Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Arrascaeta se torna o estrangeiro com mais jogos pelo Cruzeiro; relembre cinco momentos marcantes do uruguaio pelo clube

Marca é igualada após zagueiro argentino Roberto Perfumo encabeçar lista por mais de quatro décadas. Camisa 10 defende o clube celeste desde janeiro de 2015

postado em 18/01/2018 12:50 / atualizado em 18/01/2018 14:29

Ramon Lisboa/EM/D.A Press
A noite dessa quarta-feira reservou várias histórias no Mineirão: estreia, reencontros, casa cheia e marca histórica sendo igualada. Ao entrar em campo na vitória sobre o Tupi, por 2 a 0, na rodada inicial do Campeonato Mineiro, o meia Arrascaeta se tornou o estrangeiro que mais vestiu a camisa do Cruzeiro.

O uruguaio chegou ao mesmo número de jogos do zagueiro argentino Roberto Perfumo, com 141 partidas pelo clube - o defensor passou pela Raposa entre 1971 e 1974. Arrascaeta já havia deixado para trás o volante chileno Maldonado, que atuou em 137 partidas; o lateral-esquerdo argentino Sorín, com 127 jogos; e o meia Montillo, também da Argentina, que entrou em campo 122 vezes.

Autor de 35 gols, Arrascaeta ocupa o quarto posto entre os gringos artilheiros. Acima estão o boliviano Marcelo Moreno, com 45; o espanhol Fernando Carazo, com 44; e Montillo, com 36. Caso mantenha a média das duas últimas temporadas, o uruguaio poderá terminar o ano encabeçando a artilharia: em 2016 fez 14 gols; já em 2015, balançou as redes em 12 oportunidades.

Durante as férias, Arrascaeta teve proposta Orlando City, dos Estados Unidos. Na ocasião, o clube ofertou US$ 7 milhões por 50% dos direitos do camisa 10. Uma equipe do futebol chinês também teria manifestado o interesse na aquisição do jogaador. Porém, por opção do próprio Arrascaeta, tais possibilidades foram descartadas. É que o atleta pretende se manter num clube onde tenha visibilidade para continuar a ser convocado por Oscar Tabárez, técnico da Seleção Uruguaia. Provavelmente, o meia-atacante cruzeirense estará na lista dos 23 relacionados para a Copa do Mundo de 2018.

Grande contratação do Cruzeiro para 2015, Arrascaeta vive sua melhor fase com a camisa celeste e vem sendo utilizado como titular nos últimos compromissos pela Seleção Uruguaia. Nesta temporada,, o meia-atacante voltará a disputar a Copa Libertadores, torneio no qual se destacou pelo Defensor Sporting em jogos que chamaram a atenção da diretoria da Raposa, no ano de 2014.

O Superesportes separou os cinco melhores momentos de Arrascaeta com a camisa do Cruzeiro até aqui. Leia!

1 - Estreia pelo Cruzeiro

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Arrascaeta entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Cruzeiro no dia 11 de fevereiro de 2015. O adversário era o Guarani de Divinópolis, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O meio-campista não marcou gols, mas deixou seu ‘cartão de visita’ organizando o setor de armação do time.

Desde os primeiros minutos da partida, Arrascaeta chamou a responsabilidade do jogo e criou ótimas oportunidades, desperdiçadas pelos companheiros naquela noite. Apesar das chances perdidas, o Cruzeiro venceu por 3 a 1, com dois gols de Leandro Damião e um de Judivan. João Carlos descontou para o Guarani.

2 - Gol de bicicleta

Rodrigo Clemente/EM/D.A Press
Dentre os 35 gols marcados por Arrascaeta até aqui, um dos mais belos foi marcado na noite do dia 8 de abril de 2015, quando o Cruzeiro enfrentou o Mineros de Guayana-VEN pela fase de grupos da Copa Libertadores. Na ocasião, o camisa 10 se aproveitou de um descuido da defesa venezuelana e acertou uma bicicleta de dentro da grande área, marcando um golaço.

Além do uruguaio, o atacante Leandro Damião e o volante Henrique marcaram os outros gols do Cruzeiro, que venceu o duelo por 3 a 0.

3 - Caneta em Josué

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
O gol mais ‘famoso’ de Arrascaeta com a camisa celeste foi contra o Atlético, pelo primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro de 2015. Cercado por cinco adversários, o uruguaio aplicou uma caneta humilhante no volante Josué, passou por Douglas Santos e Jemerson e chutou cruzado, no canto direito do goleiro Victor. A partida terminou empatada por 1 a 1.

O tento marcado rendeu vários apelidos ao meio-campista, sendo ‘Arrascaneta’ o mais famoso deles.

4 - Bons números em clássicos


Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Arrascaeta acumula bons números enfrentando o Atlético. Em oito clássicos que disputou, o uruguaio marcou quatro gols e ajudou com outras três assistências. No ano passado, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, por exemplo, o meio-campista deu passe para o tento de Thiago Neves e anotou o segundo gol. A Raposa venceu o duelo por 2 a 1. Elias descontou para o alvinegro.

5 - Final da Copa do Brasil


Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Em 2003, Alex marcou um belo gol no Maracanã, contra o Flamengo, pela decisão da Copa do Brasil. Passados 14 anos, a situação se repetiu: um camisa 10 do Cruzeiro deixou sua marca no Rio de Janeiro contra o time rubro-negro, na final da competição nacional.

Arrascaeta entrou em campo aos 34min no lugar de Thiago Neves e precisou de poucos toques na bola para mostrar seu poder de decisão. O drible da lateral para o meio, o passe em direção a Hudson e o sentimento de que sempre é preciso acreditar na falha do goleiro foram determinantes. O uruguaio se aproveitou de rebote de Thiago, após chute de fora da área, e concluiu para as redes: 1 a 1. Lucas Paquetá havia aberto o placar para o Flamengo.

O gol de Arrascaeta no Maracanã deixou o Cruzeiro vivo na briga pelo título. Em 27 de setembro, a Raposa empatou sem gols com o Flamengo no Mineirão e ganhou nos pênaltis por 5 a 3, garantindo assim o pentacampeonato do torneio.

Tags: perfumo recorde futnacional interiormg arrascaeta cruzeiroec