Cruzeiro
None

CAMPEONATO BRASILEIRO

Cruzeiro vence Corinthians de virada, quebra jejum fora de casa e sai da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro

Gols de Fred e Éderson garantem triunfo celeste na Arena Corinthians

postado em 19/10/2019 20:54 / atualizado em 20/10/2019 00:58

<i>(Foto: Daniel Vorley/LightPress/Cruzeiro)</i>
O Cruzeiro saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro ao vencer o Corinthians de virada, por 2 a 1, neste sábado, na Arena Corinthians, pela 27ª rodada. Na etapa inicial, o lateral-direito Fagner abriu o placar para o time paulista, porém Fred, em cobrança de pênalti, deixou tudo igual. No segundo tempo, o volante Éderson se aproveitou de “passe” para trás de Fagner, carregou a bola sozinho até a grande área e driblou o goleiro Walter para marcar o segundo tento celeste.

Com o resultado, o Cruzeiro celebrou a primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro de 2019 e quebrou jejum de mais de um ano e quatro meses sem ganhar fora de Belo Horizonte pela competição. O último triunfo havia ocorrido em 3 de junho de 2018: 1 a 0 em cima do Ceará, no Castelão, pela edição de 2018. Desde então, o retrospecto apontava 12 empates e 13 derrotas.

Para se manter em 16º lugar, com 28 pontos, o Cruzeiro ‘secará’ seus concorrentes na luta contra o descenso, que só entram em campo na segunda-feira. O Ceará, 17º (26), visitará o Bahia, às 19h30, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Já o CSA, 18º (26), enfrentará o Botafogo, às 20h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

No próximo sábado, às 21h, a Raposa terá confronto direto com o Fortaleza (13º, com 31), no Mineirão, pela 28ª rodada do Brasileiro. Será o reencontro com o técnico Rogério Ceni, demitido do clube no fim de setembro e substituído por Abel Braga.

O jogo

Abel realizou duas mudanças em relação ao time que havia vencido o São Paulo na quarta-feira, por 1 a 0, no Mineirão. Na lateral direita, Orejuela, de volta após convocação à Seleção Colombiana, substituiu Edilson. No setor ofensivo, Marquinhos Gabriel supriu a ausência de David, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

O Cruzeiro começou a partida bem na troca de passes e com marcação compacta no meio-campo. Em dado momento, chegou a emplacar 55% de posse de bola. Nem parecia que estava há um ano e quatro meses sem ganhar fora de BH pelo Brasileiro. O problema era a dificuldade em transformar o volume de jogo em finalizações.

Aos 18’, o time sofreu uma baixa importante. Dedé, que não havia participado do treinamento de sexta, queixou-se de dores no joelho direito e deixou o gramado mancando. Cacá entrou em seu lugar. Aos 21’, o Cruzeiro enfim criou a primeira grande chance. Em cruzamento rasteiro de Thiago Neves, Fred se antecipou à zaga corintiana e, cara a cara com Walter, bateu para fora.

O Corinthians, até então em dificuldades para envolver a Raposa no toque de bola, obteve sucesso na jogada aérea. Aos 33’, Danilo Avelar cruzou na segunda trave, Gustavo dividiu pelo alto com Fabrício Bruno, e Fagner pegou a sobra de primeira, acertando um bonito chute no canto direito de Fábio: 1 a 0.

<i>(Foto: Daniel Vorley/LightPress/Cruzeiro)</i>

A resposta cruzeirense foi dada rapidamente. Aos 35’, Marquinhos Gabriel cabeceou, e Bruno Méndez tocou na bola com a mão. Auxiliado pelo VAR, o árbitro Bruno Arleu de Araújo marcou pênalti. Fred bateu no canto esquerdo e empatou: 1 a 1. Na reta final do primeiro tempo, Thiago Neves teve duas oportunidades: aos 41’, em cobrança de falta, e aos 43’, em tentativa de cobertura de cabeça. Walter defendeu as duas conclusões.

Depois de uma etapa inicial segura, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo acuado e levou pressão do Corinthians. Aos 5’, Cacá afastou mal o lançamento de Sornoza, Pedrinho ficou com a sobra e soltou a bomba da entrada da área. Fábio se esticou e espalmou para a linha de fundo. No lance seguinte, em escanteio, Mateus Vital se aproveitou de corte ineficaz de Orejuela e balançou a rede, mas Bruno Arleu de Araújo viu falta de Marllon em Fred e parou o jogo antes mesmo de a bola entrar.

Depois de sustentar pressão do Corinthians, o Cruzeiro se soltou a partir dos 20 minutos. Aos 22’, Thiago Neves teve espaço para carregar a bola, bateu rasteiro e quase marcou por causa de desvio em Marllon. Aos 23’, mais uma grande chance perdida por Fred, que não aproveitou como deveria a assistência de TN10.

Aos 25’, o Cruzeiro virou o jogo em um lance inusitado. O volante Éderson, que voltava de impedimento após ficar caído perto da área do Corinthians, recebeu bola sem nenhuma marcação. Ao perceber que o árbitro Bruno Arleu de Arajúo não apitou, ele carregou até a grande área, driblou Walter e fez 2 a 1.

Os jogadores do Corinthians reclamaram bastante, pois o assistente número um, Luiz Cláudio Regazone, havia levantado a bandeira e, por isso, Marllon acabou não acompanhando Éderson. Entretanto, o auxiliar não tinha o mesmo ângulo de visão de Bruno Arleu, que verificou o passe para trás do corintiano Fagner, em vez de assistência do cruzeirense Marquinhos Gabriel. Esse detalhe descaracterizou o impedimento. O comentarista de arbitragem da TV Globo, Sálvio Spínola Fagundes Filho, considerou a jogada legal.

Com a vantagem de 2 a 1, Abel Braga ‘fechou’ o meio-campo a partir dos 30 minutos, colocando o volante Ariel Cabral no lugar do meia Robinho. O técnico também mexeu no ataque ao mandar Joel, atleta de mais velocidade, na vaga de Fred. O Corinthians, por sua vez, apostou no experiente Vagner Love e em Clayson, porém não foi capaz de superar a marcação do Cruzeiro, que, enfim, comemorou o placar favorável longe de seus domínios e diminuiu a pressão no Brasileiro.

CORINTHIANS 1X2 CRUZEIRO


CORINTHIANS
Walter; Fagner, Marllon, Bruno Méndez e Danilo Avelar; Ralf e Sornoza (Jadson, aos 12min do 2ºT); Pedrinho (Clayson, aos 36min do 2ºT), Mateus Vital (Vagner Love, aos 27min do 2ºT) e Janderson; Gustavo
Técnico: Fábio Carille

CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Dedé, Fabrício Bruno (Cacá, aos 18min do 1ºT) e Egídio; Henrique e Éderson; Robinho (Ariel Cabral, aos 29min do 2ºT), Thiago Neves e Marquinhos Gabriel; Fred (Joel, aos 31min do 2ºT)
Técnico: Abel Braga

Gols: Fagner, aos 33min do 1ºT (Corinthians); Fred, aos 37min do 1ºT; Éderson, aos 25min do 2ºT (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Bruno Méndez, aos 36min do 1ºT. Vagner Love, aos 45min do 2ºT (Corinthians); Éderson, aos 20min do 1ºT (Cruzeiro)

Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo-SP

Data: sábado, 19 de outubro de 2019

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha (RJ)

VAR: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Assistentes do VAR: Alexandre Vargas Tavares de Jesus e Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)

Pagantes: 31.631

Presentes: 31.882 

Renda: R$ 1.529.296,10

Tags: fred interiormg seriea futnacional corinthianssp Éderson cruzeiro