Cruzeiro
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Tite revela que zagueiro Dedé, do Cruzeiro, está em lista de suplentes para Copa do Mundo

Treinador quebrou protocolo e revelou nome do defensor em 'segunda' lista

postado em 14/05/2018 14:38 / atualizado em 14/05/2018 21:47

Técnico da Seleção, Tite divulgou nesta segunda-feira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, a lista dos 23 jogadores convocados para disputar a Copa do Mundo da Rússia. Da relação de suplentes, composta por outros 12 atletas, apenas o zagueiro Dedé, do Cruzeiro, teve o nome revelado pelo comandante.

Tite abriu essa exceção para premiar o jogador cruzeirense por sua volta ao futebol, após sofrer com lesões nos joelhos direito e esquerdo desde novembro de 2014.

“A lista tem atletas que nunca foram convocados, mas que estamos acompanhando. Vou falar de um porque ele merece. Dedé, do Cruzeiro, merece. Porque todo trabalho que realizou de superar e me identifico com ele porque passei por isso como atleta. Vou fazer essa confidência aqui. Problemas de joelho que passou, de ficar fora, de encontrar um clube, uma família, tinha que encontrar essa superação e voltar em alto nível. Têm atletas também que nunca estiveram convocados que estão na lista e brigaram por uma possibilidade. Ele se faz merecedor de eu quebrar essa... Me perdoem meus companheiros de comissão técnica, mas ele merece”, disse.

Foram convocados para a mesma posição de Dedé os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva, do Paris Saint-Germain-FRA; Miranda, da Internazionale-ITA; e Geromel, do Grêmio. A lista dos 35 jogadores (23 convocados e os 12 suplentes) já foi enviada à Fifa.

Lesões

Com a camisa celeste, o zagueiro chegou a ser convocado para Seleção Brasileira pelo técnico Luiz Felipe Scolari em 2013. Ele esteve na lista dos relacionados para os amistosos com Coreia do Sul e Zâmbia. No clube, foi peça importante no bicampeonato brasileiro. Porém, um edema ósseo no joelho direito sofrido em 5 de novembro de 2014 - empate por 3 a 3 com o Santos, na Vila Belmiro, pela semifinal da Copa do Brasil - deu início aos sucessivos problemas.

Dedé passou todo o ano de 2015 ausente dos gramados. Em 2016, ele voltou no começo do ano, porém fez apenas seis partidas. Uma fratura na patela do joelho direito diagnosticada em março obrigou o camisa 26 a passar mais um longo período no departamento médico.

Depois de ficar fora do futebol por um ano e 22 dias por causa da enfermidade, Dedé voltou a jogar em 21 de março de 2017. O zagueiro disputou sete partidas até sofrer um edema ósseo no joelho esquerdo, em junho, por forçar a perna que até então não tinha lesão. À época, o clube estabeleceu prazo de quatro a seis semanas para o retorno do jogador.

O defensor só voltou às atividades na pré-temporada deste ano. Seu primeiro jogo foi em 24 de fevereiro, na vitória por 3 a 0 sobre o Boa Esporte, pelo Campeonato Brasileiro. Até ser lembrado por Tite para a lista de suplentes, foram 14 jogos pelo Cruzeiro e dois gols marcados.


Tags: copa2018 selefut dedé cruzeiro interiormg seriea