Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Mineirão aparece como 'Toca da Raposa III' no videogame Pro Evolution Soccer

Versão em inglês da lista de estádios licenciados do game traz apelido criado pela torcida do Cruzeiro

postado em 21/08/2018 12:12 / atualizado em 21/08/2018 17:37

Divulgação Konami
Quem não gosta de se imaginar dentro de campo, disputando os maiores campeonatos de futebol do mundo? Para os que não têm tanta sorte, nem tanta habilidade, uma boa saída é comandar seus ídolos em campo com o controle do vídeo game. E na versão 2019 do game Pro Evolution Soccer (PES), o jogador poderá disputar o Campeonato Brasileiro, inclusive jogando no Mineirão.

Uma curiosidade é que nas versões estrangeiras do site da Konami, desenvolvedora do jogo, o Mineirão aparece como “Toca da Raposa III”, apelido dado pela torcida do Cruzeiro, em alusão aos nomes de seus centros de treinamento – Toca da Raposa I e II.

Reprodução
Já na versão brasileira da página da empresa dona do jogo, o estádio Governador Magalhães Pinto aparece com o tradicional nome de Mineirão.

Reprodução
Segundo o diretor comercial do Cruzeiro, Robson Pires, a opção por descrever o estádio dessa forma no videogame foi realizada de comum acordo entre a desenvolvedora do jogo e o clube celeste.

“É uma denominação ja está no imaginário, na cabeça do torcedor e é amplamente utilizada”, disse Robson ao Superesportes.

Sobre a diferença entre a denominação do estádio entre as versões estrangeiras e brasileira do site da Konami, o diretor disse não ter conhecimento.

Posição do Mineirão

Em nota enviada à reportagem, o Mineirão informou que notificará a Konami para alterar o nome do estádio nas versões estrangeiras.

”Com relação à notícia veiculada na imprensa sobre a alteração do nome do Estádio Mineirão na versão 2019 em jogo de vídeo game, somente a concessionária que o administra possui os direitos de comercialização da imagem e nome do estádio. A empresa responsável por este uso será notificada. 

Conforme o contrato de Parceria Público-Privada firmado com o Estado, é responsabilidade da concessionária zelar pelo patrimônio do estádio e conferir isonomia a todos os clubes mineiros em quaisquer assuntos relacionados ao Complexo Mineirão”, diz a nota.

Ainda segundo a gestora do estádio, não existe qualquer acordo com a Konami para exploração do nome "Mineirão" no game.

O "templo" do futebol mineiro passou a receber quase que exclusivamente jogos do Cruzeiro desde maio de 2012, quando o Atlético passou a mandar a maioria de suas partidas no estádio Independência. Por não ter mais que dividir o Gigante da Pampulha com o rival, a torcida celeste passou a tratar o estádio como uma “terceira” Toca da Raposa.

Além do Mineirão, o PES 2019 permitirá, também, ao jogador atuar em outros estádios brasileiros, como Maracanã, São Januário, Allianz Parque, Arena Corinthians, Beira-Rio, Morumbi e Vila Belmiro.

O jogo será lançado no dia 28 de agosto e estará disponível para PlayStation 4, Xbox One e para PC.

Tags: cruzeiroec futnacional maisesportes