Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro 95 anos: saiba em quem cada ídolo votou para seu 'time dos sonhos' estrelado

Ídolos de várias gerações escolheram time ideal dos 95 anos do Cruzeiro

postado em 06/01/2016 08:15 / atualizado em 06/01/2016 00:21

Arte: Quinho

No aniversário de 95 anos do Cruzeiro, o Superesportes convidou 30 ídolos do clube para elegerem um time ideal da Raposa. O desafio proposto foi tentar formar uma equipe imbatível, ou seja, os melhores tecnicamente pelo clube, não necessariamente aqueles que são mais carismáticos ou ‘mais ídolos’.

O resultado, por contagem absoluta de votos, foi o seguinte time: Raul; Nelinho, Perfumo, Piazza e Nonato; Zé Carlos; Dirceu Lopes, Alex, Tostão, Joãozinho e Ronaldo.

Alguns ídolos pediram para que suas escolhas não fossem reveladas publicamente, caso do ex-ponta Natal. “Vou participar, mas já adianto que é muito difícil escolher apenas 11 e sempre haverá injustiças, portanto prefiro manter sigilo nos votos, para nenhum amigo meu ficar chateado”, explicou Natal.

Apenas Nelinho, Roberto Gaúcho e Palhinha (o antigo) conseguiram escalar suas seleções de prontidão no primeiro telefonema, em poucos segundos. Alex, que enviou seus escolhidos por Whatsapp, e Raul, que escalou seu time durante um treino na Toca da Raposa, também foram ágeis. Piazza elegeu mais de 11 jogadores e, no fim, depois de muitas tentativas, preferiu se abster, para não cometer injustiças. “É uma história muito rica de craques, impossível escolher só 11”, justificou. Adilson Batista não só escalou seu time como colocou número em cada um dos jogadores, para respeitar a tradição de Tostão com a camisa 8 e Joãozinho com a 11.

Abaixo, você conhecerá a escolha de ídolos que toparam participar e não pediram sigilo na escolha. Alguns se divertiram tanto com a brincadeira que se delongaram nas explicações e até ligaram de volta algumas vezes para a redação para realizar mudanças em seus respectivos times.

Time do Marcelo Ramos
Dida; Nelinho, Perfumo, Piazza e Nonato; Douglas, Ricardinho, Dirceu Lopes, Alex; Tostão e Ronaldo.
Técnico: Ênio Andrade

”O Dida é o meu goleiro. Na lateral, o Nelinho é indiscutível. Minha zaga teria Piazza e eu fiquei em dúvida no outro nome, mas escolhi Perfumo pela história. O Nonato é o meu grande capitão, jogou demais no Cruzeiro, era destro e jogava na esquerda. O Douglas, eu joguei contra ele, e foi um dos maiores volantes que eu vi jogar. O Ricardinho é um mito do Cruzeiro, não pode ficar de fora. O ataque é fácil: Dirceu Lopes, Alex, Tostão e Ronaldo. Eu bem que queria jogar com esse ataque, mas não entro nesse time aí não”, divertiu-se Marcelo.

Time do Nelinho
Raul; (absteve-se do voto para lateral-direito), Perfumo, Luizinho e Nonato; Piazza, Zé Carlos e Dirceu Lopes; Tostão, Joãozinho e Ronaldo.
Técnico: Marcelo Oliveira

”Meu time está na ponta da língua. Só me abstenho na lateral direita. Deixo em aberto para vocês escolherem alguém aí”, disse o modesto Nelinho.

Time do Roberto Gaúcho
Dida; Nelinho, Piazza, Luizinho e Nonato; Boiadeiro, Dirceu Lopes e Tostão; Roberto Gaúcho, Renato Gaúcho e Ronaldo.
Técnico: Ênio Andrade

”O ataque tem que ter eu e meus parceiros Renato Gaúcho e Ronaldo. Que time é esse, hein?”, exaltou Roberto.

Time do Palhinha (o primeiro)
Raul; Nelinho, Procópio, William e Vanderlei; Piazza, Zé Carlos, Dirceu Lopes; Roberto Batata, Palhinha e Joãozinho.
Técnico: Yustrich

”Vou falar aqueles que vierem à minha cabeça neste primeiro momento, de súbito. Pode ser que eu esqueça de alguém, mas, de qualquer forma, essa equipe já formaria um timaço”, esclareceu Palhinha.

Time do Dirceu Lopes
Raul; Nelinho, Perfumo, Procópio e Nonato; Piazza, Zé Carlos e Rossi; Tostão, Joãozinho e Natal.
Técnico: Airton Moreira

”Pensei muito e é muito difícil montar este time sem cometer injustiças. O Alex, por exemplo, acabou ficando de fora, mas foi um grande craque que vi jogar. Inclusive, 2003 foi o ano que eu mais fui ao Mineirão como torcedor, só para ver o Alex jogar. Mas, a camisa 10 do meu time eu dei para o Rossi, que foi um ídolo meu na adolescência, antes mesmo de eu ser jogador do Cruzeiro. Na zaga, o Perfumo não poderia ficar fora, pois foi um dos maiores zagueiros não só do Cruzeiro, mas do futebol mundial em todos os tempos”.

Time do Ricardinho
Dida; Nelinho, Perfumo, Piazza e Nonato; Douglas, Ricardinho, Alex e Dirceu Lopes; Tostão e Ronaldo.
Técnico: Ênio Andrade

”Vou ter que colocar o Piazza na zaga para abrir uma vaga para mim no meio-campo (risos). O Perfumo vai ser o outro zagueiro, eu não o vi jogar, mas vou pela história, todos dizem que foi um dos maiores de todos os tempos. No ataque, fiquei em dúvida entre Ronaldo e Joãozinho para fazer dupla com o Tostão, mas optei pelo Ronaldo porque eu o vi em ação mais vezes no Cruzeiro e era realmente fora de série, jogou demais pelo Cruzeiro. Vários amigos meus de Cruzeiro vão ficar chateados comigo, porque é muito difícil escolher somente 11 e infelizmente a gente acaba até cometendo algumas injustiças”.

Time do Adílson Batista
Raul; Nelinho, Perfumo, Piazza e Wladimir; Zé Carlos, Tostão, Dirceu Lopes, Jairzinho, Ronaldo e Joãozinho.
Técnico: Zezé Moreira

”Eu sou fã do senhor Ênio Andrade, mas meu técnico seria Zezé Moreira, que comandou o Cruzeiro por mais jogos e temos que ter respeito pela história do clube. Meu lateral-esquerdo é o Wladimir, porque sempre fui fã dele. Jogou muito no Corinthians e jogou bem no Cruzeiro. Foi vice da Supercopa pelo Cruzeiro, em 1988, e foi um jogador extremamente regular. Em outras posições, alguns gênios acabaram fora do time, por falta de espaço, como Alex, Eduardo rabo de vaca, Palhinha, Natal, entre outros. Não tem como caberem todos, mas todos esses mereciam”, ponderou Adílson.

Time do Evaldo
Raul; Nelinho, Perfumo, Procópio e Nonato; Piazza (Zé Carlos), Dirceu Lopes, Alex; Tostão, Joãozinho e Ronaldo.
Técnico: Zezé Moreira

”Meu time tinha que ter 12 jogadores, porque o Zé Carlos jogou demais e tinha que estar neste time. Vou mandar o time com 12 e vocês retiram alguém aí, porque assim não fico com peso na consciência”.

Time do Ademir
Fábio; Nelinho, Gottardo, Piazza e Sorín; Ademir, Alex, Dirceu Lopes; Ronaldo, Joãozinho e Tostão.
Técnico: Ênio Andrade

”Vi o Piazza de quarto zagueiro na Copa de 70 e jogou muito bem. Então eu coloco ele na zaga para sobrar uma vaguinha para mim no meio (risos). Seria um sonho jogar ao lado desses craques”.

Time do Douglas
Dida; Nelinho, Luisão, Luizinho e Nonato; Douglas, Zé Carlos e Alex; Carlinhos Sabiá, Ronaldo e Joãozinho
Técnico: Ênio Andrade

”Estou falando o time que eu vi jogar. Não vi Piazza nem Dirceu Lopes nem Tostão, mas vi Zé Carlos. Que me perdoem os que eu não vi jogar, sei que foram fora de série, mas eu não vi ao vivo então não posso dizer”, justificou Douglas.

Time do Alex
Fábio; Nelinho, Cris, Adilson e Nonato; Ricardinho e Tostão II; Dirceu Lopes, Tostão, Aristizábal e Marcelo Ramos.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Time do Nonato
Dida; Nelinho, Cris, Piazza e Nonato; Ricardinho, Dirceu Lopes; Alex, Tostão, Joãozinho e Ronaldo.
Técnico Ênio Andrade

"Vocês me colocaram em uma furada (risos). É muito difícil fazer um time desses. Mas, depois de pensar muito, escolhi esses aí, deixando muita gente boa de fora".

Time do Raul
Raul; Nelinho, Perfumo, Brito e Sorín; Piazza, Zé Carlos e Dirceu Lopes; Roberto Batata, Tostão e Joãozinho.

Time do Zé Carlos
Raul; Nelinho, Morais, Darci e Vanderlei; Piazza, Dirceu Lopes e Tostão; Natal, Hilton Oliveira e Evaldo.
Técnico Zezé Moreira

Time do Marcelo Oliveira
Raul; Nelinho, Perfumo, Procópio e Nonato; Zé Carlos, Dirceu Lopes, Alex (ou Everton Ribeiro); Natal, Tostão e Joãozinho.
Técnico: Zezé Moreira

Time do Marcelo Moreno
Fábio; Nelinho, Dedé, Luisão e Sorín; Piazza, Dirceu Lopes; Alex, Tostão, Ronaldo e Marcelo Moreno.
Técnico: Marcelo Oliveira

Torcedor cruzeirense, participe também da brincadeira e envie o seu "Cruzeiro dos sonhos" para o e-mail contato@superesportes.com.br. Contamos com a sua participação! O resultado da escolha dos torcedores será divulgado nos próximos dias!