Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Boas-vindas a Paulo Bento: cruzeirenses querem aprender com profissional da escola europeia

Grupo celeste se mostra na expectativa para conhecer perfil do técnico português

postado em 12/05/2016 18:30 / atualizado em 12/05/2016 19:01

Divulgação/Cruzeiro
Enquanto Paulo Bento é aguardado em Belo Horizonte na segunda-feira para iniciar sua trajetória como técnico do Cruzeiro, os jogadores do elenco, a dois dias da estreia na Série A do Campeonato Brasileiro, deram boas-vindas ao português de 46 anos e comentaram seu perfil. Entre tantas expectativas, destaque para o desejo de aprender coisas novas com um profissional da escola europeia de futebol.

“É uma notícia boa. Estava na expectativa para saber sobre o novo treinador. É um treinador de uma escola diferente, a europeia, e estamos abertos a aprender coisas novas com esse treinador que trará sua parcela de colaboração para conseguirmos começar bem o Campeonato Brasileiro”, afirmou o zagueiro Leo, que será titular ao lado de Bruno Rodrigo no jogo de sábado, às 21h, contra o Coritiba, no Couto Pereira.

Ciente das peculiaridades de técnicos brasileiros e europeus, Leo disse que procurou saber a respeito do perfil de Bento no decorrer dos últimos dias. “É um estilo diferente, é uma cultura diferente, mas é um treinador que tende a passar uma filosofia nova. Ele é estudioso, vem se aperfeiçoando cada vez mais depois da Copa do Mundo, a gente procurou saber disso. A gente precisa absorver o mais rápido possível e colocar em prática suas ideias e a filosofia de trabalho. Juntos, com o novo treinador, vamos chegar às vitórias”, completou o camisa 3, um dos jogadores mais experientes do grupo. Na partida contra o Londrina, Leo alcançou 200 partidas com a camisa cruzeirense.

O volante Lucas Romero também declarou ser conhecedor do trabalho de Paulo Bento, sobretudo à frente da Seleção Portuguesa. “Sim, é um grande técnico. Dirigiu a Seleção de Portugal, então é conhecido. Antes da partida não sabíamos de nada. Depois procuramos nos inteirar do que acontecia. Estamos pensando primeiro em fazer uma boa estreia no Campeonato Brasileiro para, depois, começar bem junto com o novo treinador”.

No sábado, o Cruzeiro será comandado pelo interino Geraldo Delamore, que já esteve à frente do time nas vitórias sobre Campinense, por 3 a 2, e Londrina, por 2 a 0, ambas pela Copa do Brasil.

Carreira de Paulo Bento

Em Belo Horizonte, Paulo Bento assumirá seu terceiro trabalho em toda carreira como técnico. Antes, ele só dirigiu o Sporting de Lisboa, entre 2005 e 2009, e a Seleção Portuguesa, entre 2010 e 2014, inclusive na Copa do Mundo do Brasil.

Bento deixou o Sporting em novembro de 2009. Em setembro da temporada seguinte, assumiu a Seleção Portuguesa e a comandou na Eurocopa de 2012, chegando à semifinal. Apesar da boa campanha na competição de seleções do Velho Continente, o jovem treinador fracassou na Copa do Mundo de 2014. Os lusitanos caíram na primeira fase, com quatro pontos no Grupo G. Alemanha e Estados Unidos se classificaram na chave.

Paulo Bento tinha contrato com a Seleção até 2016, mas uma derrota para a Albânia, por 1 a 0, na cidade portuguesa de Aveiro, na primeira partida das eliminatórias da Eurocopa, em setembro de 2014, resultou em sua demissão. Quase dois anos depois, ele volta ao mercado. O português será o terceiro técnico estrangeiro a comandar o Cruzeiro. Os dois primeiros foram o uruguaio Ricardo Diéz, em 1953, e o argentino Filpo Nuñez, nos anos de 1955 e 1970.

AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA

Tags: leo cruzeiro grupo seriea interiormg futnacional Lucas Romero Paulo Bento