Cruzeiro
None

COPA DO BRASIL

Primeiro duelo entre Cruzeiro e Flamengo teve festa em BH e taça oferecida ao rubro-negro

Jornais da época já ressaltavam clima amistoso e de respeito entre os clubes

postado em 05/09/2017 17:32 / atualizado em 05/09/2017 17:58

Arquivo/EM (1974)
Flamengo e Cruzeiro entram em campo nesta quinta-feira para decidir a Copa do Brasil, quase 94 anos depois do primeiro duelo entre os dois times, que marcou a inauguração oficial do estádio do Barro Preto, em Belo Horizonte. Embora o campo já recebesse partidas desde 1922, foi na tarde de um domingo, 23 de setembro de 1923, que o Palestra Itália recebeu o rubro-negro carioca, então campeão estadual, para o amistoso inaugural, que terminou empatado em 3 a 3.

Reprodução
O estádio recebeu quatro mil torcedores em uma tarde festiva que, além da inauguração, celebrava o 20 de setembro – data que marcava a unificação da Itália, bastante celebrada pela colônia italiana na capital mineira. Por ser o visitante, o Flamengo recebeu das mãos dos dirigentes mineiros a Taça 20 de Setembro. Os jornais da época já ressaltavam o clima amistoso e de respeito mútuo entre os clubes.

“Para maior brilho do festival, concorreu muito a visita do Club de Regatas Flamengo, o sympathico campeão de terra e mar do Rio de Janeiro, que atendendo ao convite do Palestra, veio a esta capital jogar uma partida, com o quadro palestrino”, destacou o periódico carioca O Paiz, de 27 de setembro de 1923, citando nota publicada anteriormente no jornal Minas Geraes. “A festa sportiva que o Palestra-Itália proporcionou ante-hontem, em nossa capital, solemnizando a inauguração de sua praça de desportos foi, sem contestação e exagero, uma das mais brilhantes e de maior concorrência que temos assistido”, completou.

VISITAS ILUSTRES

A tarde foi de festa. De São Paulo, vieram atletas do outro Palestra Itália, o Palmeiras, como Heitor, Bianco, Gasparini, Fabbi, Loschiavo e Severino, que eram sócios honorários do Palestra mineiro, além do astro Friedenreich, do Paulistano. Segundo o Almanaque do Cruzeiro, Gasparini, Severino e Heitor reforçaram o time mineiro.

Heitor, aliás, marcou um dos gols dos mineiros, que chegaram ao empate com Ninão (duas vezes). Benevenuto, Agenor e Mário marcaram para o rubro-negro.  “Os rapazes do Flamengo, durante os três dias em que estiveram nesta capital, foram alvo das mais carinhosas homenagens por parte da directoria e sócios do Palestra-Itália e do América e de outros clubs”, concluiu a matéria.

Tags: interiormg flamengorj cruzeiroec flamengo cruzeiro