Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Cruzeiro pode reencontrar 'conhecidos' já na fase de grupos da Libertadores de 2018

Potes 2, 3 e 4 contam com equipes e jogadores conhecidos pelos cruzeirenses

postado em 20/12/2017 07:00 / atualizado em 20/12/2017 10:16

AFP/Norberto Duarte
O sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2018 será realizado nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil de 2017, está garantido na fase de grupos do torneio e será um dos cabeças de chave, ficando no pote 1.



Em sua 16ª participação na Libertadores, a Raposa pode reencontrar ainda na fase de grupos velhos conhecidos, seja clubes ou jogadores. Uma coisa é certa: conforme o regulamento da competição, equipes do mesmo país que se classificaram diretamente para os grupos não se enfrentam de cara. A exceção cabe aos quatro clubes oriundos das fases preliminares, distribuídos de maneira aleatória nas chaves. Essas equipes vão compor o pote 4.



Veja, abaixo, quem são os conhecidos da torcida celeste e podem ser adversários na Libertadores.

Estudiantes-ARG
 
AFP/Vanderlei Almeida e AFP/Emmanuel Pinheiro
No pote 2, o Estudiantes poderá estar no caminho do Cruzeiro pela terceira vez na Libertadores. Em 2009, os clubes se enfrentaram tanto na fase de grupos quanto na decisão, que foi vencida pelos argentinos. Na edição de 2011, a Raposa "lavou a alma" ao golear a equipe de La Plata nos dois duelos pelo Grupo 7: 5 a 0, na Arena do Jacaré, e 3 a 0, na Argentina.

O elenco do Estudiantes de 2018 contará com remanescentes do título de 2009, como o goleiro Mariano Andújar, o zagueiro Leandro Desábato, o volante Rodrigo Braña e o atacante Gastón Fernández.

Cerro Porteño-PAR e Mauricio Victorino
 
AFP/Norberto Duarte e Divulgação/Cerro Porteño
O Cerro Porteño, do pote 2, foi um dos adversários do Cruzeiro na Libertadores de 2014. Nas oitavas de final, a Raposa conseguiu a classificação no Paraguai, após vencer por 2 a 0. El Ciclón conta com o ex-cruzeirense Mauricio Victorino no elenco, mas ele está suspenso por tempo indeterminado por doping.

Universidad de Chile e Felipe Seymour
 
AFP/Martin Bernetti e Divulgação/Universidad de Chile
A Universidad de Chile, do pote 2, esteve no caminho da Raposa em edições recentes da Libertadores, como em 2009, pelas oitavas de final, e em 2014, pela fase de grupos. O volante Felipe Seymour, com passagem pela equipe celeste em 2015, integra o elenco chileno.

Defensor Sporting-URU

Douglas Magno/AFP
A equipe uruguaia, integrante do pote 3, surpreendeu na Libertadores de 2014 e um dos adversários foi o Cruzeiro, na fase de grupos. Com Felipe Gedoz e De Arrascaeta entrosados, o time chegou à semifinal daquela edição. 

De Arrascaeta, hoje camisa 10 do Cruzeiro, pode reencontrar o clube que o revelou ainda na fase de grupos da Libertadores de 2018.

Real Garcilaso-PER

AFP/Luka Gonzales
Componente do pote 3, o Real Garcilaso marcou negativamente a história do Cruzeiro. Na Libertadores de 2014, os torcedores do time peruano dirigiram ofensas racistas ao volante Tinga, jogador celeste à época, em uma partida pela fase de grupos, disputada em Huancayo. Depois daquele episódio, o clube mineiro protestou contra os peruanos na Conmebol.

Duvier Riascos

Reprodução/Facebook Duvier Riascos @riascos1120
O Millonarios, integrante do pote 3, conta em seu elenco com o polêmico atacante Duvier Riascos, que teve passagem discreta pela Toca da Raposa em 2015 e 2016. Ele deixou o Cruzeiro de forma conturbada após supostamente ofender o cube em uma entrevista e se desentender com a diretoria.

Wellington Paulista, Diego Renan, Apodi, Fabrício Bruno e Douglas Grolli

AFP/Nelson Almeida
Jogadores com passagem pelo Cruzeiro, o atacante Wellington Paulista, os zagueiros Fabrício Bruno e Douglas Grolli, e os laterais Diego Renan e Apodi fazem parte do elenco da Chape, que disputará a segunda fase da Libertadores (anterior aos grupos). O primeiro deles, inclusive, foi artilheiro da Raposa na edição de 2009, com cinco gols.

Jesús Dátolo

Divulgação/Banfield
O argentino Banfield está na segunda fase da Copa Libertadores. Um dos jogadores de destaque do time é Jesús Dátolo, ex-Atlético. O meio-campista foi um dos pilares do time atleticano na Copa do Brasil de 2014, quando o Galo venceu a Raposa e conquistou o troféu nacional. Em 2008, quando defendia o Boca Juniors, Dátolo marcou um dos gols da vitória 'xeneize' sobre a equipe celeste por 2 a 1, na Bombonera, pelas oitavas de final da Libertadores.

Prováveis potes da Libertadores 2018:

Pote 1 (cabeças de chave): Grêmio (campeão Libertadores), River Plate-ARG, Boca Juniors-ARG, Atlético Nacional-COL, Peñarol-URU, Santos, Corinthians e Cruzeiro

Pote 2: Independiente-ARG (campeão da Sul-Americana), Emelec-EQU, Estudiantes-ARG, Cerro Porteño-PAR, Palmeiras, Bolívar-BOL, Libertad-PAR e Universidad de Chile

Pote 3: The Strongest-BOL, Colo Colo-CHI, Racing-ARG, Flamengo, Defensor-URU, Alianza Lima-PER, Millonarios-COL e Real Garcilaso-PER

Pote 4: Atlético Tucumán-ARG, Deportivo Lara-VEN, Monagas-VEN, Delfín-EQU e quatro times oriundos das três fases preliminares

Tags: libertadores2018 libertadores2017 futinternacional futancional cruzeiroec