Cruzeiro

CRUZEIRO

Jogadores do Cruzeiro participam de palestra sobre uso do VAR com ex-árbitro Leonardo Gaciba

Atual presidente da comissão de arbitragem da CBF explicou utilização da tecnologia

postado em 06/09/2019 18:03 / atualizado em 06/09/2019 18:14

<i>(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)</i>
Os jogadores do Cruzeiro tiveram uma experiência diferente na tarde desta sexta-feira. Antes de treinar sob o comando de Rogério Ceni, eles participaram de uma palestra ministrada por Leonardo Gaciba, ex-árbitro e atual presidente da comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O tema da apresentação foi a utilização do árbitro de vídeo. Ao site oficial do Cruzeiro, Gaciba explicou o objetivo da palestra. “Mostrar a eles como funciona, como é feito essa comunicação entre os árbitros dentro da cabine, o conhecimento de protocolo. A tendência disso é só melhorar e o auxílio do jogador é fundamental para acontecer”, disse.

Ainda de acordo com a assessoria do Cruzeiro, Gaciba também explicou as mudanças da tecnologia a partir do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Nessa fase, os telespectadores também terão acesso ao que é revisado pelos árbitros em campo. A expectativa é de que o torcedor no campo, com auxílio do telão, também possa assistir ao lance.

“Acho que isso vai mostrar a transparência acima de tudo. É importante que o telespectador veja o porquê do árbitro tomar aquela decisão, que não é aleatória, é baseado em imagens, então isso vai mostrar mais transparência que é o nosso objetivo maior”, afirmou. 
 
<i>(Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro)</i>
Durante a apresentação, Gaciba se colocou à disposição para responder questionamentos dos jogadores e esclareceu regras que entraram em vigor nesta temporada. Fotos divulgadas pelo clube mostraram que o ex-árbitro debateu com o volante Henrique e o atacante Fred, dois dos principais líderes do elenco celeste.

Tags: leonardo gaciba cruzeiroec interiormg var