Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Em carta de renúncia, ex-membros do Conselho Fiscal mostraram revolta com diretoria do Cruzeiro: 'Está na contramão dos grandes clubes'

Documento, obtido pelo Superesportes, foi protocolado no dia 6 de maio

postado em 28/05/2019 20:24 / atualizado em 31/05/2019 20:52

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>
Carta datada de 6 de maio, assinada por Geraldo Luiz Brinati, Celso Luiz Chimbida e Ubirajara Pires Glória, então membros do Conselho Fiscal do Cruzeiro, mostra a revolta dos conselheiros com a diretoria do Cruzeiro. O documento, obtido pelo Superesportes, foi enviado ao presidente do Conselho Deliberativo, Zezé Perrella, para oficializar as renúncias no início do mês. 

“Na referida correspondência, os três conselheiros comunicaram aos fatos ocorridos desde 2018 até a presente data. Torna-se imperativo reiterar que, durante o tempo decorrido do mandato do atual Conselho Fiscal, a Diretoria da Instituição desrespeitou tanto as determinações legais do PROFUT, bem como do Estatuto do Cruzeiro, desconhecendo a autonomia e independência deste Conselho”, diz trecho da carta (leia, na íntegra, ao longo desta reportagem).

“Cabe a este Conselho Fiscal, também, ressaltar que a atual gestão do clube, com a edição da referida instrução normativa, além de ferir a autonomia do Conselho Fiscal, contraria os princípios e práticas de responsabilidade fiscal e financeira e de gestão transparente e democrática do clube, inibe as ações responsáveis da instância fiscalizadora, instaura ambiente fraco de controle interno e de baixa governança, atuando deliberadamente na contramão dos grandes clubes brasileiros e internacionais”, complementa. 

O principal pedido dos conselheiros é para revogação de uma instrução normativa do presidente Wagner Pires de Sá que restringe acesso do Conselho Fiscal aos documentos do clube. De acordo com eles, essa instrução normativa “impede o livre e autônomo exercício de suas funções legais e estatutárias”. 

Nesta terça-feira, dois dias após as denúncias apresentadas pelo Fantástico, da TV Globo, envolvendo diretores da atual gestão do Cruzeiro, os últimos integrantes do Conselho Fiscal renunciaram aos seus cargos. Valter Batista e Daniel Faria entregaram nova carta a Zezé Perrella.

Em entrevista à reportagem, Perrella explicou como será o pleito para determinar os novos integrantes do Conselho Fiscal. "Preciso convocar uma nova reunião com 15 dias de antecedência. Vou tentar distribuir essa convocação amanhã (quarta-feira), para daqui 15 dias (o que seria 13 de junho, uma vez que prazos judiciais são contados excluindo o dia do início e incluindo o dia do final)", afirmou.

Leia mais: Veja tudo o que sabemos (e noticiamos) sobre as denúncias contra a diretoria do Cruzeiro

Tags: cruzeiro interiormg seriea futnacional