Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Klauss faz balanço de 2017, revela surpresa com saída de dirigentes e segue aguardando contato do Cruzeiro para definir futuro

Gestor de futebol da Raposa confessa surpresa com mudanças políticas e revela frustração em não participar do grupo de transição entre diretorias

postado em 30/10/2017 14:02 / atualizado em 30/10/2017 15:25

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
A nova diretoria do Cruzeiro já se mobiliza para a temporada 2018, mas ainda há um nome da atual cúpula que ainda está com o futuro indefinido: Klauss Câmara. Em entrevista ao programa ‘Bate Bola Bom Dia’, da ESPN, nesta segunda-feira, o diretor de futebol da gestão do presidente Gilvan de Pinho Tavares informou que ainda não recebeu contato de pessoas ligadas a Wagner Pires de Sá, eleito mandatário da Raposa para o próximo triênio (2018-2020).

Klauss fez um panorama de 2017, destacando que o elenco campeão da Copa do Brasil foi montado com pouco orçamento, em comparação a outros clubes da Série A. O diretor também lamentou as saídas de Bruno Vicintin, ex-vice-presidente de futebol do Cruzeiro, e de Tinga, gerente de futebol, que se despede do cargo no fim do ano. Câmara revelou que a atual cúpula ficou surpresa com as mudanças políticas no clube após Wagner Pires de Sá ter sido eleito e fez uma analogia com a permanência do técnico Mano Menezes. Na época, o time apresentava instabilidade com a perda do Campeonato Mineiro, além da eliminação precoce na Copa Sul Americana.

“Todos nós fomos (surpreendidos), na verdade. Assim como nós acreditamos na continuidade no trabalho do treinador, reconhecendo e valorizando a qualidade do trabalho, esperávamos ter continuidade em virtude do que fizemos aqui enquanto equipe. Colocamos o Cruzeiro, enquanto equipe, em uma Libertadores, facilitando o planejamento para 2018, já ‘startando’ a temporada com uma receita bem maior que tivemos nesse ano, o que dá uma condição de falar de contratações de grande porte… Então fomos surpreendidos por isso, mas há uma compreensão de que isso faz parte do contexto”, disse o dirigente.

Além de não ter recebido contato oficial da nova direção, Klauss Câmara também não participa do processo de transição das cúpulas e demonstrou frustração por estar de fora das ações. Atualmente, fazem parte do grupo o presidente eleito, Wagner Pires de Sá, os diretores Marcone Barbosa e Fabiano de Oliveira Costa, os vices Hermínio Francisco Lemos (ficará com o controle administrativo do Cruzeiro) e Ronaldo Granata (que possivelmente assumirá a gerência das categorias de base); Serginho, representante do Cruzeiro no programa Alterosa Esporte, Itair Machado (que será o homem forte do futebol profissional) e Marco Antônio Lage (que será o futuro diretor de comunicação e marketing).

“Confesso que gostaria de estar participando desse processo de transição entre as diretorias, se a nova diretoria está de acordo com as filosofias que seguíamos, os atletas no qual entendemos ser importantes para a próxima temporada… Mas isso agora fica à cargo da nova diretoria. O contexto do Cruzeiro, pela eleição ter sido no início de outubro, dá uma margem de tempo para planejar a próxima temporada. Mas, se estivéssemos próximos, o clube estaria beneficiado, mas na verdade ainda tenho essa expectativa, ainda aguardo o contato oficial da diretoria, pois o Cruzeiro é um clube gigante e pretendo deixar o melhor para o clube”, garantiu Klauss.

O Cruzeiro anunciou recentemente o ex-zagueiro Marcelo Djian como novo diretor de futebol a partir da próxima temporada. Ou seja, Klauss Câmara exercerá outra função, caso permaneça na Raposa com a nova gestão.

Carreira ligada ao Cruzeiro
 
A história profissional de Klauss é diretamente ligada ao Cruzeiro. O dirigente começou no clube como atleta da base, em 1991. Deixou a Toca I para jogar futebol de salão, mas desistiu de atuar em 2000 e foi estudar gestão esportiva em Florianópolis.

Especializado em marketing esportivo, ele chegou ao Figueirense em 2006 e participou da gestão que revelou Roberto Firmino, hoje na Seleção Brasileira. Em 2010, coordenou a captação no Atlético Paranaense.

Klauss voltou à Toca da Raposa II para também gerir a captação de talentos, em 2010. Convidado pelo Fluminense, ele deixou Belo Horizonte no ano seguinte para coordenar categorias inferiores nas Laranjeiras. Convocado por Bruno Vicintin, voltou ao Cruzeiro em junho de 2014 para gerir o departamento celeste.

Com experiência vasta no futebol de base, o gestor chegou a ter a promoção estudada pela alta cúpula celeste em setembro de 2015, quando o então diretor de futebol Isaías Tinoco foi demitido do cargo. O clube, no entanto, manteve o dirigente na base e contratou Thiago Scuro, que permaneceu na função por um ano e três meses. Em janeiro deste ano, Klauss foi promovido, sobretudo após ter tido sucesso na negociação que trouxe Thiago Neves ao Cruzeiro.

Confira outras respostas de Klauss Câmara:

Avaliação de 2017

Foi um trabalho muito bem feito. Pegamos o Cruzeiro vindo de duas temporadas brigando pelo rebaixamento. Esse ano se tem algo que a gente pode levantar o dedo e dizer que na nossa gestão, é que foi uma gestão única no futebol. Fizemos aquilo que todos os gestores defendem, que temos que ser os principais responsáveis pela continuidade de trabalho do treinador, mesmo com um momento bastante adverso que passamos durante o ano. Trabalhamos com um orçamento bastante enxuto, apesar da grandeza do Cruzeiro, onde a gente precisou de montar um elenco de qualidade, com um orçamento bem limitado, fizemos mais renovações de contrato do que contratações em si. E assim montamos uma equipe competitiva para brigar com clubes de grandes orçamentos, e tivemos uma gestão vitoriosa. A mudança na diretoria se dá mesmo com a obtenção de resultados, coisa que geralmente os profissionais buscam para não perderem o cargo.

Futuro de Klauss no futebol

Primeiramente estou aguardando um contato oficial da nova diretoria. Sou um profissional do futebol, tenho passagem em outros clubes, como o Figueirense, Atlético-PR, Fluminense e retornei ao Cruzeiro. Apesar do desejo de continuar, sou um profissional. Assumi o compromisso de terminar a atual gestão. Cruzeiro ainda tem pretensões na temporada. Não é porque ganhamos a Copa do Brasil que entramos de férias, igual muitos falam. Hoje temos um jogo extremamente importante (diante do Palmeiras, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro). Queremos colocar orçamentos ainda maiores, pois quanto mais alto na tabela, mais premiação recebemos. Sabemos da importância disso para a próxima gestão.

Tags: Wagner Pires de Sá Klauss Câmara seriea mercadobola renovação diretoria futnacional cruzeiroec