Cruzeiro
None

CRUZEIRO

STJD diz que Itair Machado 'desprezou determinação da Justiça' e suspende vice de futebol do Cruzeiro preventivamente

Dirigente não poderá adentrar dependência de estádios até 10 de junho

postado em 10/05/2019 20:18 / atualizado em 10/05/2019 20:34

<i>(Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)</i>
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo César Salomão Filho, decidiu, nesta sexta-feira, suspender preventivamente o vice de futebol do Cruzeiro, Itair Machado, por 30 dias. No despacho (leia documento completo ao fim da reportagem), ele destaca que a medida ocorre 'tendo em vista a gravidade da conduta praticada, (…) que revela total desprezo às determinações da Justiça Desportiva'. 

Conforme relato em súmula do árbitro Wagner Reway, o dirigente esteve nas dependências do Mineirão na vitória celeste por 1 a 0 sobre o Ceará, em 1º de maio, pelo Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, Itair estava suspenso em função de declarações realizadas contra a Federação Mineira de Futebol (FMF) em 24 de janeiro de 2019. 

Nas declarações dadas contra a FMF em entrevista coletiva, na Toca da Raposa II, Itair afirmou que o Cruzeiro estava rompendo relações com a entidade a partir daquele momento e disparou contra o pleito que elegeu o atual presidente Adriano Aro

"O Cruzeiro vai entrar na Justiça pedindo essa anulação (do pleito). Tudo que se briga na Federação e até mesmo na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o Cruzeiro perde por causa desse vice-presidente (Castellar Neto)", disse. “Nós não teremos nenhum tipo de relacionamento com a Federação Mineira, porque todo mundo sabe que eles são atleticanos e que eles decidem com a camisa e o coração", complementou em 24 de janeiro de 2019. Leia as declarações completas neste link

Inicialmente, Itair Machado foi incurso nos artigos 243-D (incitar o ódio ou a violência), 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto) e 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras). Ele foi suspenso por 15 dias, que somente acabariam em 15 de maio. Com a nova suspensão, Itair não poderá adentrar as dependências de estádios pelo menos até 10 de junho. 

Na denúncia feita pela Procuradoria de Justiça Desportiva ao STJD contra Itair Machado, a conduta do vice-presidente de futebol do Cruzeiro já havia sido duramente criticada. “(...) o denunciado demonstra ausência total de disciplina, mormente quando não aceita penalidade a si imposta pelo TJD/FMF de forma dissimulada.”

Leia, na íntegra, o despacho que suspende Itair Machado:

Tags: Itair Machado futnacional seriea interiormg cruzeiro