Cruzeiro
None

CRUZEIRO

'Descartáveis' no Cruzeiro fazem boa Série A por outros clubes; saiba quem são os destaques

Sem espaço na Toca da Raposa II, atletas brilharam com camisas distintas em 2016

postado em 22/11/2016 19:00 / atualizado em 22/11/2016 20:06

O Cruzeiro cedeu 15 jogadores que tinham pouco espaço na Toca da Raposa II a clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Da lista dos “descartáveis”, seis conseguiram grande destaque na elite nacional, mais que muitos atletas do próprio grupo celeste.

O mais emblemático é Marinho, do Vitória. Sua importância para o clube rubro-negro foi tão grande que a diretoria baiana adquiriu parte de seus direitos econômicos à Raposa. Portanto, o meia-atacante não retornará a Belo Horizonte em 2017.

Diferentemente do zagueiro Douglas Grolli (Ponte Preta), do lateral-esquerdo Mena (São Paulo), do volante Willian Farias (Vitória) e do atacante Neilton (Botafogo), que, a princípio, retornarão à Toca da Raposa II no ano que vem. Todos eles tiveram números de destaque por suas respectivas agremiações.

O lateral-direito Diego Renan, que registrou boa participação pelo Vitória no Brasileiro, só tem contrato com o Cruzeiro até dezembro.

Em compensação, o lateral-direito Fabiano (Palmeiras), o lateral-esquerdo Pará (Figueirense), os volantes Willians (Corinthians) e Uillian Correia (Santa Cruz); os meias Gabriel Xavier (Sport) e Matías Pisano (Santa Cruz); e os atacantes Rafael Silva (Figueirense) e Joel (Santos) viveram mais baixos do que altos em 2016.

Com relação aos jogadores que se destacaram, os números do site Footstats ajudam a evidenciar o bom momento particular de cada um dos atletas. Já a relação dos contratos foi divulgada pelo blog Toque Di Letra no dia 28 de outubro (em parceria com a plataforma Rede do Futebol).

DOUGLAS GROLLI (PONTE PRETA)


Divulgação/Ponte Preta
Douglas Grolli não é titular absoluto da Ponte Preta, mas mostrou serviço quando esteve em campo. O zagueiro disputou 22 jogos pela Macaca no Brasileiro – 10 vitórias, seis empates e seis derrotas.

No Brasileiro, o defensor acertou 488 passes (média de 22 por partida), desarmou 20 vezes (11º no time) e deu 196 rebatidas (2º no time).

Com 1,88m de altura, Grolli tem como ponto forte o jogo aéreo. Contanto Copa do Brasil e Campeonato Paulista, ele marcou seis gols em 35 apresentações em 2016.

Douglas Grolli e Cruzeiro possuem vínculo entre si até fevereiro de 2018. Como a diretoria ainda não se manifestou oficialmente sobre a situação de Bruno Rodrigo, cujo vínculo se encerrará em dezembro, abre-se espaço para um possível aproveitamento do camisa 4 da Ponte.

MENA (SÃO PAULO)


Divulgação/São Paulo
Mena é um dos jogadores mais regulares do São Paulo na Série A. Mesmo tendo participado de apenas 19 de 36 jogos do time na competição (52,8%), o chileno é o sexto atleta do elenco que mais acerta passes (785) e o quarto com maior número de desarmes (44).

Em sua passagem pelo Cruzeiro, em 2015, o gringo foi contestado pela torcida em virtude de algumas atuações irregulares. Agora, há quem queira seu retorno à Toca da Raposa II, haja vista que os laterais Bryan e Edimar não são unanimidade entre os torcedores.

O contrato entre Mena e o clube celeste vai até janeiro de 2018.

DIEGO RENAN (VITÓRIA)


Divulgação/Vitória
Diego Renan não disputa uma partida oficial pelo Cruzeiro desde 2012. Desde então, ele rodou por Criciúma, Vasco e Vitória, clube que defende desde o começo de 2015.

Justamente em seu último ano de contrato com a Raposa – até dezembro –, o lateral-direito vive a melhor fase da carreira. Em 51 jogos pelo Leão, marcou 11 gols e chegou a carregar a braçadeira de capitão.

No Brasileiro, Diego Renan é o 29º jogador que mais acerta passes (1164) e o quarto com mais assistências para gols (8). Em 32 partidas na competição, o ex-cruzeirense marcou quatro gols.

Lucas, que foi o lateral-direito do Cruzeiro com mais jogos pelo Brasileiro, deu apenas uma assistência, não fez gols e ainda foi expulso três vezes.

WILLIAN FARIAS (VITÓRIA)


Divulgação/Vitória
Willian Farias está no top 50 dos jogadores que mais acertam passes no Campeonato Brasileiro. Com 1048 acertos em 31 partidas (média de quase 34 por jogo), o volante ocupa a 39ª posição no ranking geral. No quesito “desarme certo”, ele aparece em 47º, com 50 roubadas de bola.

Mesmo com o Vitória brigando contra o rebaixamento, Willian Farias tem feito boas partidas como volante que sai para o jogo. Ele encerrará a temporada na condição de capitão do elenco rubro-negro.

Vale lembrar que Farias fez parte do time do Cruzeiro campeão brasileiro em 2014. Seu contrato será encerrado em fevereiro de 2018. O meio-campista pode ser reincorporado em virtude da saída de Denilson e da pouca utilização de Bruno Ramires e Federico Gino.

NEILTON (BOTAFOGO)


Divulgação/Botafogo
Neilton ressaltou o desejo de ficar no Botafogo, mas pode retornar ao Cruzeiro em função de suas duas boas temporadas pelo clube carioca. Em 2015, ele foi um dos destaques na campanha de acesso da Série B para a A. Já em 2016, coleciona exibições positivas na elite nacional.

Considerado um atacante de beirada, Neilton tem oito gols e duas assistências em 34 jogos no Brasileiro. Com 37 dribles certos, ele só perde para Marinho nesse quesito entre todos os atletas da competição.

Como tem contrato com o Cruzeiro até junho de 2018 e o Botafogo não teria condições para realizar investimento em sua contratação definitiva – a pedida seria de R$ 6 milhões –, o jovem de 22 anos tende a fazer parte dos planos de Mano Menezes em 2017.

MARINHO (VITÓRIA)

Divulgação/Vitória
Maior driblador da Série A (40 tentativas certas), terceiro em número de finalizações na meta (34) e atleta mais “caçado” em campo (126 faltas sofridas), Marinho não poderá retornar ao Cruzeiro em 2016 porque o clube celeste vendeu parte de seus direitos econômicos ao Vitória, que fechou contrato em definitivo até 2019.

Quando defendeu o Cruzeiro, em 2015, o meia-atacante teve passagem apagada e marcou apenas um gol em 12 jogos.

Sem perspectiva de aproveitamento em 2016, Marinho foi cedido ao Vitória, pelo qual alcançou excelente fase. Contando toda a temporada, são 19 gols em 41 jogos.

Considerando apenas o Brasileiro, Marinho marcou 10 vezes em 25 apresentações, além de ter contribuído com seis assistências.

Nenhum jogador do Cruzeiro tem mais gols que o camisa 7 do Leão na Série A. O que mais se aproxima é o uruguaio Arrascaeta, com oito tentos assinalados.

* Estatísticas coletadas no site Footstats

Tags: raposa cruzeiro futnacional mercadobola interiormg clubes lista descartáveis