Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mano indica que poupará jogadores em partida do Cruzeiro no Brasileirão

Raposa enfrenta o Flamengo, no domingo, no Maracanã

postado em 09/08/2018 06:00 / atualizado em 09/08/2018 03:35

VINÍCIUS SILVA / CRUZEIRO

Depois do jogo desgastante contra o Flamengo (2 a 0), no Maracanã, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores, nessa quarta-feira, o técnico Mano Menezes admitiu poupar jogadores para o duelo contra o próprio rubro-negro carioca pelo Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Rio de Janeiro, no domingo, às 16h.

O treinador justificou o fato de preservar os titulares em função dos muitos compromissos do time. Só em agosto o Cruzeiro tem nove jogos, com destaques para as partidas das oitavas de final da Copa Libertadores (o time celeste venceu o Flamengo no primeiro jogo e volta a campo no dia 29, no Mineirão)  e das quartas de final da Copa do Brasil (bateu o Santos na ida por 1 a 0, fora de casa, e vai enfrentar a equipe praiana na próxima quarta-feira, no Mineirão).

"Não tem jeito, o desgaste vai aparecer para quem tem uma série de jogos como nós. Estamos felizes por ter avançado na Copa do Brasil, estar disputando com o Santos uma vaga na semifinal, e conquistamos o direito de enfrentar o Flamengo nas oitavas de final da Copa Libertadores. Temos o objetivo de passar, e quando a gente passa, a quantidade de jogos vai aumentando. Mas é algo positivo, a gente tem que valorizar isso. Muita gente queria chegar onde chegamos e todos que estão ao nosso lado querem avançar”, disse o treinador.

“Sei que todo mundo, às vezes, questiona isso, mas é assim, a gente não está inventando nada. Não acordo de manhã pensando em tirar três ou quatro jogadores, ficar mexendo na equipe, isso causa uma queda de produção. Os jogadores também não gostam de ficar fora dos jogos, eles gostam de jogar. Mas, conforme comprovado cientificamente, não podemos passar dos limites. Vocês viram na segunda parte do jogo, é exigido muito de uma equipe em jogos grandes como esse. Eles estão conscientes, sabem disso. E nós temos um elenco de qualidade para fazer. Às vezes, não vamos poder render bem em um jogo, porque é assim. Mesmo que você mantivesse os jogadores, não conseguiria render bem em função do desgaste físico. Então, vamos administrar no domingo no jogo contra o Flamengo, pois na quarta voltamos a enfrentar o Santos pela Copa do Brasil. A vantagem é boa, mas ainda é pequena. Teremos jogos difíceis para confirmar essas duas condições que alcançamos nas Copas", acrescentou Mano Menezes.

Na Copa do Brasil e na Libertadores, o Cruzeiro abriu vantagem sobre os adversários. Mas a situação do clube celeste no Campeonato Brasileiro não é das melhores. A Raposa está no oitavo posto, com 25 pontos, dez a menos em relação ao líder São Paulo. O jogo contra o Flamengo será o penúltimo do primeiro turno.

Na última partida do Cruzeiro na Série A, empate com o Vitória (0 a 0), em Salvador, Mano escalou o time reserva e gostou da atuação, apesar da igualdade no placar. Ele disse que está contente com o comprometimento do elenco e que vai dar mais chances aos suplentes.

"Mentalmente, você precisa de um tempo para se recuperar de novo. Na quarta-feira que vem, será possível. Na volta contra o Flamengo, será possível. No Campeonato Brasileiro, precisamos cuidar um pouquinho mais, pois quando você faz um jogo como esse, a tendência é para um relaxamento nas horas seguintes. Não tem botãozinho para ligar e desligar. Alguns reagirão de uma maneira, outros reagirão de outra maneira na recuperação. Por isso é que a gente tem que mexer na equipe, para que os jogadores que entram consigam manter esse nível. Fiquei contente depois do jogo de domingo em Salvador e disse isso aos jogadores depois do jogo. Eles se sentiram comprometidos e deixaram o jogo com um sentimento de que podem contribuir mais com o Cruzeiro. Isso me deixa contente", disse.


Tags: flamengorj seriea cruzeiro partida jogadores poupará mano