Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano Menezes analisa vitória do Cruzeiro e ironiza reclamações de Alberto Valentim

Técnico teve momentos de estranhamento com comandante botafoguense

postado em 06/05/2018 18:47 / atualizado em 06/05/2018 20:32

Alexandre Guzanshe/EM D.A Press
“Venceu quem jogou melhor”. Com essa frase, o técnico Mano Menezes deu início à análise da vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo por 1 a 0, neste domingo, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Graças ao bom resultado, o time celeste chegou a quatro pontos, encerrou o jejum de gols na competição nacional e deixou a zona de rebaixamento, pulando provisoriamente para o 14º lugar.


“Venceu quem jogou melhor, quem teve mais oportunidades, quem lutou mais pela vitória. Tivemos algumas dificuldades no começo do jogo, cometemos algumas faltas laterais desnecessárias, e eles têm uma bola parada muito boa. Fora isso, a partir da metade do primeiro tempo, começamos a trabalhar melhor a bola, com qualidade, até a marcação do primeiro gol”, analisou o treinador, que citou ainda o curto tempo de recuperação da equipe em função do jogo da última quarta-feira contra o Vasco, em São Januário, pela Copa Libertadores (vitória por 4 a 0). O Botafogo, por sua vez, folgou no meio da semana.

“Imaginávamos que seria uma partida difícil pelo que tínhamos visto do Botafogo até aqui e em função do jogo de quarta-feira passada pela Libertadores. É diferente você jogar na quarta-feira e o adversário não jogar. Isso vai colocando para o jogo uma situação diferente em termos de explosão muscular, que é a fração de segundos na qual o jogador toma a decisão e arranca para fazer um drible ou uma jogada mais objetiva. Isso falta um pouquinho quando o jogo se estabelece na desigualdade física. Mas o time se superou, foi indo, amassou, pressionou e chegamos à marcação do gol com o Dedé. Já poderíamos ter feito antes, ter ampliado depois, mas pela dificuldade do jogo saio muito feliz com tudo que esse grupo fez nas últimas semanas e conseguiu a vitória no Brasileiro”.

Além do gol marcado por Dedé, o Cruzeiro criou outras jogadas de perigo, principalmente quando Raniel entrou no lugar de Sassá no segundo tempo. O camisa 17 teve duas boas chances: na primeira, chutou forte para boa defesa de Jefferson; na segunda, atrapalhou-se ao tentar driblar e acabou desarmado pela zaga botafoguense. Arrascaeta e Rafinha também exigiram defesas do goleiro alvinegro. No geral, a Raposa finalizou 20 vezes, sendo sete em direção à meta, e registrou 52% de posse de bola. Os dados são do Footstats.

Confusão

Nos minutos finais da partida no Mineirão, o técnico do Botafogo, Alberto Valentim, envolveu-se em confusão com Robertinho, preparador de goleiros do Cruzeiro. Um vídeo publicado no site Globoesporte.com mostra o integrante da comissão técnica celeste gritando: “Sai pra lá, seu merda! Sai pra lá, babaca!”. Em seguida, uma voz que seria de Valentin responde: “Tem que me respeitar, caralho!”. Apesar do clima quente à beira de campo e na descida para os vestiários, não houve relato da discussão na súmula do árbitro paulista Leandro Bizzio Marinho.

Na coletiva, Mano Menezes foi perguntado sobre o episódio. “Tem que perguntar para ele (Valentim), né?! Ele que estava irritado. Eu estava calmo”, respondeu.

De acordo com Mano, Valentim estava reclamando de todas as marcações da arbitragem. Num dado momento, o treinador cruzeirense fez um gesto ao adversário, dando a entender que ele estava 'falando muito'. Esse estranhamento foi captado por câmeras que filmavam o jogo. “Eu apenas num determinado momento fiz um sinal de que ele estava falando muito. Reclamou do lateral, reclamou do cartão, reclamou do pênalti, reclamou de tudo”.

Em tom de ironia, Mano recomendou ao colega de profissão a não seguir os passos da 'velha geração'. “Vocês têm boas expectativas em cima da nova geração. E eu não quero, nem de longe, que ela seja igual a gente”.

O próprio comandante da Raposa tem histórico de reclamações e questionamentos à arbitragem. Tanto que o assistente Sidnei Lobo precisou comandar a equipe em algumas ocasiões, já que Mano cumpriu suspensões automáticas consequentes de expulsões.

Folga

Com a semana livre para recuperar os jogadores, o Cruzeiro terá dois dias consecutivos de folga. A reapresentação será na quarta-feira, com treinamento em dois períodos na Toca II. No domingo, às 11h, no Mineirão, o time azul enfrentará o Sport, pela quinta rodada do Brasileiro, e tentará emplacar o segundo triunfo consecutivo. 



Tags: Alberto Valentim futnacional interiormg seriea cruzeiro botafogo