Cruzeiro
None

40 ANOS DA LIBERTADORES'1976

Reserva de 'luxo', Ronaldo Drumond participou dos três gols cruzeirenses em final contra o River

Ex-ponta dividiu bola que originou penalidade convertida por Nelinho, deu assistência para Eduardo e sofreu falta que Joãozinho cobrou e garantiu título da Libertadores

postado em 30/07/2016 08:01 / atualizado em 29/07/2016 21:28

(Foto: Arquivo/Estado de Minas)

Entre os badalados Nelinho, Palhinha, Joãozinho e Jairzinho, um coadjuvante teve participação importante no primeiro título internacional do Cruzeiro, que completa, neste sábado, 40 anos de aniversário. Natural de Belo Horizonte, o ex-ponta-direita Ronaldo Drumond foi bastante solícito ao atender a reportagem do Superesportes e logo respondeu ao ser perguntado sobre o “tema” Libertadores: “Poxa, já se passaram 40 anos. Parece que foi ontem!”. Espécie de “reserva de luxo” do time de Zezé Moreira, ele substituiu o suspenso Jairzinho no terceiro duelo da final contra o River Plate da Argentina, em Santiago, capital do Chile, e deu muito trabalho à defesa adversária. No lance do primeiro gol, dividiu a bola que originou o toque de mão do defensor adversário e consequentemente a penalidade convertida por Nelinho. No segundo, passou pela marcação de Alejandro Sabella antes de tocar para a finalização de Eduardo “Rabo de Vaca”. E no célebre gol do título, marcado pelo ponta-esquerda Joãozinho, Ronaldo foi quem sofreu a falta na entrada da área.

“Participei dos três gols na final. No primeiro, disputei a bola com o defensor que colocou a mão e cometeu pênalti. No segundo, driblei o adversário e dei o passe para o Eduardo marcar. E no terceiro, sofri a falta que o Joãozinho entrou na frente do Nelinho e fez o gol”, lembrou-se, bastante orgulhoso, da sofrida vitória por 3 a 2. Para o ex-jogador, perto de completar 70 anos, a conquista da Copa Libertadores foi a maior de sua carreira, ficando apenas a frustração por não ter sido campeão mundial.

“O maior título que tive na minha carreira foi a Libertadores. Fiquei chateado por não ter ganhado o Mundial na final contra o Bayern de Munique. Ganhei o Campeonato Mineiro, o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro, a Copa Libertadores, mas não levantei o título do Mundial”, acrescentou Ronaldo, que também fez história com as camisas de Atlético e Palmeiras.

Boas histórias não faltam para Drumond. Como a rusga com Reinaldo Merlo, volante de marcação do River Plate que, segundo ele, “chegava junto em todo mundo”. Foi num lance com o meio-campista argentino que Ronaldo acabou expulso pelo árbitro chileno Alberto Martinez. “O Merlo estava batendo o jogo inteiro. Deu porrada no Piazza, no Palhinha, no Joãozinho. Pensei: ‘em mim ele não vai bater não!’ Na primeira que o Merlo veio com o pé alto, eu levantei ainda mais alto e o acertei. Já estávamos vencendo por 3 a 2. Demorei muito tempo a sair de campo. Ali o jogo tinha acabado”.

Gol de Joãozinho

A “molecagem” de Joãozinho no gol que garantiu o título ao Cruzeiro também não poderia ficar de fora do bate-papo com Ronaldo. Conforme é de conhecimento de praticamente todos os cruzeirenses, o Bailarino cobrou a falta sem a autorização do técnico Zezé Moreira, que, habitualmente, determinava o lateral-direito Nelinho como batedor oficial.

“Se ele errasse, ia levar cocada”, disse, aos risos. “Todo mundo ficou parado olhando a bola e o goleiro. Quando a bola entrou, todos correram para abraçá-lo. Só que o Zezé o xingou e o chamou de irresponsável. O Nelinho era o cobrador de faltas, mas talvez poderia não fazer. O lance do Joãozinho provou que aquele título era para ser nosso”.

O ex-camisa 16 ainda destacou a qualidade do elenco cruzeirense, que entrou como um dos favoritos ao troféu da Copa Libertadores.

“O Cruzeiro tinha um plantel muito qualificado. Começou com Batata, Palhinha, Jairzinho e Joãozinho. Eduardo e eu éramos reservas, mas constantemente entrávamos no time. Sem contar que o nível da competição era muito forte. O River Plate de 1976 tinha jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 1978. E no fim do ano pegamos o Bayern, que tinha a base da Seleção Alemã. Nossa equipe era boa, à altura de todos”.

Segundo o Almanaque do Cruzeiro, Ronaldo Drumond disputou 33 partidas pelo clube e marcou nove gols.

Compacto da final da Libertadores, produzido pela TV Chile:





Ronaldo Drumond na Copa Libertadores

Jogos: 6
Gols: 1

Cruzeiro 4x1 Olimpia/PAR - Mineirão - 04/04/1976 (fase de grupos)
Cruzeiro 7x1 Alianza Lima/PER - Mineirão - 20/05/1976 (segunda fase)
Cruzeiro 4x1 LDU/EQU - Mineirão - 30/05/1976 (segunda fase)
Cruzeiro 4x1 River Plate/ARG - Mineirão - 21/07/1976 (final)
River Plate/ARG 2x1 Cruzeiro - Monumental de Núñez - 28/07/1976 (final)
Cruzeiro 3x2 River Plate/ARG - Nacional de Santiago (Chile) - 30/07/1976 (final)

Em negrito, o jogo em que Ronaldo fez gol

Tags: cruzeiro atacante ponta interiormg futnacional seriea Ronaldo Drumond