Cruzeiro
None

COPA DO BRASIL

Cruzeiro leva vantagem na 'disputa mano a mano' com Flamengo; jornalistas analisam

Repórteres do EM e do Superesportes formam time com melhores jogadores da Raposa e do rubro-negro, que decidem Copa do Brasil a partir de quinta

postado em 05/09/2017 06:00 / atualizado em 04/09/2017 23:31

Em campo, são sete títulos da Copa do Brasil. Numa decisão de 180 minutos, Cruzeiro e Flamengo preparam suas estratégias a sete chaves para o primeiro confronto, quinta-feira, às 21h45, no Maracanã. Com equipes bem equivalentes, as peças individuais podem fazer a diferença em busca de resultado favorável para o duelo de volta, dia 27, no Mineirão. A dois dias da grande final, 14 jornalistas do Estado de Minas e do Superesportes fizeram uma análise por posição de quem deverá levar vantagem na decisão. E a supremacia é do time celeste.

A disputa no gol foi unânime: herói da Raposa nas semifinais contra o Grêmio, Fábio ganhou de Muralha por 14 votos a zero. O momento do goleiro celeste é muito superior ao do flamenguista, que vem recebendo críticas e cometeu falhas nos últimos jogos. Mineiro de Três Corações, Muralha só vai jogar as finais da Copa do Brasil porque Diego Alves chegou depois do fim do período de inscrições para a competição nacional.

O time mineiro também leva vantagem nas laterais. Segundo a análise, Lucas Romero e Diogo Barbosa – a outra unanimidade da análise – chegam à decisão superiores a Rodinei e Renê, já que tiveram mais regularidade e conseguiram ser mais participativos no decorrer da competição. Ainda se recuperando de entorse no tornozelo esquerdo, Renê corre contra o tempo para ficar 100% e jogar a decisão. Romero também ainda não foi confirmado, já que sentiu dores no tornozelo direito no treino do último sábado. 

A zaga escolhida pelos jornalistas tem um celeste e um rubro-negro. Capitão do Fla, Réver recebeu 12 votos e superou Leo, que teve apenas dois. Na outra disputa, o prata da casa Murilo, um dos destaques da Raposa na competição, bateu o veterano Juan por 10 a quatro.

Como na defesa, o meio-campo teve disputa acirrada e foi formado pelo misto de mineiros e cariocas. Um dos pilares do time de Mano Menezes, o volante Henrique levou a melhor sobre o colombiano Cuéllar por 11 a 3. Por outro lado, Willian Arão teve melhor votação do que Hudson (9 a 5). No setor de criação, Diego, principal esperança do time do Rio, foi o mais votado de sua equipe: 13. Curiosamente, ele levou a melhor sobre Thiago Neves, que tem sido um dos destaques do Cruzeiro nos últimos jogos e teve somente um voto. Robinho, com 12, venceu a votação com o colombiano Berrío.

Os melhores do ataque são do Cruzeiro: mais produtivos para sua equipe, Alisson e Raniel ganharam de Éverton e Lucas Paquetá, respectivamente. Embora atue mais no meio-campo, Paquetá é o mais cotado para substituir o peruano Paolo Guerrero, que cumprirá suspensão automática – único jogador que atua mais centralizado, Felipe Vizeu se machucou na semana passada e fica de fora.

No duelo dos treinadores, Mano Menezes também leva vantagem. Afinal, conhece mais o grupo e tem sido mais atuante do que Reinaldo Rueda, que assumiu o lugar de Zé Ricardo e pegou o time rubro-negro nas semifinais.

Votação popular

A votação dos torcedores em enquete no Superesportes também foi muito favorável ao time de Mano. No entanto, duas escolhas foram diferentes da eleição feita pelos jornalistas: com 64% dos votos, Hudson superou Willian Arão, e Thiago Neves ganhou de Diego por 64% a 36%. Veja o resultado detalhado:

Na enquete dos torcedores, Vinícius Júnior foi colocado como opção no ataque em vez de Paquetá.

Tags: copa do brasil copadobrasil interiormg flamengorj flamengo cruzeiro