Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Após sucesso em negociação, Klauss Câmara afirma que segue 'à disposição' do Cruzeiro

Responsável por fechar a contratação do armador Thiago Neves, diretor da base ainda não sabe se será promovido ao departamento profissional

postado em 06/01/2017 14:10 / atualizado em 06/01/2017 14:04

Arquivo Pessoal
Com vasta experiência em coordenar departamentos de formação de clubes importantes do Brasil, Klauss Câmara teve a responsabilidade de conduzir, em nome do Cruzeiro, a negociação com Leandro Lima, agente responsável por cuidar da carreira do armador Thiago Neves. O jovem gestor, de 36 anos, reuniu-se com jogador e empresário, apresentou todo o planejamento em longo prazo e conseguiu êxito para acertar contrato de três anos. Bem relacionado com o vice-presidente de futebol Bruno Vicintin e elogiado pelo presidente Gilvan de Pinho Tavares, Klauss não sabe se será efetivado à função de diretor-executivo da Raposa ou permanecerá como diretor das divisões de base, cargo que exerce desde junho de 2014.

Em entrevista ao Superesportes, ele se mostrou tranquilo com relação ao futuro e preparado para ajudar o Cruzeiro em todas as áreas. “Sobre a minha promoção não tem, realmente, nenhuma situação definida quanto a isso. Se o Cruzeiro, em qualquer circunstância, precisar de mim, eu sempre me coloquei à disposição. Essa negociação é uma delas. Estarei disposto para contribuir e ajudar", afirmou Câmara.

Ainda nos Emirados Árabes Unidos, país onde viveu Thiago Neves nos dois últimos anos - esteve a serviço do Al Jazira -, o dirigente da base cruzeirense não escondeu a satisfação por ser cotado para preencher a vaga deixada por Thiago Scuro, que se desligou do clube em dezembro. Ao mesmo tempo, o pensamento segue voltado às obrigações como responsável por gerir jovens jogadores.

"Em hipótese alguma vou dizer não (a um eventual convite oficial do presidente Gilvan de Pinho Tavares para que ele assuma a diretoria-executiva do Cruzeiro). Mas não tem nenhuma situação definida. Estou aqui (nos Emirados Árabes) e ainda não sei. Ainda sou diretor da Toca I (risos)", declarou Câmara, referindo-se ao local de treinamento das equipes juvenil, infantil e pré-infantil - os juniores, há algum tempo, passaram a dividir a Toca II com os profissionais.

Das quatro contratações oficializadas pelo Cruzeiro até o momento - além de Thiago Neves, o clube trouxe o zagueiro Luis Caicedo, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa e o volante Hudson -, Klauss Câmara participou justamente da investida pelo atleta de maior representatividade. O acerto com o meio-campista foi bastante exaltado nas redes sociais pelos cruzeirenses, que estão ansiosos por vê-lo em ação ao lado de atletas como Robinho, Arrascaeta, Rafael Sobis e Ramón Ábila. Ao longo da carreira, Thiago Neves contabiliza 165 gols e alguns prêmios importantes, como a Bola de Ouro da Revista Placar (2007) e o título de melhor jogador do Campeonato Saudita (2013/2014).

Klauss e Thiago Neves já compartilharam o "mesmo" ambiente de trabalho. Entre 2011 e 2014, o atual gestor da base cruzeirense trabalhou como coordenador técnico no Fluminense e foi responsável pela aquisição de jovens talentos, como o meia Gustavo Scarpa, hoje o grande destaque da equipe carioca. Thiago, por sua vez, estava em sua última passagem pelo Tricolor das Laranjeiras, de 2012 a 2013. Nesse período, ele se sagrou campeão estadual e brasileiro.

Klauss Câmara em primeira pessoa


Cruzeiro/Divulgação
Sou prata da casa com muito orgulho. Mineiro, de Muriaé, e criado no bairro Nova Floresta, na pracinha, jogando bola. Comecei jogando futsal no Minas Tênis Clube, com o sonho de toda criança que corre atrás de uma bola, um sonho de ser jogador de futebol. Tive o orgulho de jogar na base do Cruzeiro. A gente treinava no campo do Santa Cruz e cheguei a me profissionalizar. Ali eu vi que seria um jogador mediano, não teria muito sucesso.

Sempre fui interessado pela área de gestão. Sempre observava nos clubes que jogava o que o supervisor fazia, como era a questão de contratação, a logística, a organização, o planejamento, tudo sempre me interessou muito. Queria trabalhar com gestão esportiva quando parei. Fui para Santa Catarina, onde me formei, fiz um curso de Educação Física (Unisul-SC) com foco em gestão e fiz uma pós em Gestão e Marketing Esportivo (Faculdade Estácio de Sá-SC).

Trabalhei três anos no Figueirense, depois uma passagem no Atlético-PR e aí tive a primeira passagem como profissional do Cruzeiro, em 2010. De lá fui para o Fluminense, onde fiquei por três anos, e retornei em 2014 (ao Cruzeiro) como diretor da base. Sou criado dentro do clube, meu pai é cruzeirense e sócio do clube. Minha história com o Cruzeiro é de arquibancada, de estar nas sedes sociais, joguei futsal no Barro Preto. Apesar de ter saído de BH e começado a carreira no Figueirense, num clube que abriu as portas para mim, sou de BH.


Quem é ele?

Nome: Klauss Lopes Câmara
Idade: 36
Naturalidade: Muriaé/MG
Formação: Graduado em Educação Física pela Unisul-SC e pós-graduado em Gestão e Marketing Esportivo pela Estácio de Sá-SC

Trabalhos em clubes profissionais:

- Figueirense (supervisor geral): mar/2006 a nov/2008
- Atlético-PR (coordenador de captação da base): nov/2008 a jun/2010
- Cruzeiro (coordenador de captação): jul/2010 a ago/2011
- Fluminense (coordenador técnico): ago/2011 a jun/2014
- Cruzeiro (diretor-executivo da base): jun/2014 até o presente

Tags: cruzeiro diretoria klauss mercadobola