileiro em quarto.

Esse cenário ficou mais nebuloso, já que o time da Vila Belmiro caiu, com o empate contra o Flamengo (0 a 0), de 4º para 5º lugar. Agora, será necessário que o Peixe recupere a posição no Nacional e vença a Copa do Brasil. As chances de o Cruzeiro se classificar no G5 passou de 8% para 6%, segundo a UFMG.