Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Site divulga documento com proposta do Cruzeiro ao Guangzhou por Ricardo Goulart

Oferta assinada por Itair Machado foi enviada aos chineses em 17 de junho

postado em 14/07/2018 12:21 / atualizado em 14/07/2018 13:40

China OUT / AFP
O site Deus Me Dibre divulgou o documento da proposta feita pelo Cruzeiro para a compra dos direitos econômicos do meia-atacante Ricardo Goulart, do Guangzhou Evergrande, da China. A oferta assinada pelo vice-presidente de futebol Itair Machado foi enviada aos chineses há quase um mês, no dia 17 de junho. À época, o Superesportes informou que o clube montou uma operação financeira para tentar repatriar o jogador de 27 anos.

Deus Me Dibre

Para ter Goulart, o Cruzeiro propôs ao Guangzhou pagar 15 milhões de euros em três parcelas: a primeira no ato da compra; a segunda em 10 de julho de 2019; a terceira em 10 de julho de 2020. O clube celeste ainda autorizou o empresário Paulo Pitombeira a atuar como emissário na negociação com o Guangzhou.

Existem inconsistências na redação do documento. Em vez de redigir ‘fifteen million’ (quinze milhões em inglês), o Cruzeiro colocou ‘ten million’ (dez milhões). No Direito do Brasil, em caso de divergências entre valores escritos por algarismo e por extenso, prevalece a segunda forma. Além disso, por duas vezes o nome do atleta foi escrito equivocadamente: “Pricardo” e “Ricardo Goular Pereira”. Há também o termo inadequado “vice presidente of football”.

AFP PHOTO / Alex ARAUJO
Sem mencionar o nome de Ricardo Goulart, Itair Machado garantiu, em entrevista coletiva no dia 25 de junho, que o Cruzeiro estava em vias de conseguir uma grande contratação. “O Cruzeiro está, sim, com negociações em andamento, negociações muito difíceis, mas que podem dar certo. Nesse momento não podemos falar nomes, pois atrapalharia, mas o Cruzeiro está sim viabilizando recursos”.

“São vários empresários que estão ajudando. Nós acabamos de arrecadar agora R$ 6 milhões através de um trabalho que o Serginho (Sérgio Nonato, diretor geral) com alguns empresários para ajudar em contratação. Esse dinheiro vai nos ajudar agora ou em dezembro”, acrescentou o dirigente na ocasião.

Por sua vez, o presidente Wagner Pires de Sá, em declaração ao Superesportes em 3 de julho, ressaltou a dificuldade de conseguir o dinheiro necessário. “O interesse (no Ricardo Goulart) todos nós temos. Temos interesse, inclusive, no Cristiano Ronaldo, no Neymar (risos). Mas o problema é arrumar verba para isso. A imprensa fala e nós ficamos muitos satisfeitos quando eles falam isso porque, de fato, é um grande nome. Mas a dificuldade normal, principalmente pela crise que vem passando o futebol brasileiro. É muito difícil a gente falar isso. Agora, naturalmente, se conseguirmos recursos de terceiros, outras maneiras de fazer, vamos trazer os melhores jogadores”.

Goulart se tornou ídolo do Cruzeiro graças ao grande rendimento apresentado nas temporadas 2013 e 2014. Ele disputou 106 jogos e marcou 38 gols, conquistando duas edições do Campeonato Brasileiro e uma do Mineiro. Em janeiro de 2015, o meia-atacante foi vendido ao Guangzhou Evergrande por 15 milhões de euros. A Raposa embolsou metade desse valor.

Tags: Ricardo Goulart cruzeiro seriea interiormg mercadobola