Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Após passar por rivais da Copa do Brasil, Cruzeiro reencontra Flamengo para manter escrita

Raposa espera manter bom retrospecto contra antigos finalistas do torneio

postado em 24/08/2017 12:15 / atualizado em 24/08/2017 15:52

Arquivo/Estado de Minas
A cobrança convertida por Thiago Neves diante do Grêmio, na vitória por 3 a 2 nas penalidades - 1 a 0 no tempo normal -, carimbou o passaporte do Cruzeiro para a sétima final da Copa do Brasil. O adversário será o Flamengo, reeditando a decisão da mesma competição em 2003. Enfrentar antigos rivais finalistas do torneio na atual edição não é novidade para a Raposa.

Até aqui, a equipe celeste eliminou o São Paulo (finalista em 2000), Palmeiras (finalista em 1996), e, por último o Tricolor gaúcho (finalista em 1993). Agora, os comandados do técnico Mano Menezes tentam manter o bom histórico para conquistar o sonhado pentacampeonato da Copa do Brasil.

Contra o Grêmio, por exemplo, as coincidências vão além da campanha do Cruzeiro nesta Copa do Brasil. Na noite dessa quarta-feira, a Raposa entrou em campo com a camisa branca, mesma cor que os jogadores vestiam na conquista da edição de 1993. Há 24 anos, o clube celeste foi campeão com uma vitória sobre o Tricolor gaúcho por 2 a 1, no Mineirão, gols de Roberto Gaúcho e Cleison. O jogo de ida, em Porto Alegre, ficou empatado sem gols.

Antes de enfrentar o Grêmio na semifinal deste ano, o Cruzeiro eliminou o Palmeiras nas quartas. As equipes decidiram a Copa do Brasil de 1996. O primeiro jogo foi no Mineirão. A intenção da Raposa era construir boa vantagem diante do seu torcedor, mas o alviverde levou o empate por 1 a 1 para São Paulo. No Palestra Itália, a equipe celeste sofreu gol do atacante Luizão, aos cinco minutos. Mas Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos viraram o placar e garantiram o bicampeonato da competição. Em 2017, um 3 a 3 fora de casa e um resultado igualitário em Belo Horizonte (1 a 1) classificaram o Cruzeiro para a semi.

O primeiro grande adversário do Cruzeiro nesta Copa do Brasil foi o São Paulo, ainda pela quarta fase da competição. A Raposa eliminou o Tricolor depois de vencer no Morumbi por 2 a 0 e perder no Mineirão por 2 a 1. Em 2000, as equipes estavam frente a frente na finalíssima do torneio. Um empate sem gols em solo paulista trouxe a vantagem celeste para Minas Gerais. Só que os visitantes abriram o placar na segunda etapa, com Marcelinho Paraíba, aos 20min. Mas Fábio Júnior empatou aos 35min. E Geovanni, aos 44min, marcou o gol do título em cobrança de falta que desviou na barreira são-paulina e enganou Rogério Ceni.

Agora, Cruzeiro e Flamengo reeditarão a finalíssima da Copa do Brasil de 2003. O jogo de ida daquele ano foi disputado no Maracanã. Alex, com uma letra, silenciou 70 mil rubro-negros. A bonita jogada com assistência de Deivid abriu o placar para a Raposa, que levou o empate aos 48min do segundo tempo, gol de Fernando Baiano. No duelo de volta, no Mineirão, o Cruzeiro fez 3 a 0 em 28 minutos, com gols originados de cruzamentos de Alex – Deivid, Aristizábal e Luisão marcaram de cabeça. O Flamengo até diminuiu o placar, novamente com Fernando Baiano, mas não houve tempo para a reação. A equipe celeste se sagrou tetracampeã da competição.

Em sorteio realizado nesta quinta-feira, ficou definido que o primeiro jogo da final entre Cruzeiro e Flamengo será no Maracanã, no dia 7 de setembro, às 21h45. A volta será no Mineirão, no dia 27 de setembro, também às 21h45.

Coincidências à parte, o Cruzeiro agora luta para igualar ao Grêmio como um dos maiores vencedores de Copas do Brasil, já que o Tricolor gaúcho se sagrou pentacampeão no ano passado.

Tags: interiormg futnacional copadobrasil flamengorj cruzeiroec