Cruzeiro
None

CASO MATHEUS

Nos EUA, Matheusinho festeja penta do Cruzeiro na Copa do Brasil e mostra boa recuperação de transplante de intestino

Em Miami, onde se recupera de transplante de intestino, Matheus aprende inglês, Braille e come quase de tudo. Mãe conta que ele não gosta de banana

postado em 04/10/2017 08:00 / atualizado em 03/10/2017 21:07

Reprodução/Facebook
Em outubro de 2015, o pequeno Matheus comoveu o Brasil e principalmente a torcida cruzeirense com sua luta pela vida. À época com seis anos e portador de displasia neuronal no intestino, doença rara que o impedia de se alimentar por via oral, ele contou com ajuda do Cruzeiro, de outros clubes do país, de atletas e personalidades para divulgar a campanha de arrecadação de fundos que o permitiria passar por um transplante em Miami, nos Estados Unidos. Passados dois anos e na reta final de recuperação da sonhada cirurgia - realizada com recursos da União (o dinheiro da campanha cobre gastos diversos no exterior) -, Matheusinho engordou sete quilos, cresceu bastante, tem aulas de inglês, Braille e come de tudo. Segundo a mãe, Gecilene Oliveira, ele só não gosta de banana. O que não mudou nesse tempo todo foi sua paixão pelo Cruzeiro.

Tão logo soube do penta da Copa do Brasil, conquistado sobre o Flamengo, na última semana, Matheus pediu à mãe que postasse um vídeo no Facebook em homenagem aos jogadores. Com sua bateria, tocou e cantou “Somos loucos”.

”Ele ficou feliz demais com o penta. Temos muitos amigos cruzeirenses aqui. A maioria dos amigos que a gente fez aqui é cruzeirense, pessoas que nos procuraram, vieram até nós pela divulgação do caso dele na mídia. São amigos até hoje e todo mundo vibrou, mandou mensagem pra nós. Ele ficou super feliz”, conta Gecilene.

Matheusinho passou pelo transplante de intestino em setembro de 2016 e ficou sete meses internado no Jackson Memorial Hospital, de Miami, na fase inicial da recuperação. Em abril deste ano, ele recebeu alta, passou a morar com a mãe num apartamento, mas ainda assim realiza exames periódicos para que os médicos acompanhem o quadro clínico. “O Matheus está tendo consultas, fazendo exames de sangue toda semana. Ele precisa de um controle mais rígido. É acompanhado por uma equipe multidisciplinar. O transplante foi bem-sucedido. Matheus teve infecções normais, mas está bem”.

A conquista mais recente do pequeno cruzeirense foi retirar o acesso pelo qual recebeu a nutrição parenteral nos últimos anos, enquanto não podia se alimentar normalmente. “Nesse mês de setembro ele tirou o acesso. Esse acesso é um cateter que ficava na veia dele quando ele estava no Brasil. Ele estava com esse cateter há dois anos. Tem horas que nem acredito. Hoje, o Matheus come de tudo, pode sentir o prazer de degustar as coisas que ele sempre sonhou comer. Sua comida preferida é churrasco. A alegria dele é comer uma picanha. Os brasileiros aqui fazem churrasco, chamam a gente e ele fica todo animado. Até choro de alegria”, conta a mãe.

No fim do ano, Matheus passará por uma nova avaliação no intestino. Os médicos querem saber se já podem retirar a bolsa de colostomia usada pelo garotinho. 

Volta ao Brasil adiada por uma boa causa

Segundo a mãe, Matheus ainda não tem previsão de retorno ao Brasil, mas por um bom motivo. Os médicos do Jackson Memorial Hospital querem submetê-lo a um transplante de córnea. Por conta da doença, ele também perdeu a visão há alguns anos e sofre de catarata congênita. “No Brasil, os médicos diziam que ele não poderia mais enxergar, nem melhorar a visão. Aqui, a médica disse que é para fazer, porque pode ter bom resultado, embora não seja garantido voltar a enxergar (Matheus vê apenas vultos). Depois que ele terminar o tratamento do intestino, a gente vai fazer o transplante de córnea e depois voltar ao Brasil, mas não tem previsão”.

Até lá, Matheusinho curte a nova vida com menos restrições. Em Miami, ele tem aulas de inglês em casa, aprendeu a ler Braille (sistema destinado a pessoas com deficiência visual) e se alimenta normalmente. “O Matheus está pesando quase 25 quilos. No Brasil, estava pesando 18 quilos. Ele engordou quase sete quilos, cresceu, está fortinho e muito animado porque está aprendendo inglês. Está tendo aula em casa. Aqui as crianças não podem ficar sem estudo de forma alguma. Então ele aprendeu Braille, ganhou a máquina de Braille da escola e a gente vai seguindo o tratamento. A alegria dele é comer chocolate, doce, churrasco, as coisas que ele gosta. Só banana que não come (risos)”, relata a mãe.

Prestação de contas

Embora a União tenha arcado o transplante e o tratamento nos Estados Unidos, a mãe lembra que todo dinheiro arrecadado na campanha “Juntos pelo Matheus”, iniciada em outubro de 2015, cobre gastos diversos do garotinho no exterior e ajudará na reabilitação dele no Brasil. Todas as retiradas nas contas da campanha exigem prestação de contas à Justiça e à União.

Tags: displasia neuronal no intestino eua miami intestino transplante matheus futnacional interiormg americamg cruzeiroec