Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Ídolo celeste, Jairzinho diz que o Cruzeiro pode ser a "ressurreição" de Sassá

Furacão da Copa criticou os atos de indisciplina do jogador de 23 anos

postado em 07/06/2017 13:13 / atualizado em 07/06/2017 14:17

AGIF E EM DA PRESS


Tricampeão mundial em 1970 com a Seleção Brasileira, Jairzinho é um dos grandes ídolos do futebol brasileiro. Talvez poucos jogadores conheçam tão bem Botafogo e Cruzeiro, clubes nos quais fez história. Nos últimos anos, o Furacão da Copa, como o ex-atleta é carinhosamente apelidado, acompanhou de perto os movimentos do atacante Sassá, novo reforço celeste.

Para Jairzinho, a Raposa pode significar a ressurreição da carreira de Sassá, que estava afastado do Botafogo por problemas disciplinares. A negociação com o clube carioca resultou na transferência de Marcos Vinícius para o Rio de Janeiro. Sassá assinará contrato por quatro temporadas.

Jairzinho é critico ao falar sobre os desvios de Sassá. O filho do Furacão da Copa, o técnico Jair Ventura, comandou o problemático atacante no Botafogo. Vários episódios de indisciplina marcaram a curta carreira de Sassá, que tem apenas 23 anos.

- Veja, no fim da matéria, uma cronologia das principais polêmicas de Sassá no Botafogo

“Vocês (imprensa) têm todo conhecimento do caráter dele, do homem que ele, do atleta que é. (Sassá) deve ter algum desequilíbrio. Futebol milionário, oportunidade de mudar a vida de toda família, e ele cometeu essas indisciplinas. É muito triste”, disse Jairzinho, em entrevista ao Superesportes.

Apesar dessa avaliação, Jairzinho acredita que o Cruzeiro pode ser a ressurreição da carreira de Sassá.“Eu nunca presenciei nada contra ele, mas o que posso falar é que o Cruzeiro use o seu psicológico para acompanhá-lo. Que o Cruzeiro, a diretoria, que todos possam ajudá-lo, porque pode ser a ressurreição dele. O Cruzeiro pode recuperá-lo se colocar a cabeça dele no lugar”, avalia.

O Furacão da Copa também alerta para a vida atribulada de Sassá fora das quatro linhas. O jogador de 23 anos já foi visto em festas com Adriano Imperador, entre outros ex-jogadores e cantores. 

“Essa vida atribulada fora de campo atrapalha. Atrapalhou no Rio de Janeiro e pode atrapalhar em Belo Horizonte. Mas BH é um quarto do Rio. Ele não conhece tanta gente, talvez possa se concentrar mais na profissão”, disse Jairzinho.

PRINCIPAIS POLÊMICAS DE SASSÁ NO BOTAFOGO

Gols e baladas


Depois de superar o tratamento de seis meses de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, Sassá fica à disposição do Botafogo e volta a atuar em abril de 2016. No Brasileiro, ele entra na forma ideal e marca 12 gols em 26 jogos. A boa fase esconde o mau comportamento extracampo e seguidos atrasos nos treinamentos.

Discussão com Airton em campo


Na última partida do Botafogo pelo Brasileiro de 2016, contra o Grêmio, Sassá discute e troca empurrões em campo com companheiro Airton, que acaba expulso. Técnico Jair Ventura demonstra muita irritação com o episódio. Apesar do mal-estar, vitória por 1 a 0 em Porto Alegre classifica o clube carioca para a Copa Libertadores e ânimos são acalmados no vestiário da Arena.

Ostentando dinheiro do prêmio


No dia seguinte à vitória sobre o Grêmio, resultado que levou o Botafogo à Libertadores, Sassá posta no Instagram uma foto na qual exibe maços de dinheiro. Por conta da repercussão negativa, atacante retira a imagem das redes sociais horas depois.

Tempos depois, ele comentou a atitude que gerou tanta polêmica: “Até falo que, de tanto as pessoas ficarem repostando essa foto, o dinheiro acabou. Toda foto que sai com o Sassá é foto com o dinheiro. Acabaram com o dinheiro… Foi algo de vestiário, uma brincadeira. Recebemos a premiação no final do ano, da vaga na Libertadores. Foi uma brincadeira que tomou um rumo diferente. Não tinha essa noção. Uso mais a rede social para brincar, mas agora estou mais tranquilo”.

Atraso na volta aos trabalhos de pré-temporada 2017


Sassá volta das férias fora de forma e atrasa na apresentação da equipe, no início de janeiro. Além disso, fotos do jogador na balada circulam nas redes sociais e causam irritação na diretoria e na comissão técnica.

Fora da lista da Libertadores


Por conta de atrasos e excessos na noite carioca, Sassá fica fora da lista de jogadores inscritos na Libertadores, divulgada no fim de janeiro. A gota d'água foi novo atraso na véspera da partida contra o Nova Iguaçu, pelo Carioca. Jogador se apresentou alegando não ter condições de treinar. Ele acabou sendo acionado no jogo, como suplente, mas pouco rendeu. No dia seguinte, um domingo, o atacante voltou a chegar atrasado a um treino.

Arrependimento por ‘passar dos limites’


Barrado por dois meses, Sassá mostra arrependimento, conversa com o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, e ganha nova chance. Em 11 de março, ele é inscrito pelo clube na fase de grupos da Copa Libertadores. Em entrevista coletiva, o atacante garante ter mudado sua cabeça e promete se dedicar para voltar a ser titular.

”Parei, tive conversa comigo mesmo, era hora de colocar a cabeça no lugar, tem muita gente que depende de mim, e não dá para ficar nessa loucura. (...) Meu irmão, você está muito burro, as coisas acontecendo e eu dando muito mole, botei a cabeça no lugar. A gente não é santo, mas sei que passei dos limites no ano passado e esse ano espero que eu consiga me controlar, para que a gente consiga um grande ano.

Atacante diz que ficar fora da Libertadores foi um golpe


”Pra mim, quando aconteceu a situação da Libertadores, aquilo ali eu não esperava. Não dá para ficar vendo jogo pela televisão. Vou ter que botar a cabeça no lugar para voltar à ativa.
 

Sassá tenta justificar excessos


”Acho que é coisa da idade. Eu fico seis meses sem jogar (no primeiro semestre de 2016), do nada começo a fazer um montão de gol, um montão de coisa acontecendo, e é normal. Tenho 22 anos. As coisas que eu fazia, que não tinha tanta repercussão, quanto mais eu fazia gols, mais repercussão as coisas tinham. Sempre fui a mesma pessoa, só que com mais visibilidade. Agora, entendo que não dá para postar tudo (nas redes sociais), fazer tudo que a gente pensa, tem que ficar um pouco mais tranquilo.

Presidente do Botafogo justifica a nova chance dada a Sassá


"O momento é de valorizar o atleta. Ele deu uma caída no desempenho, mas é um atleta formado pelo clube com muito potencial. Foi vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro 2016. É uma posição carente, e ele tem muito futuro. O que a gente fez foi dar um abraço nele, um puxão de orelhas ao mesmo tempo e tentar retomar o caminho de empenho nos treinamentos pra que a gente possa contar com ele já na fase de grupos da Libertadores”.

Volta por cima


Sassá aproveita a nova chance dada pelo presidente e pelo técnico Jair Ventura. Faz seis gols em 13 partidas. Na vitória por 3 a 1 sobre o Resende, pelo Carioca, ele marca de bicicleta e ganha muita moral com a torcida. Na Libertadores, entra em quatro partidas e converte, de pênalti, o gol do empate por 1 a 1 com o Barcelona em Guayaquil.

”Sei do carinho que a torcida tem por mim. Cometi alguns erros, mas estou mais maduro e agora é crescer para jogar mais vezes. Falta ganhar ritmo, mas logo mais eu pego. Uns três, quatro jogos e eu estarei bem para poder brigar pela titularidade”, comentou à época.

Recaída e afastamento definitivo


Em meio a discussões para renovação de contrato com o Botafogo, Sassá pede luvas e salário acima do teto do clube. Situação cria clima ruim com a diretoria. Às vésperas da estreia no Brasileiro, atacante chega atrasado, não cumpre cronograma da comissão técnica e fica fora da partida de estreia, diante do Grêmio. Na sequência, é excluído também da partida contra o Atlético Nacional, na reta final da fase de grupos. Por decisão da diretoria e da comissão, ele volta a treinar à parte. Cruzeiro manifesta interesse em contratá-lo.

Cercado por torcedores na saída do treino


Em 14 de maio, um domingo, Sassá é visto na noite carioca com Rodinei, do Flamengo, e o pagodeiro Mumuzinho. Torcida se revolta com a postura do jogador, que já havia sido afastado. Na terça seguinte, atacante é cobrado por botafoguenses na saída do treino, no Estádio Engenhão. Um áudio divulgado no WhatsApp, no qual ele desdenha do clube, torna sua permanência impossível.

Hostilizado na tribuna do Engenhão por torcedores


No dia 18, Sassá vai ao Engenhão assistir à partida contra o Atlético Nacional, pela Libertadores, e é hostilizado na tribuna por torcedores do Botafogo. “Vaza, Sassá”.

Nas redes sociais, o jogador posta mensagens direcionadas ao torcedor do clube: “Já fui vaiado. Já fui humilhado. Já fui atacado. Fui xingado, ameaçado Nunca amedrontado. Aplaudido, reverenciado. Homenageado. Premiado pelos homens, Por Deus, abençoado”.

Acerto com o Cruzeiro


Antes mesmo do anúncio oficial por parte dos clubes, Sassá posta foto próximo a escudo do Cruzeiro e provoca o rival Atlético com sinal em alusão à goleada por 6 a 1 de 2011. Torcedores do Botafogo postam comentários repletos de xingamentos. Por outro lado, atacante recebe as boas vindas dos cruzeirenses.

SASSÁ

Nascimento: 11/01/1994
Naturalidade: Rio de Janeiro
Altura: 1,74m
Clubes:
Botafogo (até 2013), Oeste (2014), Náutico (2014), Botafogo (2015 em diante)


Gols
2017, pelo Botafogo: 6 gols em 16 jogos
2016, pelo Botafogo: 14 gols em 31 jogos
2015, pelo Botafogo: 11 gols em 42 jogos
2014, pelo Náutico: 9 gols em 22 jogos; pelo Oeste: 3 jogos; pelo Botafogo: 6 jogos
2013, pelo Botafogo: 1 gol em 11 jogos
2012, pelo Botafogo: 1 gol em 3 jogos

Títulos:
Campeonato Carioca 2013;
Taça Guanabara 2013 e 2015;
Taça Rio 2013;
Série B do Brasileiro 2015

Tags: Furacão da Copa ressurreição indisciplina sassá cruzeiro jairzinho botafogorj