Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Perrella define nomes para apurar denúncias no Cruzeiro e dá prazo para Wagner Pires de Sá entregar documentos

Documento ainda oficializou outras decisões do Conselho Deliberativo

postado em 29/05/2019 17:56 / atualizado em 31/05/2019 20:49

<i>(Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro)</i>


Atualizada às 19h35

Presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro, Zezé Perrella protocolou nesta quarta-feira, em ofício, a constituição de uma comissão provisória, formada por três conselheiros, para acompanhar as denúncias envolvendo os membros da diretoria do clube. A cúpula cruzeirense é investigada pela Polícia Civil por suspeita de falsificação de documentos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A sindicância terá 30 dias para concluir o trabalho, de acordo com o documento obtido pelo Superesportes.

Perrella já escolheu quais serão os membros da sindicância. Ele convidou Marcio Antonio Camillozzi Marra, Jarbas Matias dos Reis e Walter Cardinali Junior para exercer as funções de fiscalização. Apenas o último integra o movimento pró-transparência, criado por um grupo de 111 conselheiros nesta quarta-feira. 





Além dessa decisão, Zezé Perrella exigiu, em ofício, que o presidente do clube, Wagner Pires de Sá, entregue toda documentação solicitada pelo antigo Conselho Fiscal, necessária à apreciação das contas da diretoria do exercício de 2018, em até cinco dias.

Por uma norma criada pela atual gestão, o Conselho Fiscal não teve acesso, por exemplo, a dados sobre salários de atletas, comissões de empresários e vencimentos dos integrantes da atual diretoria. Justamente pela falta de transparência, todos os membros do núcleo fiscalizador renunciaram.

As medidas contra conselheiros remunerados, já antecipada por Zezé Perrella em entrevista ao Superesportes, nessa terça-feira, também foi oficializada no documento desta quinta-feira. “Pessoa física ou jurídica seja impedida de participar das eleições para cargo de direção e conselho deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube”, diz o ofício.

Por fim, Zezé também confirmou a marcação de Assembleia Extraordinária para eleição do novo Conselho Fiscal. No entanto, a competência para participar desse pleito é do Conselho Deliberativo e não da Assembleia Geral. O capítulo II do Estatuto do Cruzeiro explica que esses são órgãos diferentes. 

Errata:
Inicialmente, informamos que Marco Túlio Miranda seria um dos integrantes da sindicância criada por Zezé Perrella. Na verdade, o integrante convocado é Jarbas Matias dos Reis.

Leia mais: Veja tudo o que sabemos (e noticiamos) sobre as denúncias contra a diretoria do Cruzeiro

Tags: cruzeiro interiormg seriea futnacional