Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Vitória e rodada 'perfeita' fazem risco de rebaixamento do Cruzeiro baixar de 73,1% para 49,4%

Risco de queda do Atlético também diminuiu, de 7,7% para 6,1%

postado em 18/10/2019 11:20 / atualizado em 18/10/2019 12:01

<i>(Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)</i>
vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o rival histórico São Paulo fez a torcida celeste respirar aliviada. Além de levantar o moral da equipe e de jogadores importantes como Thiago Neves, autor do gol estrelado, o resultado fez as chances de rebaixamento da Raposa no Campeonato Brasileiro despencarem.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de descenso do Cruzeiro na rodada anterior eram de 73,1%. O triunfo sobre o Tricolor, aliado aos demais resultados da 26ª rodada, fizeram esse número cair para 49,4%.

A rodada foi perfeita para o Cruzeiro. Todos os seus adversários diretos na briga contra o rebaixamento tropeçaram, e, apesar de permanecer no Z-4, em 18º lugar, com 25 pontos, as perspectivas do time celeste melhoraram.

O CSA chegou aos 26 pontos após o empate por 2 a 2 com o Atlético no estádio Rei Pelé e é o 17º colocado.

O Ceará, 16º colocado, também com 26 pontosperdeu para o Santos por 2 a 1 na Vila Belmiro.

O Fortaleza do técnico Rogério Ceni perdeu por 2 a 1 para o líder Flamengo no Castelão e segue com 28 pontos, na 15ª posição.


Cruzeiro pode deixar a zona de rebaixamento - onde está há oito rodadas seguidas, desde o fim do primeiro turno, depois que perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 - se ganhar do Corinthians no sábado, às 19h, em São Paulo. 

A Raposa chegaria aos 28 pontos e ficaria fora da parte indesejada da tabela pelo menos até segunda-feira, quando CSA enfrenta o Botafogo e o Ceará pega o Bahia. Caso vençam, Azulão e Vozão chegariam a 29 pontos e ultrapassariam os virtuais 28 do time da Toca.

Coincidentemente, Cruzeiro, Ceará e CSA jogam fora de casa na próxima rodada.

E o Atlético?

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, as chances de rebaixamento do Atlético também diminuíram na última rodada.

Na 26ª, o Alvinegro tinha 7,7% de chances de cair. Após ponto conquistado com o empate em Alagoas, esse percentual passou a ser de 6,1%.

Na próxima rodada, o Atlético recebe o Santos, no Independência. O Galo é o 12º colocado no Brasileirão, com 32 pontos. O Peixe é o 3º, com 51.

Tags: matemática raposa galo atleticomg risco rebaixamento interiormg futnacional seriea