Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Talento no papel: artistas cruzeirenses retratam jogadores do clube em desenhos

Hudson Nascimento e Lucas Eduardo já entregaram obras de arte aos ídolos

postado em 06/04/2017 06:00 / atualizado em 05/04/2017 21:12

Arquivo pessoal

Olhos atentos às fotos, mãos nos lápis e muitos contornos no papel. Aos poucos, os rabiscos tomam aparência e se transformam em desenhos realistas. Um retoque ali, um ajuste acolá. A borracha também faz parte do processo. Sombras, luzes e cores mostram, com precisão, jogadores do Cruzeiro. Dois artistas cruzeirenses são responsáveis pelos trabalhos: os jovens Hudson Vinícius Nascimento, de 20 anos, e Lucas Eduardo, de 19. Eles já retrataram atletas como Fábio, Dedé, Everton Ribeiro, Lucas Silva, Thiago Neves, Ramón Ábila, Arrascaeta, além dos ex-jogadores Alex, Dida, Nonato, Elivélton e Marcelo Ramos.

Graças ao gosto pela arte, os torcedores se conheceram por meio das redes sociais e viraram amigos. Morador do Bairro Jardim Europa, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, Lucas conta que já sabia desenhar desde criança, mas precisava de dicas para aprimorar suas qualidades. Daí veio o contato com Hudson, que fez curso de desenho artístico na adolescência. “No fim de 2013, o Hudson, amigo meu, desenhou o Everton Ribeiro com a taça de campeão brasileiro na mão. O desenho bombou nas redes sociais. Aí entrei em contato e pedi dicas, pois não tinha feito nenhum curso. Ele conversou comigo pelo WhatsApp e me passou muitas dicas. Com essas dicas dele só fui crescendo e comecei a ter noção do que ele me passava. Foi passando o tempo e eu aprendi sozinho”.

Tutor de Lucas Eduardo, Hudson divide seu tempo com a atividade de mecânico de manutenção em Betim, na Região Metropolitana de BH. Contente com as palavras do amigo, ele retribui os elogios e afirma que gosta de compartilhar o que aprende. “O Lucas Eduardo também é um artista muito bom. É meu amigo. Passei o que sabia para ele. Aliás, sempre que posso, compartilho meu conhecimento com as pessoas. É bom trocar informações e pegar dicas sobre os desenhos”.

Arquivo pessoal

Os desenhos são feitos inteiramente à mão livre (sem o uso de softwares profissionais, como o Photoshop). O prazo para conclusão gira entre dois e sete dias. “Nunca pego um desenho para terminar no mesmo dia. Faço o esboço num dia, as sombras em outro dia e dou continuidade. Se for pegar um desenho realista para fazer direto, gasto umas 20 horas para mais. Menos que isso não gasto”, afirma Hudson Nascimento. “Já cheguei a fazer de dois a três desenhos por dia, mas é muito raro. Às vezes coloco um ou dois por semana. Já separo as fotos e faço durante a semana. Para acabar tudo são sete dias”, acrescenta Lucas Eduardo.

Assim que traçados, sombras e cores ficam prontos, é hora de colocar na internet. Ativo nas redes sociais, Lucas Eduardo tem quase cinco mil seguidores no Twitter e mais de 12 mil no Instagram (@lucaseduardoart). Hudson Vinícius, por sua vez, divulga o trabalho pelo Facebook.

Apesar do tempo corrido, os dois já tiveram oportunidade de entregar as obras a seus ídolos: Fábio, Lucas Silva, Matías Pisano, Lucas Romero, Fabrício Bruno e Everton Ribeiro receberam os cruzeirenses na Toca da Raposa II. Graças à boa aceitação dos jogadores e ao sucesso das imagens nas redes sociais, as ilustrações não param. E os gênios do lápis seguem empenhados em divulgar seus talentos, seja para atender aos clientes que solicitam encomendas ou registrar as páginas heroicas e imortais do clube do coração.



Tags: Hudson Vinícius Lucas Eduardo Cruzeiro futnacional interiormg obras artes desenhos