Cruzeiro
None

COPA LIBERTADORES

Chance de ir à Copa, venda histórica, 'melhor que Batistuta': a grande revelação do Racing, primeiro rival do Cruzeiro na Libertadores

Martínez, argentino de 20 anos, é a maior estrela da equipe de Avellaneda

postado em 20/02/2018 08:00 / atualizado em 20/02/2018 10:38

Racing/Divulgação
“Muitos o comparam com Batistuta. Mas ele é mais técnico e inteligente. Batistuta era um goleador. Ele tem a visão do campo de jogo, parte com a bola. Tem um potencial imenso”. O jornalista Maiano Repetto acompanha como poucos o Racing, rival do Cruzeiro na estreia da Copa Libertadores, no dia 27 de janeiro, na Argentina. Ficou evidente nas palavras do repórter a admiração dele pelo futebol da jovem promessa Lautaro Martínez, que está chamando atenção inclusive do técnico da Seleção, Jorge Sampaoli, que já o observou no estádio e pensa em testá-lo antes da Copa do Mundo da Rússia.

Nem Tévez, nem Pratto, nem Centurión... Lautaro Martínez roubou a cena e passou a ser a grande figura do futebol argentino. Técnico e habilidoso, o atacante, de apenas 20 anos, fez 43 jogos oficiais pelo Racing, o suficiente para se tornar a venda mais cara da história dos clubes da Argentina, caso concretizada. A imprensa noticia que a Inter de Milão já acertou com o time de Avellaneda a compra dos direitos do atacante por 33 milhões de dólares.

“O curioso é que essa é uma disputa entre rivais. Hoje a venda mais cara do futebol argentino foi a de Aguero ao Atlético de Madrid. Aguero que é vermelho (Independiente). O Racing vai passar o maior rival agora. Já há um acordo. O Racing deve ficar entre 23 e 25 milhões de dólares livres. Mas Lautaro deve ficar até o meio do ano”, afirmou o jornalista argentino.

A saída do atacante já é dada como certa até pelo treinador Eduardo Coudet. Em entrevista no dia 11, o técnico disse, em tom de galhofa, que o atleta deve ficar até o fim do ano. “Hoje vi a mãe de Lautaro. Ela me disse que ele quer ficar até dezembro. Imagine o tão contente estou”, brincou Coudet.

Reprodução/Clarin
O atacante surgiu no modesto Liniers de Bahía Blanca, que ainda mantém um pequeno percentual do atleta. Em 2015, fez sua primeira partida oficial pelo Racing. Na temporada 2016/17, em 26 jogos marcou 9 gols. Em 2017/18, são sete gols em 12 partidas.

Mais chamativo que os números são as atuações do jogador. Jorge Sampaoli foi assisti-lo in loco contra o Huracán, neste mês de fevereiro. A presença do técnico não deixou o jogador pressionado. Em um jogo especial, marcou três gols. O Racing venceu por 4 a 0. Os gritos da torcida não pararam: “Para Lautaro, a Seleção”.

“Ele joga de frente para o ataque. É o responsável por avançar com a bola, está sempre nos metros finais do campo. Pode jogar na direita ou esquerda, preferência para a esquerda, puxando para o centro”, afirmou o jornalista Repetto. “O que chama muita atenção é sua atitude e personalidade. Quando recebe pancadas em campo, responde com gols e bom futebol, não entra na pilha. Tem uma mentalidade vencedora, é muito focado. A notícia de um acordo entre Racing e Inter de Milão não mudou em nada o comportamento dele, muito centrado”, avaliou.

Curiosidades sobre Lautaro Martinez:

  • Queria ser jogador de basquete: “Eu gosto muito. Jogava quando garoto, mas aos 15 anos escolhi o futebol. O basquete me encanta”, disse o jogador.
  • Referências: “Gosto muito do Suárez e também do colombiano Falcao García”.
  • Pensou em cursar Nutrição quando deixou o ensino médio.
  • Nada de redes socais: “O que lia me fazia mal. Se você faz três gols, é o melhor. Se erra um passe, não pode vestir a camisa do Racing”.
  • Na Inter de Milão, a imprensa italiana noticia que ele vai ter uma multa rescisória maior que a de Mauro Icardi, atacante titular da equipe italiana (120 milhões de euros contra 110 milhões de euros).
  • Se confirmado, Lautaro será a venda mais cara da história do futebol argentino: 33 milhões de dólares.

Tags: Inter de Milão Lautaro Martínez atacante racing