Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Rumo a 100 gols? Fred recebe apoio de Marcelo Ramos, último a alcançar marca pelo Cruzeiro

Ótimo início em 2019 coloca camisa 9 em condições de quebrar recordes no clube

postado em 02/04/2019 10:55 / atualizado em 02/04/2019 11:12

(Foto: Montagem em fotos Juarez Rodrigues e Jorge Gontijo EM/D.A Press)

Depois de perder grande parte da temporada 2018 por causa de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, Fred retomou o faro de artilheiro em 2019, com 10 gols em 11 jogos, e vem gerando expectativas para a quebra de recordes particulares. Com 70 gols em 97 partidas, contando os números de sua primeira passagem pela Toca (2004 a 2005), o camisa 9 precisa marcar seis para superar Wellington Paulista (75) no ranking de goleadores do clube no século 21. Se balançar a rede 30 vezes até o término de seu contrato, em dezembro de 2020, entrará para o seleto do grupo dos três dígitos.

Apesar do ótimo momento, Fred evita estabelecer metas. “Não trabalho assim mais com metas porque é muito difícil. A meta é fazer gol no próximo jogo. Quero fazer gol, quero dar passe, quero jogar bem. A gente não sabe o que vai acontecer amanhã. Daqui a pouco falo que quero fazer 10 gols, e posso fazer 20. Falo que quero fazer 20 e posso fazer 30. Por aí vai. Então quero fazer o máximo possível pelo Cruzeiro”.

Treze jogadores fizeram mais de 100 gols pelo Cruzeiro. O último a ingressar nessa lista foi Marcelo Ramos, ídolo celeste nas décadas de 1990 e 2000. Em 1998, o ex-centroavante alcançou a marca na vitória por 4 a 0 sobre o Bragantino, em 21 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. Posteriormente, tornou-se o sexto maior artilheiro da Raposa, com 163 gols em 365 jogos. O primeiro é Tostão, com 245, seguido por Dirceu Lopes (228), Niginho (210), Bengala (171) e Ninão (168). Esses três últimos são dos tempos de Palestra Itália.

Marcelo Ramos, aliás, é uma referência para Fred. Os dois se encontraram na Toca em abril do ano passado, quando centroavante fazia fisioterapia no joelho direito. Desde então, têm mantido uma relação próxima, de constantes trocas de mensagens no WhatsApp. “Tive o prazer de encontrar o Marcelo Ramos aqui na Toca. Troquei telefone com ele, a gente se fala sempre. Ele manda boa sorte, a gente conversa, é um ídolo que eu tenho na minha época de torcedor de arquibancada. Quero aproveitar para mandar um abraço ao Marcelo e dizer que ele é referência. Tem que pintar mais vezes aqui na Toca, Marcelão”.

Procurado pelo Superesportes, Marcelo Ramos se mostrou muito feliz com a lembrança e afirmou que Fred só não superou os 100 gols justamente porque se machucou em 2018. “Fred é um cara goleador. Infelizmente teve aquela lesão no ano passado, não fosse isso já tinha ultrapassado a marca de 100 gols. Estou na torcida para que ele consiga esse objetivo”.

Marcelo considera a experiência de Fred fundamental para buscar os atalhos dentro da grande área. “Já tive essa idade na fase que ele está aí e sei que a experiência é muito importante. Às vezes a gente não tem a mesma velocidade, mas a experiência conta muito. Ele vem demonstrando isso nos últimos jogos, é um cara de posicionamento fantástico, com metas acima da média”.

Decisivo em conquistas importantes do Cruzeiro, como a Copa do Brasil de 1996 e a Copa Libertadores de 1997, o ‘Flecha Azul’ torce para que até mesmo os 163 gols feitos por ele sejam ultrapassados por Fred. “Aproveito para agradecer a ele de coração pelo carinho. A gente teve um encontro na Toca e fiquei feliz de ele me ter como ídolo da juventude dele. Sinto-me honrado com essas palavras. Estou na torcida para que o Cruzeiro consiga esse objetivo de títulos na Libertadores, no Brasileiro, na Copa do Brasil. E que Fred ultrapasse essa marca de 100 gols ou, quem sabe, ultrapassar os 163 gols que fiz. A gente sabe que é difícil por causa do tempo, mas é um jogador fantástico que tem condições de bater esses recordes”.

Os 70 gols de Fred no Cruzeiro estão distribuídos por Campeonato Brasileiro (27), Campeonato Mineiro (23), Copa do Brasil (14), Copa Sul-Americana (3) e amistosos (3). No Equador, ele tentará marcar o primeiro gol pelo clube na Copa Libertadores. Líder do Grupo B, com seis pontos (100% de aproveitamento), o time celeste enfrentará o Emelec, às 21h30 desta quarta-feira, no Estádio George Capwell, em Guayaquil.

“Estou buscando o primeiro gol na Libertadores. No primeiro jogo eu tive uma chance na pequena área e escolhi rolar para o Robinho e o Ariel, mas eles não chegaram. Mas estou muito tranquilo em relação a isso. Não me cobro tanto por gols. Hoje eu quero participar na vitória do nosso time. Sou atacante, minha vida inteira a prioridade foi fazer gols, é o melhor dos mundos pra mim. Mas hoje o principal pra mim e o Mano tem explorado e cobrado bastante do time é eu ser participativo no geral, seja dando passes, segurando a marcação, abrindo espaços. Mas se sair o gol na Libertadores, ficarei muito feliz”, encerrou Fred.

Tags: cruzeiro fred marca artilheiros Marcelo Ramos 100 gols