Cruzeiro
None

COPA LIBERTADORES

Transmissão de Cruzeiro e Huracán fracassa em grandes bares, mas faz sucesso nos celulares

Este foi o primeiro jogo de um time brasileiro na Copa Libertadores exibido exclusivamente pelo Facebook

postado em 07/03/2019 21:10 / atualizado em 08/03/2019 12:46

<i>(Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)</i>

Os grandes bares de Belo Horizonte tiveram dificuldades para transmitir a estreia do Cruzeiro nesta Copa Libertadores, em jogo contra o Huracán, em Buenos Aires, na Argentina. Este foi o primeiro jogo de um time brasileiro na maior competição de clubes da América do Sul exibido exclusivamente pelo Facebook.

A reportagem do Superesprotes acompanhou momentos da partida no Itatiaia Rádio Bar e na Confraria Celeste. Os bares não estavam preparados para o evento. Houve diversos problemas na transmissão.

No Itatiaia Rádio Bar, a imagem do jogo apareceu no telão apenas com 1 minuto e 16 segundos de jogo. Depois, o áudio não ficou sincronizado com a imagem. Durante alguns momentos, o áudio foi retirado e músicas começaram a tocar enquanto o jogo era transmitido. Para piorar a situação, a imagem caiu em vários momentos. Os clientes do bar reclamaram.



"Está uma porcaria, essas invenções de moda que a Conmebol faz. Eles acham que aqui é a Europa, acham que a gente tem infraestrutura da Europa. A gente está em um bar e tem que ver um jogo pelo celular no 3G. Tem que voltar ao sistema que era antes porque a gente não tem condições de fazer. Estamos em um bar, e a imagem está travada há três minutos", disse o estudante Vitor Batista, 18 anos, no começo da transmissão.

O consultor de tecnologia Luiz Fernando Carvalho elogiou a iniciativa da exibição dos jogos nas redes sociais, mas avaliou negativamente a estrutura do bar. "Estou acompanhando tanto pelo celular quanto pela TV do restaurante. O que posso dizer é que os bares não estão preparados para receber essa transmissão via streaming. Mas a ideia é genial porque de qualquer canto você consegue assistir a um jogo agora".



O operador de áudio e imagem do Itatiaia Rádio Bar, Lucas Almeida, disse que a casa tem infraestrutura e transmite jogos da Liga dos Campeões com link do Facebook. Ele disse que o problema é na geração da Conmebol. "É a live. Se você usa um aplicativo direto pelo celular, pelo tablet vai ter melhor qualidade. Como a gente está fazendo pelo navegador, ele trava. Não tem um aplicativo do Facebook para Windows", disse. "Pode ser a transmissão de lá, porque a Champions aqui é normal. Pode ser um software da transmissão, talvez para smartphone tenha um link com velocidade melhor", acrescentou.

O mesmo problema se repetiu na Confraria Celeste. O bar do Cruzeiro estava cheio, mas foi perdendo clientes porque a transmissão não vingou. O gerente Marcos Andrade admitiu que o evento foi um fracasso, embora a casa estivesse lotada inicialmente.

"Deu tudo errado, internet, a transmissão, o Brasil não tem a condição de atender uma demanda dessas. Não deu certo. A nossa internet tem 120 gigas e não está abrindo. Não tem como , não é falta de estrutura do bar. Se você quer colocar uma novidade dessas, você tem que dar tempo de se adequar, fazer experiências, não pode jogar da noite para o dia. A gente tentou fazer o máximo para atender a demanda. Infelizmente, não deu", frisou o gerente. 
<i>(Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)</i>


Êxito nos celulares

Se os grandes bares não conseguiram transmitir o jogo, quem estava com os celulares nas mãos conseguiu acompanhar perfeitamente. Foi possível observar vários clientes nos grandes estabelecimentos assistindo ao jogo pelo aparelho móvel. Até computadores portáteis os torcedores usaram nos bares.

Em uma pastelaria ao lado da Confraria Celestes, dois cruzeirenses elogiaram a novidade. "Conseguimos ligar a transmissão e estamos assistindo perfeitamente", disse o estudante Guilherme Abdala Guimarães.

<i>(Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)</i>


O engenheiro Gabriel Nogueira, de 25 anos, estava com o amigo Guilherme comendo um pastel e observando pela tela do smartphone. Ele também foi só elogios. "Eu gostei da acessibilidade, de você poder assistir de mais lugares, o sinal está sem corte, está funcionando perfeitamente, achei legal", afirmou.

<i>(Foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)</i>


Números

A transmissão teve 4,6 milhões de visualizações, 12.833 compartilhamentos e 169 mil interações. Na transmissão do Cruzeiro, houve 94 mil comentários. Já na página da Conmebol Libertadores no Facebook foram 50.238 comentários de espectadores.

<i>(Foto: Arte/Estado de Minas)</i>


Tags: cruzeiro libertadores2019 bares jogos facebook