Cruzeiro

PRIMEIRA LIGA

Cruzeiro deslancha no fim, derrota o Grêmio no Mineirão e avança à semi da Primeira Liga

Raniel e Arrascaeta decidem para a Raposa, que pegará o Londrina no domingo

postado em 30/08/2017 23:43 / atualizado em 31/08/2017 12:46

Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press
Uma semana depois de se classificar para a decisão da Copa do Brasil com vitória diante do Grêmio, no Mineirão, o Cruzeiro voltou a receber o Tricolor em Belo Horizonte. E o enredo se repetiu. Desta vez pela Primeira Liga, o time celeste contou com os gols de Raniel e Arrascaeta, já na reta final da partida, para vencer por 2 a 0 e garantir vaga na semifinal do torneio nacional. Foi a sexta vez que a Raposa eliminou os gaúchos em sete encontros em competições mata-mata. 

Classificado, o Cruzeiro enfrentará o Londrina nas semifinais da competição. O jogo está marcado para o próximo domingo, às 11h, no Estádio do Café. Como a Raposa tem a primeira partida da decisão da Copa do Brasil na quinta-feira seguinte, dia 7 de setembro, a tendência é que Mano Menezes utilize apenas reservas na viagem ao Sul do país.

 

O jogo

Com equipes completamente modificadas, Cruzeiro e Grêmio não empolgaram em suas exibições no primeiro período da etapa inicial. O pequeno público que compareceu ao Mineirão assistiu a um Grêmio cauteloso, fechado em linha de marcação baixa, esperando as investidas da Raposa. O time formado por Mano Menezes, por sua vez, não conseguiu se organizar rapidamente e demorou até chegar com algum perigo ao gol de Leo. A primeira chance clara foi aos 21’, em tentativa de Lucas Silva pelo alto. Depois, assustou o Tricolor aos 32’, com finalização de Arrascaeta da entrada da área. O goleiro gremista foi preciso nas duas intervenções.

Animado, o Cruzeiro aumentou o volume de jogo, principalmente pelo lado esquerdo do campo. Apesar da falta de ritmo de jogo, errando alguns domínios de bola, Bryan apareceu em boas tentativas pela linha de fundo e em tabelas com Arrascaeta. Outro titular acionado por Mano Menezes nesta quarta-feira, o meio-campista Robinho também teve alguns momentos de maior lucidez no período final da primeira etapa. Na volta do intervalo, porém, o Grêmio reforçou a marcação sobre as principais peças do time celeste, que diminuiu o ímpeto ofensivo.

O primeiro bom momento do Cruzeiro na etapa final foi aos 18’. Logo após a expulsão de Mano Menezes, que deixou o banco de reservas após reclamar muito com o árbitro Paulo Roberto Alves, Robinho arriscou da intermediária e quase surpreendeu o goleiro Leo após bola desviada em Conrado. Com Sassá na vaga de Lucas Silva, substituído com dores no joelho, a Raposa levou perigo aos 27’ depois de o atacante arrancar pela esquerda e bater da entrada da área. 

Com domínio absoluto das ações ofensivas na reta final da partida, a equipe celeste soube aproveitar as oportunidades e descartar mais desgaste numa disputa de pênaltis que se desenhava necessária. Aos 43’, Sassá fez boa jogada dentro da área, finalizou e, no rebote, Raniel, numa espécie de bicicleta, marcou para a Raposa. 1 a 0. Quatro minutos depois, já nos acréscimos, Arrascaeta foi quem deixou sua marca após assistência do mesmo Sassá. 2 a 0. Com o placar, o time de Mano Menezes garantiu classificação à semifinal da Primeira Liga. 

CRUZEIRO 2X0 GRÊMIO

CRUZEIRO
Rafael; Lennon, Digão, Arthur (Murilo) e Bryan; Nonoca e Lucas Silva (Sassá); Robinho, Arrascaeta e Rafael Sobis (Alisson); Raniel. Técnico: Mano Menezes

GRÊMIO
Leo Jardim; Leonardo Gomes, Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Conrado; Kaio, Machado, Esperon (Dionathã), Patrick e Jean Pyerre; Beto da Silva. Técnico: Felipe Endres 

Gols: Raniel (aos 43’2ºT) e Arrascaeta (aos 47’2ºT)
Cartões amarelos: Arthur, Raniel (Cruzeiro); Machado (Grêmio)
Cartão vermelho: Mano Menezes (Cruzeiro)

Público presente: 7.545
Público pagante: 5.708 pagantes
Renda: R$ 69.343,00

Motivo: quartas de final da Primeira Liga
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de agosto de 2017 (quarta-feira), às 21h45
Árbitro: Paulo Roberto Alves (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu (PR) e Rafael Trombeta (PR)

Tags: interiormg gremiors primeiraliga cruzeiro