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Após conquistas, vice-presidente executivo do Cruzeiro projeta grande valorização da marca em 2019

Marco Antônio Lage destaca ano vitorioso e vislumbra aumento de receitas

Matheus Muratori/EM/D.A Press
O vice-presidente-executivo do Cruzeiro, Marco Antônio Lage, comentou o planejamento celeste para a temporada 2019.  Presente no lançamento do Projeto Futebol 5 Estrelas, iniciativa idealizada em parceria entre o Instituto BH Futuro, o Instituto 5 Estrelas e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), nesta quinta-feira, no Bairro Serra, em Belo Horizonte, o dirigente destacou o ano vitorioso do clube, com as conquistas do Campeonato Mineiro e do sexto título da Copa do Brasil, e projetou a valorização de receitas com a chegada de novos patrocinadores.


“2019 está no planejamento. Toda a equipe do Cruzeiro de marketing, comercial, isso envolve todos os diretores financeiros. Toda a diretoria do Cruzeiro agora parte para o planejamento para enxergar o ano de 2019 com todas as potencialidades que o Cruzeiro tem. O que a gente sabe e pode adiantar é que o Cruzeiro vale mais. É uma marca vencedora, ganhou dois títulos em 2018, teve uma participação de futebol muito boa. Felizmente, o Cruzeiro é bicampeão da Copa do Brasil. Isso constitui para o clube um valor muito interessante. É o maior vencedor da competição, é hexacampeão, e tem uma credencial para atrair patrocinadores e parceiros importantes. É pensar em 2019 com maior receita e dar continuidade ao processo a esse projeto no futebol de sempre estar fazendo um time forte”, vislumbrou Lage, que esteve ao lado do goleiro Fábio e do presidente Wagner Pires de Sá no evento.

Marco Antônio Lage afirmou que o trabalho conjunto da diretoria foi fundamental para o ano bem-sucedido, apesar das dificuldades do clube e da crise financeira no país. Ele reforçou a perspectiva positiva para o próximo ano e apostou na estrutura fora de campo aliado ao êxito esportivo para atrair patrocínios de peso, como no caso da Fiat, que teve a marca estampada na parte do ombro da camisa do Cruzeiro na final da Copa do Brasil, contra o Corinthians.

“Acho que é um trabalho em conjunto de todos os diretores e todas as áreas do Cruzeiro. Claro que chegamos todos com diretrizes muito claras do presidente Wagner e precisamos considerar que o clube estava no início do ano com grave crise financeira. Isso continua. O Cruzeiro continua passando por grave crise financeira, que dificulta muito a gestão de um clube de futebol. Aliado a isso, o Brasil está em crise econômica, política e ética. O ambiente não é favorável a uma reconstrução, mas o Cruzeiro, ainda assim, conseguiu fazer um excelente projeto em 2018”, declarou o dirigente, que ainda detalhou outras medidas da diretoria nesta temporada que permitiu ao clube ter uma expectativa positiva para 2019.

“O departamento de futebol manteve a base, manteve o técnico, fez tudo certinho, e foi por isso que, pela visão que o departamento teve, que o Cruzeiro conquistou dois títulos no ano. Acho que nós trouxemos algumas questões importantes. O clube trouxe a Fiat de volta, embora que tenha contrato pequeno. Mas há expectativas de crescer, de aliar a marca do Cruzeiro às marcas internacionais, é muito importante para a marca. Desenvolvemos também o projeto da Universidade, um projeto inovador que potencializa a força do instituto e do próprio Cruzeiro. Há várias perspectivas para 2019. É um processo contínuo diante de um desafio contínuo, que é o desafio econômico e financeiro. Não é fácil de ser transposto, depende do ambiente econômico, mas as perspectivas para o Cruzeiro são enormes. Pude ver com mais clareza estando dentro. É uma instituição fortíssima, dona de uma das torcidas mais maravilhosas e de maior força no futebol sul-americano. O Cruzeiro tem uma estrutura incrível, o departamento de futebol investiu em estrutura médica, isso tem ajudado muito na recuperação e no desempenho dos atletas. O marketing trabalha muito bem. É um conjunto de fatores que levará o Cruzeiro num patamar muito maior que o de hoje. O Cruzeiro merece e tem potencial para isso”, concluiu.

Atualmente, o Cruzeiro carrega oito patrocinadores no uniforme: Caixa Econômica Federal, Uber, Cemil, Umbro, Supermercados BH, ABC da Construção, Orthopride e UninCor. O clube ainda conta com parceiros que não estão estampados na camisa, como Brahma, Volkswagen e Axial Medicina Diagnóstica. Patrocinadora máster, a Caixa tem contrato com o clube até o fim do ano.

De acordo com a própria diretoria, os valores acumulados com patrocínios em 2018 superaram todo o arrecadado em 2017. Segundo o balanço financeiro divulgado em abril, o Cruzeiro teve receita de R$ 26,3 milhões no ano passado.

Em 2019, o Cruzeiro terá como principal alvo a Copa Libertadores da América. A vaga direta na fase de grupos do torneio continental foi garantida graças ao título da Copa do Brasil, que também rendeu aos cofres do clube R$ 61,9 milhões.

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