Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Recuperado, Rafael Galhardo se prepara para estreia no Cruzeiro: 'Esses quatro jogos serão importantes para meu futuro no clube'

Reserva nos últimos cinco jogos da equipe no Brasileiro, lateral-direito espera fazer bom papel na reta final do torneio para prorrogar seu contrato

postado em 15/11/2017 08:00 / atualizado em 15/11/2017 02:07

Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Contratado em julho de 2017, Rafael Galhardo finalizou o tratamento de cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito nas instalações do departamento médico do Cruzeiro. Ele está à disposição desde 18 de outubro, quando foi relacionado pela primeira vez pelo técnico Mano Menezes – derrota para o Coritiba por 1 a 0, no Couto Pereira. Depois de cinco jogos na reserva, o camisa 22 enfim estreará pelo clube nesta quarta-feira, às 19h30, contra o Avaí, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Caso não sofra nenhum contratempo, Galhardo sabe que sua sequência na equipe será estendida, pois o habitual titular Ezequiel passará por cirurgia de retirada de hérnia inguinal na próxima quinta-feira. O lateral, portanto, também atuará diante de Vitória (fora), Vasco (casa) e Botafogo (fora). É a chance que precisa para jogar bem e renovar o contrato válido até 31 de dezembro deste ano por mais três temporadas.

“Acredito que tenho que fazer um bom trabalho e representar bem o clube. Não penso no futuro, tenho que pensar somente no jogo de amanhã. Quero estrear bem, fazer boa partida e (renovar o contrato) será consequência dos próximos jogos”, disse Galhardo, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

Eleito pela Revista Placar o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro de 2015, vestindo a camisa do Grêmio, Galhardo sabe que atingir o bom nível apresentado há dois anos é tarefa praticamente impossível. Afinal, ele não joga desde novembro de 2016, quando estava a serviço do Atlético-PR. 

“Este ano, como faltam quatro jogos, acho difícil. Minha meta principal era voltar a jogar, e graças a Deus consegui. Amanhã quero representar bem o clube e fazer boa estreia. Esses quatro jogos serão importantes para o meu futuro no clube. Espero voltar bem aos gramados para que eu possa dar sequência na minha carreira”.

Questionado sobre quanto tempo suportará diante do Avaí, o jogador acredita que poderá atuar por pelo menos dois terços da partida. “Difícil estimar um tempo. Hoje o nível de jogo é muito alto. O professor me disse que eu atuaria uns 70 minutos. Acredito que possa ser por aí. Até onde aguentar, vou falar com ele”.

Com relação à permanência no Cruzeiro, Galhardo disse que ainda não foi procurado pela nova diretoria para a renovação contratual, mas está confiante de que bons jogos facilitarão esse processo.

“Até agora não conversaram, até porque não consegui mostrar meu futebol. Só estou treinando, e treinando bem, mas preciso provar nos jogos. Meu contrato vai até 31 de dezembro, então a diretoria terá tempo para decidir se ficará comigo ou não. E, para isso, preciso mostrar meu futebol”, declarou o jogador, que é representado pelo empresário carioca Eduardo Uram.

Leia outros trechos da entrevista de Galhardo:

Retorno ao futebol

Muito feliz por ter a oportunidade de voltar a jogar mais de nove meses depois da minha cirurgia. Feliz também pela oportunidade de jogar com a camisa do Cruzeiro. É motivo de alegria, felicidade e ansiedade. Nesse tempo em que você fica parado, muita coisa ruim acontece, as dúvidas vêm... mas graças a Deus essa fase ruim passou e agora é pensar lá na frente.

Tempo fora dos gramados

Claro que você vem de uma lesão séria e fica nove meses parado. Mas o clube me deu muita estrutura e suporte para me recuperar. Tenho que ter consciência de que estamos no fim da temporada e será apenas a minha primeira partida. Vou dar o meu melhor para ajudar o Cruzeiro a vencer essas partidas. Estou um pouco abaixo dos outros, mas venho me dedicando muito nos treinos para, quando a chance aparecer, dar o meu melhor.

Companhia de Judivan na recuperação

Quando cheguei aqui, o Judivan estava nessa fase também. Passamos esse momento juntos, minha recuperação foi em conjunto com a dele. Esse último jogo foi motivo de felicidade para todos. Só quem se machuca que sabe o quanto é difícil ficar fora dos gramados por mais de nove meses. Mas passou. Agora é aproveitar, esquecer o que ficou para trás e fazer uma grande estreia com essa camisa.
Mensagens de torcedores

Tenho recebido muitas mensagens de torcedores, que estão ansiosos pela minha estreia. Mas o Mano é um cara inteligente, sabe programar as coisas e deixou essa reta final para que eu estreie. Precisava de um tempo para me preparar, pois estava abaixo do nível dos outros jogadores. Agora, no momento certo, a oportunidade surgiu.

Cobranças de falta

Quando tem uma falta, a gente costuma brincar que todos estão confiantes para bater. Eu, Robinho, Thiago, Lucas Silva, Arrascaeta... todos nós estamos treinando bastante ali. Na hora do jogo vou dar uma apelada para eles, pois estou há muito tempo sem bater. Quem sabe posso bater.

Nota: Galhardo é especialista no fundamento, pois marcou três dos sete gols na carreira profissional em cobranças de falta.

Tags: galhardo cruzeiro lateral mercado seriea