Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Reserva de luxo, Raniel traça meta ousada de gols pelo Cruzeiro na temporada

Atacante espera ampliar números de maneira significativa em 2018

postado em 20/07/2018 08:30 / atualizado em 20/07/2018 15:24

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Autor do terceiro gol do Cruzeiro na vitória por 3 a 1 sobre o América, nessa quinta-feira, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante Raniel revelou que pretende chegar a 15 tentos na temporada 2018. A ousada meta foi estabelecida após uma conversa em janeiro com Roger Flores, ex-jogador e atual comentarista do canal SporTV.

“O Roger foi à Toca (para entrevistar o centroavante Fred) e tinha falado para mim que este ano queria no mínimo 15 gols. Então vou tentar bater essa meta de 15 gols. Se Deus quiser, quem sabe saem mais gols”.

Os artilheiros do Cruzeiro nas últimas três temporadas conseguiram números aproximados ao que Raniel traça como objetivo. Thiago Neves fez 17 gols em 57 jogos em 2017, enquanto Arrascaeta marcou 14 em 53 partidas em 2016. Leandro Damião chegou a 18 gols em 48 presenças em 2015.

Porém, o caminho até o 15º gol é árduo pelo fato de Raniel ser habitualmente reserva. Dos 25 jogos feitos por ele este ano, 16 foram na condição de suplente. E existe uma tendência para que o camisa 17 siga como opção, pois o argentino Hernán Barcos foi contratado justamente para preencher as lacunas deixadas por Fred e Sassá, ambos lesionados. A esperança do atacante é ser mais vezes utilizado por Mano Menezes em função da alta demanda no segundo semestre. Além das 25 rodadas restantes no Brasileiro, o Cruzeiro terá compromissos por Copa do Brasil e Copa Libertadores. Se avançar nessas competições, poderá chegar a dezembro com 80 partidas disputadas (fez 39 até aqui).

Raniel já conseguiu um número notável em 2018. Ao contabilizar o sexto gol em 25 jogos pelo Cruzeiro na temporada, o jovem de 22 anos igualou a quantidade alcançada nos anos anteriores de carreira profissional. Entre 2014 e 2017 ele também marcou seis vezes, porém em 74 partidas (contando a passagem pelo Santa Cruz).

Com o gol diante do América, Raniel passou a dividir a artilharia do elenco do Cruzeiro no Brasileiro com três companheiros: o zagueiro Dedé, o meia Arrascaeta e o atacante Rafael Sobis. Cada um fez dois gols. Os outros três foram anotados por Bruno Silva, Sassá e Robinho, totalizando 11 bolas na rede.

Parte física 100%

Fora dos amistosos de intertemporada contra o Corinthians por causa de edema muscular na coxa esquerda, Raniel garante que não sente nenhum resquício do problema e está apto a brigar pela titularidade no Cruzeiro.

“Tive um pequeno edema, então fiquei fora dos dois amistosos. Não preocupava, mas eles preferiram me deixar fora dos dois amistosos para me resguardar para os jogos que estão valendo. Graças a Deus entrei nos dois jogos (contra Atlético-PR, pela Copa do Brasil, e América, no Brasileiro) e pude ajudar. “Estou bem, estou 100%. Agora é esperar o que o professor vai decidir para os próximos jogos. Se ele optar por mim, estarei bem”.

Apesar de ser um atacante que se movimenta bastante em campo, tal como o recém-chegado Hernán Barcos, Raniel está ciente de que dificilmente jogará ao lado do novo contratado justamente por ter características semelhantes. “O professor dificilmente usa essa formação com dois jogadores como referência, a não ser que esteja precisando do resultado. Mas creio que isso não vai acontecer, que terá de escolher entre um e outro. Cabe a ele decidir, todo mundo estará pronto”.

O Cruzeiro volta a campo no próximo domingo, às 19h, contra o Atlético-PR, no Mineirão, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste está em sexto lugar na competição, com 21 pontos.

Números de Raniel

2018 – 25 jogos e 6 gols (Cruzeiro)

2017 – 23 jogos e 4 gols (Cruzeiro)

2016 – 21 jogos e 0 gol (Santa Cruz)

2015 – 15 jogos e 2 gols (Santa Cruz)

2014 – 5 jogos e 0 gol (Santa Cruz)

Tags: ano gols meta copadobrasil libertadores2018 seriea raniel cruzeiro