Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Desmonte chega à base: superintendente e diretor também decidem deixar o Cruzeiro depois da disputa do Brasileirão Sub-20

Toninho e Freeland comunicarão decisão ao presidente nos próximos dias

postado em 06/10/2017 15:04 / atualizado em 06/10/2017 16:06

Cruzeiro/Divulgação
O desmonte da diretoria do Cruzeiro não acontecerá apenas no futebol profissional. Nas categorias de base, o superintendente Antônio Assunção e o diretor Eduardo Freeland decidiram que também entregarão seus cargos ao presidente Gilvan de Pinho Tavares. Conforme apurou o Superesportes, eles aguardam apenas a disputa da decisão do Campeonato Brasileiro Sub-20. O Cruzeiro decidirá o troféu da competição em dois jogos contra o Coritiba, marcados para 12 e 19 de outubro na Arena do Calçado, em Nova Serrana (MG), e Couto Pereira, em Curitiba (PR).

Antônio Assunção já havia tomado sua decisão há algumas semanas, fruto de uma série de reflexões pessoais. Muito ligado ao ex-vice-presidente de futebol Bruno Vicintin, ele é o homem de confiança de Gilvan de Pinho Tavares na base estrelada desde outubro de 2015. Toninho, como é conhecido no clube, assumiu o cargo poucos meses depois da promoção de Vicintin ao futebol profissional.

Eduardo Freeland, por sua vez, é o executivo da base do Cruzeiro desde o início desta temporada. Foi contratado ao Botafogo em fevereiro e chegou à Toca I com excelentes referências para substituir Klauss Câmara, promovido ao profissional na mesma época. No alvinegro carioca, o gestor chegou às finais de competições nacionais em todas as categorias – sub-15, sub-17 e sub-20 – e levantou o caneco do Brasileiro Sub-20. Feito que poderá se repetir nesta temporada, com o Cruzeiro.

Após a publicação da reportagem, Antônio Assunção foi ao Twitter e afirmou que Freeland não deixará o Cruzeiro. "Eu trouxe o Eduardo Freeland para ser diretor e ele não vai deixar as centenas de funcionários e atletas após o Brasileiro", escreveu. Ele não se manifestou sobre sua decisão pessoal. 


Segundo a comunicação do grupo de transição da presidência, a intenção de Wagner Pires de Sá é manter a atual estrutura diretiva da base. Já houve um contato com Freeland em que assessores da presidência manifestaram admiração do presidente pelo trabalho e ratificaram o desejo de permanência. O diretor teria indicado desejo de seguir na Toca I. Ainda segundo a comunicação, também é intenção do presidente manter o superintendente Antônio Assunção.

A reportagem tentou contato com Eduardo Freeland durante toda tarde desta sexta-feira, mas ele não atendeu as ligações.  

Diretoria do profissional desmontada

No profissional, as saídas já começaram a ser oficializadas. Na quarta-feira, o vice-presidente de futebol, Bruno Vicintin, entregou uma carta a Gilvan de Pinho Tavares e anunciou seu desligamento. Ele não aceitou a intenção de Wagner Pires de Sá, presidente eleito para o próximo triênio, de colocar Itair Machado no comando do departamento de futebol. Nesta sexta-feira, em pronunciamento na Toca da Raposa II, Tinga também anunciou que não ficará para a próxima temporada.

Clique nos links abaixo e leia mais sobre o momento político turbulento pelo qual passa o Cruzeiro:



Tags: Eduardo Freeland Antônio Assunção interiormg diretoria cruzeiro