Cruzeiro
None

CRUZEIRO

Fred conta com apoio de Rogério Ceni para voltar a marcar pelo Cruzeiro: 'É um 9 clássico'

Atacante não balança a rede pela Raposa desde 24 de abril

postado em 14/08/2019 07:00 / atualizado em 13/08/2019 19:56

<i>(Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press)</i>
Ao mesmo tempo em que prioriza a montagem de times ágeis e velozes, o técnico Rogério Ceni gosta de ver centroavantes em ação. No Fortaleza campeão da Série B de 2018, Gustavo Henrique, hoje no Corinthians, fez 14 gols. Já na equipe que iniciou o Brasileiro de 2019, o ex-cruzeirense Wellington Paulista virou referência. Antes, pelo São Paulo, o treinador havia dado sequência ao argentino Lucas Pratto. No Cruzeiro, portanto, ele pode ajudar a recuperar o bom futebol de Fred, sem marcar há 16 partidas.

Com a qualidade peculiar de bater na bola desde os tempos de goleiro e cobrador de faltas do São Paulo, Rogério foi a campo em seu primeiro dia à frente do Cruzeiro, nessa terça-feira. Próximo à linha de fundo, ele deu cruzamentos para os atacantes finalizarem. Numa das jogadas, Fred marcou belo gol de cabeça (veja abaixo). Em outra, porém, acabou chutando para longe da meta.



Segundo o banco de dados do site OGol, Rogério Ceni e Fred se enfrentaram nove vezes como jogadores. A vantagem no retrospecto é do atacante: cinco vitórias e quatro empates, além de cinco gols marcados. Embora nunca tenham sido companheiros de clube, eles representaram a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006, na qual o centroavante marcou um gol, na vitória sobre a Austrália, por 2 a 0, pela fase de grupos. Por essas razões, Ceni crê que Fred têm grandes chances de recuperar os bons índices alcançados na carreira.

Ele é um 9. Um jogador de área. Sabe bem fazer a proteção, tem boa finalização, chuta muito bem. Vamos trabalhar como qualquer garoto de 20 anos e fazer com que ele tenha cada vez mais esse espírito jovem. Tentaremos tirar o melhor dele”, disse Rogério, apostando ainda no aprimoramento da parte física do veterano de 35 anos.

“A qualidade todos nós sabemos que ele tem. Só precisamos da entrega física no jogo. E eu sei que o tempo passa para todo mundo, não é fácil você se manter bem fisicamente. Mas vou dar, principalmente nesse começo de trabalho, para quem tenha mais condições físicas. Vou torcer para que ele esteja bem. Ainda não tive um contato mais próximo, mas é um 9 clássico, de área, e eu espero que ele nos ajude bastante”, completou.

O último gol de Fred foi em 24 de abril, na vitória do Cruzeiro sobre o Deportivo Lara, por 2 a 0, na Venezuela, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Em função da queda brusca de rendimento, o jogador passou a ser cobrado de maneira incisiva pelos torcedores e foi colocado no banco de reservas por Mano Menezes, ex-técnico celeste. Em consequência à fase ruim, Fred criticou publicamente o estilo de jogo de Mano.

O melhor momento do camisa 9 foi no primeiro semestre, quando marcou 12 gols no Campeonato Mineiro e quatro na Copa Libertadores, totalizando 16 na temporada. No Brasileiro - do qual é o maior artilheiro da era dos pontos corridos, com 142 gols -, Fred passou em branco em dez partidas. Na Copa do Brasil, são cinco jogos de jejum.

No empate do Cruzeiro com o Avaí por 2 a 2, na Ressacada, em Florianópolis, Fred cumpriu suspensão por causa do acúmulo de três cartões amarelos. Sassá, seu substituto, contabilizou um gol e teve outro anulado. Nos próximos treinamentos, Rogério Ceni definirá quem será o titular para enfrentar o Santos, às 16h de domingo, no Mineirão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time celeste ocupa a 17ª posição, com 11 pontos, enquanto o Peixe é líder, com 32.




Tags: rogério ceni fred cruzeiroec cruzeiro seriea copadobrasil sassá